Durante a formação de uma tempestade, são observadas varias descargas elétricas, os raios, que podem ocorrer das nuvens para o solo (descarga descendente), do solo para as nuvens (descarga ascendente) ou entre uma nuvem e outra. Normalmente, observa-se primeiro um clarão no céu (relâmpago) e somente alguns segundos depois ouve-se o barulho (trovão) causado pela descarga elétrica. O trovão ocorre devido ao aquecimento do ar pela descarga elétrica que sofre uma expansão e se propaga em forma de onda sonora.
O fenômeno de ouvir o trovão certo tempo após a descarga elétrica ter ocorrido deve-se
Questões relacionadas
- História - Fundamental | 03. O Iluminismo e o Fundamento do Liberalismo Econômico
Leia e observe com atenção as fontes abaixo.
Fonte I
[...] alguns letrados observaram que a liberdade de consciência – e de crítica – era incompatível com a paz: a discordância pública sobre o que era certo ou errado levaria à guerra. Deste modo passaria a existir uma nítida divisão entre o mundo exterior, político, no qual só quem fala é o monarca, e o mundo interior, em que o indivíduo esconde a sua consciência. É justamente aí, no espaço secreto na consciência, que vai se desenvolver o Esclarecimento.
O processo do Esclarecimento é a projeção para o mundo público desta nova racionalidade. Isso terá um impacto ainda maior na medida em que o século XVIII vai conhecer uma inédita expansão da alfabetização e um significativo barateamento da produção de textos.
ELIAS, Rodrigo. Essa luz. Revista de História da Biblioteca Nacional.
Ano 9, n. 104, maio 2014. p. 19.
Fonte II
Na pintura do final do século XVIII, comércio de livros e impressos no complexo do Louvre, em Paris. A expansão da alfabetização foi importante para a difusão das Luzes.
ELIAS, Rodrigo. Essa luz. Revista de História da Biblioteca Nacional.
Ano 9, n. 104, maio 2014. p. 19.
Assinale a alternativa correta.
- Biologia | 9.1 Grupos Vegetais
(IFSC) Botânica é o estudo da fisiologia, da morfologia, da ecologia, da evolução, da anatomia, da classificação, das doenças, da distribuição, dentre outros aspectos das plantas.
Essa ciência foi reconhecida como tal em 1979, juntamente com os cursos de Biologia. A história dessa área das ciências naturais nos remete a um passado bem longínquo: sabe-se, por exemplo, que no ano 370 antes de Cristo, um fi lósofo grego chamado Teofrastus, discípulo de Aristóteles - este que havia classificado as plantas em “com flores” e “sem flores” - escreveu dois tratados: “Sobre a História das Plantas” (HistoriaPlantarum) e “Sobre as Causas das Plantas”.
Fonte: http://www.brasilescola.com/biologia/botanica.htm.
Dos grupos a seguir, é correto afirmar que possuem somente flores:
- Geografia | 3.4 Clima
Leia a descrição de quatro grandes tipos climáticos do Brasil e, em seguida, examine o mapa, que representa a divisão regional do país em grandes tipos climáticos.
1. Chuvas entre 2 000 e 3 000 mm e elevadas temperaturas durante todo o ano, com médias de 26 ºC.
2. Regular distribuição das chuvas durante o ano e temperaturas mais amenas, com médias inferiores a 18 ºC e esporádica queda de neve.
3. Chuvas escassas e irregulares, com precipitações médias de 500 a 700 mm, e temperaturas elevadas, com médias de 28 ºC.
4. Duas estações bem marcantes: uma chuvosa e quente, com 1 200 mm de precipitação e médias térmicas de 24 ºC, e outra seca e fria, com 200 mm de chuvas e 17 ºC de média térmica.
Assinale a alternativa que contém a correta associação entre a descrição climática e sua área de ocorrência.
- História - Fundamental | 01. A Primeira República no Brasil
Leia os textos a seguir.
Entre 1968 e 1974, o Brasil viveu um período de grande crescimento econômico, que foi nomeado pelos militares de Milagre Econômico. Esse crescimento foi garantido, entre outros fatores, pelos volumosos investimentos estrangeiros no setor industrial, sobretudo, na indústria de bens de consumo duráveis, de automóveis a eletrodomésticos.
Analise a tabela.
Fonte: GUIMARÃES, Alberto P. As classes perigosas. Rio de Janeiro: Graaal. 1981, p 150.
Em termos sociais, o Milagre Econômico
- Física | A. Escalar
(UEFS) Um corpo foi lançado, a partir do solo, verticalmente de baixo para cima, com velocidade de módulo igual a V0.
Desprezando-se os efeitos da resistência do ar e sabendo-se que o tempo de subida é igual a t e que o módulo da aceleração da gravidade local é igual a g, ao atingir a altura máxima, o módulo da aceleração do corpo é igual