(UNEAL) Um automóvel com massa de 8,0.10²kg desloca-se com velocidade constante de 36,0 km/h sobre uma pista plana, horizontal. Considerando-se o módulo da aceleração da gravidade local, 10 m/s², e admitindo-se que as forças de resistência ao movimento são constantes e iguais a 55% do peso do veículo, a potência desenvolvida pelo motor do automóvel é igual, em kW, a
Questões relacionadas
- História - Fundamental | 05.3. Registros da história: a nossa cultura
No século XVII, começaram a ser desenvolvidas atividades econômicas aumentando o contingente populacional nas áreas litorâneas. Escreva qual foi a principal atividade econômica desenvolvida nesse século.
- Biologia | 11.2 Sistema Respiratório
(UNIME) No ano de 2005 no Texas, a passagem do furacão Rita deixa cidades sem eletricidade. É comum que geradores — utilizados em casos de falta de energia elétrica — queimem óleo diesel. Nas combustões completas, tem-se CO2 e água como produtos. Mas, se não há oxigênio suficiente, acontece a queima incompleta. Assim, todos os anos, milhares de pessoas são vítimas do CO2. Admita-se uma família dormindo em um ambiente pouco ventilado, com alta concentração do gás CO2, por volta de 100ppm, ilustrada graficamente
A tendência do que deve ter ocorrido com o pH sanguíneo dos membros da família, após a ligação do gerador, está identificada na alternativa:
- História - Fundamental | 05.3. Registros da história: a nossa cultura
Como área colonial, a América Portuguesa não tinha governo próprio e estava submetida às leis e regras impostas por Portugal, que era a metrópole. O território da colônia era considerado propriedade da Coroa Portuguesa, e seus governantes eram nomeados pelo rei.
A população colonial devia obediência às ordens das autoridades metropolitanas, e aqueles que desobedeciam a elas poderiam ser diariamente punidos.
Escreva a causa da obediência da população colonial às ordens impostas por Portugal, e a consequência da desobediência.
- Biologia | 13.8 Herança Sexual
(UFG) Leia o trecho da reportagem a seguir. Detran pode negar habilitação a portador de daltonismo
O 11º Grupo Cível do TJRS negou recurso de candidato a motorista e manteve decisão do Detran, que não concede habilitação a um homem portador de daltonismo, pois o defeito visual desse indivíduo é a incapacidade de distinguir entre as cores verde e vermelha.
Disponível em: http://www.bonde.br?bonde.php?id_bonde. Acesso em: 17 set. 2010. [Adaptado]
Qual é a causa da anomalia apresentada pelo indivíduo citado na reportagem?
- Física | 2.3 Trabalho, Potência e Energia
(ACAFE) Muitas pessoas utilizam o elevador diariamente e, por esse motivo, ele possui alguns dispositivos de segurança contra queda. Todavia, mesmo que esses dispositivos falhem, existe um último recurso. No fundo do poço do elevador há um sistema de para-choques, com molas ou cilindros hidráulicos que impedem a cabina de colidir com o solo. Este amortecimento é brusco e só entrará em ação em casos de emergência ou se o excesso de peso na cabina provocar uma falha no motor.
Disponível em: http://g1.globo.com/sao-paulo/noticia/2015/08
Considere a queda de um elevador por causa de problemas nos dispositivos de segurança, e que o sistema de molas entre em ação. A alternativa que apresenta o esboço do gráfico da energia armazenada pela mola em função da sua deformação, e do gráfico da força elástica aplicada pela mola em função da sua deformação, respectivamente, é: