“Em Física, há duas categorias de grandezas: as escalares e as vetoriais. As primeiras caracterizam-se apenas pelo valor numérico, acompanhado da unidade de medida. Já as segundas requerem um valor numérico acompanhado da respectiva unidade de medida, denominado módulo ou intensidade, e de uma orientação, isto é, uma direção e sentido.”HELOU, R.; BISCUOLA, G. J.; BÔAS, N. V. Tópicos de Física. 20. ed. São Paulo: Saraiva, 2007. v. 1. p. 96.Com base no texto e em seus conhecimentos a respeito das categorias de grandezas físicas, as grandezas vetoriais aparecem apenas em:
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- Língua Portuguesa | 1.02 Conhecimento Prévio
Antes de Roma ser fundada, as colinas de Alba eram ocupadas por tribos latinas, que dividiam o ano de acordo com seus deuses. Os romanos adaptaram essa estrutura. No princípio dessa civilização o ano tinha dez meses e começava por Martius (atual março). Os outros dois teriam sido acrescentados por Numa Pompílio, o segundo rei de Roma.
Até Júlio César reformar o calendário local, os meses eram lunares, mas as festas em homenagem aos deuses permaneciam designadas pelas estações O descompasso de dez dias por ano fazia com que, em todos os triênios, um décimo terceiro mês, o Intercalaris, tivesse que ser enxertado. Com a ajuda de matemáticos do Egito emprestados por Cleópatra, Júlio César acabou com a bagunça ao estabelecer o seguinte calendário solar: Januarius, Februarius, Martius, Aprilis, Maius, Junius, Quinctilis, Sextilis, September, October, November e December. Quase igual ao nosso, com as diferenças de que Quinctilis e Sextilis deram origem aos meses de julho e agosto.
Disponível em: https://aventurasnahistoria.uol.com.br Acesso em: 8 dez. 2018.
Considerando as informações no texto e aspectos históricos da formação da língua, a atual escrita dos meses do ano em português
- Matemática | 10. Estatística
(UFJF-PISM) Observe abaixo as alturas dos dez maiores atletas da delegação brasileira que participaram das olimpíadas no Rio de Janeiro.
A mediana das alturas desses atletas, em metros, é:
- Língua Portuguesa | 1.06 Funções Da Linguagem
Canção amiga
Eu preparo uma canção,
em que minha mãe se reconheça
todas as mães se reconheçam
e que fale como dois olhos.
[...]
Aprendi novas palavras
E tornei outras mais belas.
Eu preparo uma canção
que faça acordar os homens
e adormecer as crianças.
ANDRADE, C. D. Novos Poemas. Rio de Janeiro: José Olympio, 1948. (fragmento)
A linguagem do fragmento acima foi empregada pelo autor com o objetivo principal de
- Matemática | 3.1 Introdução
Doenças relacionadas ao saneamento ambiental inadequado (DRSAI) podem estar associadas ao abastecimento deficiente da água, tratamento inadequado de esgoto sanitário, contaminação por resíduos sólidos ou condições precárias de moradia. O gráfico apresenta o número de casos de duas DRSAI de uma cidade:
O mês em que se tem a maior diferença entre o número de casos das doenças de tipo A e B é:
- Espanhol - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
1. Presentamos a seguir el relato de un padre que vive en Canadá sobre la escuela de sus hijos.
Una visión de la escuela y los chicos
por Guillermo en 7 de Marzo 2008
Tener la oportunidad (o la obligación, si se quiere!) de llevar a los chicos a la escuela todas las mañanas, pasar al mediodía a buscar a Facundo, leer en estas semanas que estoy actuando de padre y madre, las agendas de ambos, me da una visión sobre la escuela que me permito compartir hoy con ustedes. Son visiones muy particulares, no son la verdad verdadera, por supuesto, ni el parámetro con el cual deban los lectores medir “la educación primaria en Canadá”.
La Escuela
Por lo pronto, el hecho que los chicos deban concurrir a la escuela de su barrio, colabora con un mayor sentimiento de pertenencia y comunidad. Todos vivimos en la misma zona, quien más, quien menos, es vecino. Es muy probable que el hijo o hija de tu vecino sea compañero o compañera de grado de tus hijos.
He visto que muchos chicos de primaria acompañan a vecinitos de Kínder hasta la escuela. Todos los días, al llegar el ómnibus que trae a los más chiquitos, siempre los veo bajar acompañados por dos o tres chicos de 10 u 11 años que los escoltan hasta el sector que les pertenece. Lo mismo al mediodía, a la salida esos mismos chicos los acompañan en fila hasta el ómnibus. Me transmite una sensación de responsabilidad muy reconfortante. Hay que ver como los de Kínder les hacen caso a estos grandulones que, a su vez, se los ve bien serios cuidando de los más chiquitos. Los cuentan, los llevan en fila, cuidan que no se resbalen, los ayudan…!! Es una linda imagen.
http://loszieglerencanada.com/2008/03/07/una-vision-de-la-escuela-y-los-chicos/ (fragmento)
Después de leer el texto, Kínder significa: