(UESC) O motorista de um caminhão socorreu um carro que parou na estrada por causa de problemas mecânicos, utilizando uma corda de massa e dimensões desprezíveis para unir os veículos, que foram acelerados pela ação da força motora de intensidade F, aplicada pelo caminhão. Desprezando-se os atritos de rolamento, admitindo-se que o coeficiente de atrito cinético de deslizamento é constante e que a massa do carro é metade da massa do caminhão, a intensidade da força aplicada na corda para puxar o carro é igual a
Questões relacionadas
- Língua Portuguesa | 1.3 Voz Autoral, Crítica e Perspectiva do Eu-Lírico
TEXTO I
De casa para a escola
Saber respeitar limites, esperar, suportar, ter seus desejos frustrados, fazer trocas e planejar é ter educação financeira. E o exemplo vem de casa. Mas as atitudes dos pais somente serão referências para a educação financeira se eles mesmos usarem o dinheiro de forma consciente, fizerem pesquisa de preço, comprarem à vista, pedirem descontos, tiverem controle de suas finanças, souberem o quanto têm e o quanto podem gastar, investir e poupar. Portanto, boa parte das razões que levam um adulto a se tornar consumista e a se endividar está na educação que recebe quando criança ou na adolescência.
MACEDO, C. Revista Carta Fundamental, n. 37, abr. 2012 (adaptado).
TEXTO II
Educação financeira para crianças
Ensinar para os filhos o valor das coisas é responsabilidade dos pais, mas, se lidar com dinheiro é complicado para adultos, passar esse conhecimento para crianças é uma tarefa bem mais delicada. De acordo com a especialista em educação financeira infantil Cássia D’Aquino, o momento certo de começar a ensinar a criança a lidar com as finanças é anunciado pela própria, na primeira vez em que pede aos pais para lhe comprarem alguma coisa. Isso costuma acontecer por volta dos dois anos e meio, e, nessa hora, o pequeno mostra que já percebeu o que é dinheiro e que o dinheiro “compra” as coisas que ele pode vir a querer. À medida que os pequenos vão crescendo, os filhos vão convivendo com a forma com que seus pais trabalham com o dinheiro. Para Cássia, a melhor base para uma educação financeira eficiente é aquela transmitida por meio de atitudes simples na rotina do relacionamento entre pais e filhos. Assim que a criança manifestar uma noção básica em relação a dinheiro, os pais já podem, de maneira gradual, adotar uma postura educativa.
Disponível em: http://brasil.gov.br. Acesso em: 27 fev. 2013.
Sob diferentes perspectivas, os textos I e II abordam o tema educação financeira. No entanto, em ambos os textos, os autores sustentam a opinião de que
- Arte - Fundamental | 05. Processo de Criação
A proposta para esta atividade será criar imagens mesclando as linguagens da fotografia e do desenho. O desenho é uma linguagem muito antiga e a fotografia, mais recente. Essa mistura pode ser muito divertida!
- O professor vai apresentar para os alunos o artista belga Bem Heine.
- Disponível: http://lounge.obviousmag.org/entre_artes/2014/10/lapis-vs-camera-realidade-e-desenho-misturados-na-imaginacao-de-ben-heine.html
- https://en.wikipedia.org/wiki/Ben_Heine
- Mostrar algumas imagens de seus trabalhos.
- Disponível: https://www.designerd.com.br/lapis-versus-camera-um-criativo-projeto-de-ben-heine/
Fonte: https://www.designerd.com.br/lapis-versus-camera-um-criativo-projeto-de-ben-heine/
- O professor vai distribuir as revistas e pedir aos alunos para escolher uma fotografia bem legal. Tem que ser uma gravura inteira, sem cortes.
- Os alunos deverão fazer interferências na fotografia escolhida.
- Pedir aos alunos para que, depois de observar a fotografia escolhida, fazer um desenho, modificando a imagem ou reproduzindo parte dela.
- O professor vai pedir aos alunos para colar a imagem escolhida na folha de papel canson e inserir sobre ela o desenho feito.
- Expor os trabalhos
- História | 5.2 Renascimento Cultural
(IFSP) Entre os séculos XIV e XVI, ricas cidades dedicavam-se ao comércio internacional (principalmente de especiarias). Exemplos disso são as cidades europeias de Florença e Roma (sede do Papado),que atraíram dezenas de artistas e homens cultos em busca da antiguidade clássica como fonte de inspiração. Trata-se do período do Renascimento Cultural.
Assinale a alternativa que contém os elementos por meio dos quais podemos identificar o Renascimento:
- Biologia | 13.6 Herança Sanguínea
(Uesb) A eritroblastose fetal ou doença hemolítica do recém-nascido caracteriza-se pela destruição das hemácias de recém-nascidos, ocasionando uma anemia profunda. Na tentativa de compensar a hemólise, o organismo começa a produzir hemácias imaturas ou eritroblastos. O desenvolvimento desta doença está relacionado à incompatibilidade do sistema Rh entre mães e filhos.
A ocorrência dessa doença pode se dar entre
- Física | 3.1 Termometria
(IFPE) Pernambuco registrou, em 2015, um recorde na temperatura após dezessete anos. O estado atingiu a média máxima de 31 oC, segundo a Agência Pernambucana de Águas e Clima (APAC). A falta de chuvas desse ano só foi pior em 1998 – quando foi registrada a pior seca dos últimos 50 anos, provocada pelo fenômeno “El Niño”, que reduziu a níveis críticos os reservatórios e impôs o racionamento de água. Novembro foi o mês mais quente de 2015, aponta a APAC. Dos municípios que atingiram as temperaturas mais altas esse ano, Águas Belas, no Agreste, aparece em primeiro lugar com média máxima de 42 oC
g1.com.br.
Utilizando o quadro abaixo, que relaciona as temperaturas em oC (graus Celsius), oF (Fahrenheit) e K (Kelvin), podemos mostrar que as temperaturas médias máximas, expressas em K, para Pernambuco e para Águas Belas, ambas em 2015, foram, respectivamente,