(UESB)
O diagrama mostra como varia a pressão de um mol de um gás, em função do volume por ele ocupado, ao passar por uma transformação. Considerando-se a constante universal dos gases perfeitos R = 8,31 J/mol.K, a quantidade de calor, em joule, transferida durante o processo é um valor próximo de
Questões relacionadas
- Química | 1.7 Gases
(ACAFE) No jornal Folha de São Paulo, de 01 de novembro de 2013, foi publicada um reportagem sobre uma Universidade paulista que foi construída sobre terra que contém lixo orgânico “[...] Com o passar do tempo, esse material começa a emitir gás metano, que é tóxico e explosivo […]”.
Quantos litros de O2(g) a 1,00 atm e 27°C são necessários para reagir em uma reação de combustão completa com 40g de gás metano?
Dado: Constante universal dos gases
(R) : 0,082 atm . L . mol– . K– .
C : 12 g/mol, H : 1 g/mol
- História - Fundamental | 01. A Primeira República no Brasil
Leia o trecho a seguir.
Com o objetivo de aperfeiçoar e ampliar as atividades do Departamento Nacional de Propaganda, Vargas criou, em dezembro de 1939, o Departamento de Imprensa e Propaganda, extinguindo, através do mesmo decreto, o DNP. A direção geral do novo departamento permaneceu nas mãos de Lourival Fontes, diretor do antigo órgão.
Disponível em: <http://cpdoc.fgv.br/producao/dossies/FatosImagens/DIP>. Acesso em: 26 out. 2012.
Explique o objetivo de Vargas ao criar o DIP.
- Matemática | 3.2 Afim ou 1° Grau
O rendimento, em km/L, de certo carro com motor flex (gasolina e álcool) depende da quantidade de álcool presente na mistura do combustível. Quando esse carro utiliza apenas gasolina, o rendimento é de 16 km/L, mas quando o combustível é apenas álcool, o rendimento é de 6 km/L. O gráfico a seguir mostra a relação entre o rendimento do combustível, em km/L, e a porcentagem de álcool neste.
A expressão que relaciona o rendimento R em função do percentual p de álcool presente no combustível é
- Física
Considere duas cargas elétricas pontuais, sendo uma delas Q1 localizada na origem de um eixo x e a outra Q2 localizada em x=L Uma terceira carga pontual,Q3 é colocada em x=0,4L.Considerando apenas a interação entre as três cargas pontuais e sabendo que todas elas possuem o mesmo sinal, qual é a razão Q2/Q1 para que Q3 fique submetida a uma força resultante nula?
- Física | 4.2 Reflexão da Luz
(CPS) Quando você fica à frente de um espelho plano, você e a sua respectiva imagem têm sempre naturezas opostas, ou seja, quando um é real o outro deve ser virtual. Dessa maneira, para se obter geometricamente a imagem de um objeto pontual, basta traçar por ele uma reta perpendicular ao espelho plano, atravessando a superfície espelhada, e marcar simetricamente o ponto imagem, como mostrado na figura.
Imagine que você esteja em frente a um espelho plano, a uma distância de 0,5 m. Suponha que esse espelho seja deslocado no mesmo plano em 0,4 m se distanciando de você, conforme a figura.
A distância, representada no esquema pela letra y entre você e a sua imagem, será, em metros, de