No século XVII, começaram a ser desenvolvidas atividades econômicas aumentando o contingente populacional nas áreas litorâneas. Escreva qual foi a principal atividade econômica desenvolvida nesse século.
Questões relacionadas
- História - Fundamental | 02. A vida familiar
Texto base: Os jesuítas foram os primeiros professores no Brasil. Na época da colonização, o ensino ficava a cargo da Igreja Católica. A primeira escola primária brasileira foi fundada em Salvador, em 1549, pelo padre Manuel da Nóbrega. E o primeiro mestre-escola do Brasil foi o jesuíta Rijo Rodrigues.
Enunciado:
Sendo assim, as primeiras escolas foram fundadas pelos jesuítas e tinham como objetivo
- Espanhol - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
Texto base: Observa el siguiente dibujo y resuelve la cuestión.
Crédito: http://franciscoponce.com/archives/161. Acceso: 16 jul. 2012.
Enunciado:
¿Qué debe hacer un niño para protegerse del frío y de las enfermedades? Escribe un párrafo en el que listes actitudes saludables y conscientes. Para ello, usa las expresiones importante + infinitivo, (no) es preciso + infinitivo, hay que + infinitivo.
- História - Fundamental | 01. A Primeira República no Brasil
Texto base: Leia o texto a seguir. Nós afirmamos o direito de todos os povos coloniais seguirem seu próprio destino. É preciso que todas as colônias sejam libertadas da dominação imperialista estrangeira, quer seja ela política ou econômica. Os povos colonizados devem ter o direito de eleger seus próprios governantes, sem restrições vindas das potências estrangeiras. Afirmamos aos povos colonizados que eles devem lutar para alcançar seus objetivos por todos os meios à sua disposição. Declaração do V Congresso Pan-Africano, marco de 1945, Manchester. In: SANTOS, Eduardo dos. Pan-africanismo de ontem e de hoje. Lisboa: Edição do autor, 1968. p. 62. (Fragmento)
Enunciado:
Este fragmento pertence a Declaração produzida pelo V Congresso Pan-Africano, reunido em 1945 e expressa uma reação ao
- Física | 2.3 Trabalho, Potência e Energia
(FUVEST) Um rapaz de massa m1 corre numa pista horizontal e pula sobre um skate de massa m2, que se encontra inicialmente em repouso. Com o impacto, o skate adquire velocidade e o conjunto rapaz + skate segue em direção a uma rampa e atinge uma altura máxima h. A velocidade do rapaz, imediatamente antes de tocar no skate, é dada por
Note e adote: Considere que o sistema rapaz + skate não perde energia devido a forças dissipativas, após a colisão.
- História - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
A área circulada no mapa corresponde