(UESC) O motorista de um caminhão socorreu um carro que parou na estrada por causa de problemas mecânicos, utilizando uma corda de massa e dimensões desprezíveis para unir os veículos, que foram acelerados pela ação da força motora de intensidade F, aplicada pelo caminhão. Desprezando-se os atritos de rolamento, admitindo-se que o coeficiente de atrito cinético de deslizamento é constante e que a massa do carro é metade da massa do caminhão, a intensidade da força aplicada na corda para puxar o carro é igual a
Questões relacionadas
- Biologia | 4.3 Metabolismo Energético
Em um experimento, três tubos de ensaio, numerados, receberam amostras idênticas de Elodea sp. (planta aquática), água e vermelho de cresol, uma solução indicadora do pH que, em meio ácido, fica amarela; em meio alcalino, arroxeada e, em pH neutro, tem coloração rósea. Os três tubos foram hermeticamente fechados e colocados a diferentes distâncias de uma mesma fonte de luz, de modo a expor as plantas a diferentes intensidades luminosas, conforme mostra a tabela a seguir:
Após certo tempo de exposição à mesma fonte de luz, a solução em cada tubo mostrou uma das três colorações resultantes da relação do vermelho de cresol com o pH do meio. A coloração observada, respectivamente, nos tubos 1, 2 e 3 foi
- História | 6.05 Revoluções Liberais
(UFSJ) Analise as afirmativas abaixo.
I. As revoluções liberais do século XIX foram originadas a partir das Revoluções Americana (1776), Inglesa (1688) e Francesa (1789), bem como da Revolução Industrial Inglesa, que vinha acontecendo desde meados do século XVIII.
II. As revoluções liberais do século XIX atingiram seu ápice em 1848, trazendo, além do seu caráter liberal e burguês, um novo elemento: a participação da classe operária vinculada à indústria, com tendências socialistas.
III. As bases do liberalismo defendido pelos revolucionários liberais do século XIX eram: propriedade privada, individualismo econômico e liberdade de comércio, de produção e de contrato de trabalho sem controle do Estado.
IV. As revoluções liberais do século XIX tiveram caráter socialista e anarquista e defendiam uma sociedade livre, sem classes sociais, fim da propriedade privada e da livre concorrência.
Sobre as revoluções liberais do século XIX, estão CORRETAS apenas as afirmações:
- Biologia | 4.4 Núcleo Interfásico e Divisão Celular
(CFT-MG) Observe a fase do processo de divisão celular de uma célula, cuja ploidia é 2n = 2, conforme a figura. Conclui-se que a fase mostrada na figura refere-se à mitose, pois se fosse meiose
- Arte - Fundamental | 08. Matrizes Estéticas e Culturais
- O professor vai propor que os alunos elaborem um sarau com algumas músicas da Bossa
Nova. Para tanto, deverão ouvir várias músicas e depois elegerão algumas para a
apresentação. Neste sentido se faz necessário que as crianças cantem todos os dias as
músicas escolhidas.
- Os pais também poderão se apresentar no sarau. Para tanto, deverão escolher uma música e
deixar seu nome na lista fixada na porta da sala, juntamente com o nome da música que irá
cantar, assim os outros pais saberão quais foram as músicas escolhidas. Os pais que tocarem
algum instrumento poderão acompanhar os demais , ou cantar juntos.
- O professor apresentará a música "o barquinho" de Roberto Menescal e Ronaldo Bôscoli, que deverá ser cantada no momento da roda.
"Dia de luz
Festa de sol
E o barquinho a deslizar
No macio azul do mar
Tudo é verão
O amor se faz
Num barquinho pelo mar
Que desliza sem parar
Sem intenção nossa canção
Vai saindo desse mar
E o sol beija o barco e luz
Dias tão azuis
Volta do mar
Desmaia o sol
E o barquinho a deslizar
E a vontade de cantar
Céu tão azul do Sul
E o barquinho é um coração
Deslizando na canção
Tudo isso é paz
Tudo isso traz
Uma calma de verão e então
O barquinho vai
A tardinha cai
O barquinho vai
Vídeo da música: http://www.youtube.com/watch?v=zCkeyPyB73s
- O professor poderá propor a turma que façam barquinhos de papel através da
dobradura. Passar um vídeo ensinando a dobradura.
Disponível:
http://www.youtube.com/watch?v=ENbgnTyAEWc
http://www.youtube.com/watch?v=O9JS4tLRxJg
Fonte: http://magiadepapel.com
- Outra sugestão para o professor é propor a turma a releitura da obra de Ivan Cruz “Barquinho
de Papel”. As crianças poderão pintar o fundo da tela e depois colar o barquinho de papel
feito através do origami.
Fonte: http://www.brincadeirasdecriança.com.br
Fonte:http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=24985
BOSSA NOVA:UM BANQUINHO E UM VIOLÃO
- Biologia | 6.3 Tecido Muscular
O conceito de sarcômero engloba o de estruturas como sarcolema e retículo sarcoplasmático e está associado a um determinado tipo de tecido. Nessa estrutura temos a abundante presença de: