(UEFS) Considere um objeto imerso no ar e preso na extremidade de um dinamômetro que registra peso igual a 500,0 gf e quando esse objeto é completamente submerso na água, a leitura do dinamômetro passa a ser de 350,0 gf. Nessas condições, desprezando-se o empuxo exercido pelo ar sobre o objeto e considerando-se 1 kgf igual a 10 N, a densidade da água igual a 1,0 g/cm³ e o módulo da aceleração da gravidade local, 10,0 m/s², é correto afirmar que a densidade desse objeto é aproximadamente igual, em g/cm³, a
Questões relacionadas
- Língua Portuguesa | 1.09 Recursos Expressivos e Recursos Estilísticos
CAROBA: Seu Euricão mandou chamar a senhora, Dona Margarida, porque seu Eudoro Vicente fez o pedido de casamento.
EURICÃO: E já que ele vai entrar na família, minha filha...
MARGARIDA: É verdade?
EUDORO: É, Margarida. Ainda não tive tempo de ir ao hotel, mudar de roupa, mas quero logo pedir uma entrevista a você para conversarmos.
EURICÃO: Ah, não, entrevista não. A entrevista é essa!
EUDORO: Mas Eurico...
MARGARIDA: Não precisa nem o senhor falar, meu pai. Prefiro ir para um convento.
EURICÃO: Está vendo o que é o recato, Eudoro? (...) Trata-se de Eudoro, é uma pessoa séria, de mais idade e além do mais vai entrar na família. Mas o recato é recato! Entrevista, sozinha, com ninguém!
EUDORO: Mas Eurico...
MARGARIDA: Já disse que prefiro ir para um convento. E vá marcar entrevista com gente de sua idade, está ouvindo? E saia daqui com seu casamento! Saia daqui porque eu...
SUASSUNA, Ariano. O Santo e a Porca. Rio de Janeiro: Editora José Olympio, 2005. p. 66.
Ao serem empregadas como recurso expressivo, as conjunções coordenativas apresentam finalidades que excedem suas funções gramaticais. No fragmento de texto, a conjunção “mas”, que inicia as falas de Eudoro, cumpre a função de
- História - Fundamental | 02. A vida familiar
São muitas as construções históricas, tanto no Brasil como em outros países do mundo. Elas se tornaram históricas com o passar do tempo.
a) Por que essas construções se tornaram históricas?
b) Relacione as construções históricas aos locais onde elas se encontram:
(1) Egito
(2) México
(3) Roma, Itália
(4) Congonhas, Minas Gerais, Brasil
- Geografia | 3.7 Impactos Ambientais
Disponível em: www1.folha.uol.com.br. Acesso em: 6 fev. 2014 (adaptado).
O impacto apresentado nesse ambiente tem sido intensificado pela
- Matemática | 1.03 Frações
Até novembro de 2011, não havia uma lei específica que punisse fraude em concursos públicos. Isso dificultava o enquadramento dos fraudadores em algum artigo específico do Código Penal, fazendo com que eles escapassem da Justiça mais facilmente. Entretanto, com o sancionamento da Lei 12.550/11, é considerado crime utilizar ou divulgar indevidamente o conteúdo sigiloso de concurso público, com pena de reclusão de 12 a 48 meses (1 a 4 anos). Caso esse crime seja cometido por um funcionário público, a pena sofrerá um aumento de 1/3.
Disponível em: www.planalto.gov.br. Acesso em: 15 ago. 2012.
Se um funcionário público for condenado por fraudar um concurso público, sua pena de reclusão poderá variar de:
- Língua Espanhola | 1. Interpretação de Textos
El peligro de la historia única
Creo que esta historia única de África procede de la literatura occidental. Esta é uma cita tomada dos escritos de um comerciante londinense, John Locke, que zarpó hacia África Ocidental em 1561 e escribió um fascinante relato sobre sua viagem. Después de referirse a los africanos negros como "bestias sin casas", escribió: "Tampoco tienen cabezas, tienen la boca y los ojos en sus pechos".
Debo añadir que yo también soy cómplice de esta cuestión de la historia única. Hace unos años, viajé de Estados Unidos a México. El clima político en Estados Unidos entonces era tenso, había debates sobre la inmigración. Y como suele ocurrir en Estados Unidos, la inmigración se convirtió en sinónimo de mexicanos. Había un sinfín de historias de mexicanos como gente que había acabado con el sistema de salud, escabulléndose por la frontera, que eran arrestados en la frontera, cosas así.
Recuerdo una caminata en mi primer día en Guadalajara mirando a la gente ir al trabajo, amasando tortillas en el mercado, fumando, riendo. Recuerdo que primero me sentí un poco sorprendida y luego me embargó la vergüenza. Me di cuenta de que había estado tan inmersa en la cobertura mediática sobre los mexicanos que se habían convertido en una sola cosa, el inmigrante abyecto*. Había creído en la historia única sobre los mexicanos y no podía estar más avergonzada de mí. Es así como creamos la historia única, mostramos a un pueblo como una cosa, una sola cosa, una y otra vez, hasta que se convierte en eso. * Abyecto = despreciável, vil, repugnante.
* Abyecto = despreciável, vil, repugnante.
Chimamanda Addichie. El peligro de la historia única. Em: Internet: www.ted.com.
Según las ideas del texto de Chimamanda Addichie, juzgue lo siguiente ítem.
Los escritos de John Locke contribuyeron al concepto salvaje que el mundo tiene sobre el continente africano.