(UESB) Um feixe de luz branca, ao atravessar um prisma de vidro, sofre o fenômeno da dispersão. Cada cor é desviada diferentemente pelo prisma. Em relação à dispersão da luz pelo prisma, analise as afirmativas, marcando com V as verdadeiras e com F, as falsas.
( ) A luz violeta é a que sofre maior desvio.
( ) A luz vermelha é a que sofre menos desvio.
( ) À luz violeta, o prisma oferece maior índice de refração.
( ) À luz vermelha, o prisma oferece o menor índice de refração.
A alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo, é a
Questões relacionadas
- Literatura
(UFSM) A luta é um dos assuntos preferidos da literatura épica. Leia o seguinte trecho do poema épico O Uraguai, de Basílio da Gama, que trata desse assunto:
Tatu-Guaçu mais forte na desgraça
Já banhado em seu sangue pretendia
Por seu braço ele só pôr termo à guerra.
Caitutu de outra parte altivo e forte
Opunha o peito à fúria do inimigo,
E servia de muro à sua gente.
Fez proezas Sepé naquele dia.
Conhecido de todos, no perigo
Mostrava descoberto o rosto e o peito
Forçando os seus co'exemplo e co'as palavras.
Assinale verdadeira (V) ou falsa (F) em cada uma das afirmações relacionadas com O Uraguai.
( ) O assunto d' O Uraguai é a expedição mista de portugueses e espanhóis contra as missões jesuíticas do Rio Grande do Sul, para executar as cláusulas do tratado de Madrid, em1756.
( ) Mesmo se posicionando favoravelmente aos vencedores europeus, o narrador de O Uraguai deixa perceber, em passagens como a citada, sua simpatia e admiração pelo povo indígena.
( ) No fragmento referido, Tatu-Guaçu, Sepé e Caitutu têm exaltadas suas forças físicas e morais, lembrando os heróis épicos da antiguidade.
( ) A análise formal dos versos confirma que Basílio da Gama imita fielmente a epopeia clássica, representada pelo modelo vernáculo da época: Os Lusíadas, de Camões.
( ) A valorização do índio e da natureza brasileira corresponde aos ideais iluministas e árcades da vida primitiva e natural e prenuncia uma tendência da literatura romântica: o nativismo.
A sequência correta é
- Espanhol - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
Lee el refrán y marca la frase que lo explica.
"Cuando hay hambre, no hay pan viejo".
- Biologia | 13.5 Segunda Lei de Mendel
Em tomates, a característica planta alta é dominante em relação à característica planta anã e a cor vermelha do fruto é dominante em relação à cor amarela. Um agricultor cruzou duas linhagens puras: planta alta/fruto vermelho x planta anã/fruto amarelo. Interessado em obter uma linhagem de plantas anãs com frutos vermelhos, deixou que os descendentes dessas plantas cruzassem entre si, obtendo 320 novas plantas. O número esperado de plantas com o fenótipo desejado pelo agricultor e as plantas que ele deve utilizar nos próximos cruzamentos, para que os descendentes apresentem sempre as características desejadas (plantas anãs com frutos vermelhos), estão corretamente indicados em:
- Biologia | 11.2 Sistema Respiratório
(UNIT) Considere a figura, que esquematiza o transporte de gases pelo sangue.
Considerando-se o conhecimento sobre os sistemas envolvidos na troca e transporte de gases respiratórios, é correto afirmar:
- Língua Portuguesa | 1.1 Variações Linguísticas
(ENEM 2009 1ªAPLICAÇÃO) Texto I
O professor deve ser um guia seguro, muito senhor de sua língua; se outra for a orientação, vamos cair na “língua brasileira”, refúgio nefasto e confissão nojenta de ignorância do idioma pátrio, recurso vergonhoso de homens de cultura falsa e de falso patriotismo. Como havemos de querer que respeitem a nossa nacionalidade se somos os primeiros a descuidar daquilo que exprime e representa o idioma pátrio?
ALMEIDA, N. M. Gramática metódica da língua portuguesa.Prefácio. São Paulo: Saraiva, 1999 (adaptado).Texto II
Alguns leitores poderão achar que a linguagem desta Gramática se afasta do padrão estrito usual neste tipo de livro. Assim, o autor escreve tenho que reformular, e não tenho de reformular, pode-se colocar dois constituintes, e não podem-se colocar dois constituintes; e assim por diante. Isso foi feito de caso pensado, com a preocupação de aproximar a linguagem da gramática do padrão atual brasileiro presente nos textos técnicos e jornalísticos de nossa época.
REIS, N. Nota do editor. PERINI, M. A. Gramática descritiva
do português. São Paulo: Ática, 1996.Confrontando-se as opiniões defendidas nos dois textos, conclui-se que