(IFBA) De 1500 a 1822, o Brasil foi uma das colônias portuguesas. Umas das primeiras tentativas de colonização do território foi a implantação das Capitanias Hereditárias, sobre as quais se pode afirmar que:
Questões relacionadas
- Língua Espanhola | 1. Interpretação de Textos
Texto
Las danzas y el fuego
[1] Si bien algunos autores dudan de que en la Península
Ibérica existiesen danzas regladas con anterioridad a la venida
de los romanos, lo cierto es que Estrabón nos habla de los
[4 ]pueblos celtas y celtíberos diciéndonos que bailaban en el
plenilunio a un Dios sin nombre, y por otra parte, han llegado
a nosotros, aunque algo modificadas, un gran número de
[7 ]danzas, la mayoría de las cuales tiene un marcado carácter
religioso. Se pueden citar como ejemplo: las danzas de
vísperas en Galicia, la danza prima en Asturias, la sardana en
[10] Cataluña, etc. Más tarde, al ser conquistada la Península por
los romanos, el pueblo asimiló las danzas, generalmente
licenciosas, que los conquistadores traían, pero manteniendo
[13] siempre las indígenas. Además de las danzas de carácter
religioso, existía otro tipo de danzas muy importante de carácter
guerrero, de las cuales encontramos muestras por toda la
[16] Península, aunque hubo pueblos, como los cántabros, que casi
no fueron invadidos, en los que se conservaron las tradiciones
de una forma más pura.
Rocío Espada. La danza española (adaptado).
Internet: <www20.gencat.cat>.
Juzgue los ítem siguiente de acuerdo con el texto.
La presencia del fuego en las fiestas del Mediterráneo se limita a una cierta estación del año.
- Física | 5.3 Fenômenos Ondulatórios
(ITA) Em queixa à polícia, um músico depõe ter sido quase atropelado por um carro, tendo distinguido o som em Mi da buzina na aproximação do carro e em Ré, no seu afastamento.
Então, com base no fato de ser de 10/9 a relação das frequências Vmi/Vré a perícia técnica conclui que a velocidade do carro, em km/h deve ter sido aproximadamente de
- Arte - Fundamental | 05. Processo de Criação
1 - Apresente aos alunos esta imagem que ilustra muito bem o que seja a hachura:
Forma de arte que combina elementos do teatro, das artes visuais e da música. Nesse sentido, a performance liga-se ao happening
Disponível em: http://artemarcello.arteblog.com.br/r15614/Canetas-Nanquim-Descartaveis/. Acesso em: 03 set. 2013.
2 - A hachura consiste nesta técnica de colocar uma linha ao lado da outra e preencher sucessivamente o espaço do desenho com este movimento, inclusive realizando sobreposições do movimento – obedecendo da segunda camada em diante a inversão de seu sentido – se começou na diagonal, na segunda camada comece na vertical; na terceira, na horizontal, e assim por diante.
3 - Pode-se também com a hachura elaborar texturas diferenciadas a partir do modo como as linhas se apresentam uma ao lado da outra.
4 - Veja aqui um lindo exemplo de aplicação da hachura no desenho:
Disponível em: http://ateliedaestezinha.blogspot.com.br/2011/04/hachura.html. Acesso em: 03 set. 2013.
5 - Veja como a leveza do traço (conseguido quando desenhamos sem colocar força demasiada no lápis) é transferida para o desenho como um todo.
6 - Agora veja a diferença quando a textura é aplicada para elaborar uma textura:
Hachura Abstrata by Juliana Biz Alfredo. Disponível em: http://flickeflu.com/tags/hachura. Acesso em: 03 set. 2013.
7 - E aqui a combinação das duas coisas:
Disponível em: http://studioeureka.wordpress.com/2013/01/22/inspiracao-em-desenho-com-hachura/. Acesso em: 03 set. 2013.
8 - Agora é propor aos alunos que realizem a mesma sequência de desenhos contida aqui nesta atividade:
8.1 - Realizar numa folha diferentes tipos de hachura.
8.2 - Compor uma imagem abstrata com texturas elaboradas com hachura.
8.3 - Realizar um desenho aplicando as duas possibilidades.
9 - O desenho a ser feito não precisa obedecer à complexidade do desenho apresentado no item 7. Pode ser uma simples fruta ou objeto. Vale muito pelo exercício e pela observação da luz e da sombra sobre o mesmo, ou seja, onde deverá haver mais hachura e onde deverá haver menos. Para isto, antes de iniciar o desenho, chame a atenção dos alunos para as partes mais iluminadas do objeto e para aquelas em que há menos luz.
10 - Oriente os alunos sobre a importância de começar traçando o desenho bem leve e, gradativamente, preencher a forma com traçados mais escuros. Dessa forma, o desenho ganha em qualidade e acabamento, sem contar o capricho!
Observações:
1 - Curiosidade importante!!!
O lápis grafite obedece a uma graduação de dureza e cor:
Disponível em: http://www.faber-castell.com.br/54340/Curiosidades/Curiosidades/Como-a-dureza-da-mina-grafite-expressa/fcv2_index.aspx. Acesso em: 03 set. 2013.
Lápis H: Nessa graduação, o grafite é mais duro. O H vem de hard, do inglês, que quer dizer duro.
Lápis B: Nessa graduação, o grafite é mais macio, o B vem de black, preto, pois o grafite, por ser mais macio, deixa o traço mais escuro.
Nesses dois casos, o número que segue a letra, por exemplo, 2H ou 6B, é o índice diferenciador do grau da dureza ou maciez do grafite do lápis.
Para os lápis que apresentam a letra H, quanto maior o número ao lado do H, maior a dureza do grafite, ou seja, mais esforço será necessário para fazer o traço.
Para os lápis que apresentam a letra B, quanto maior o número ao lado do B, mais macio é o grafite.
O lápis F, de for fine point, apresenta um grafite que permite manter a ponta do lápis fina por mais tempo.
Quanto ao lápis HB, o HB vem de hard/brand, dureza média; é o lápis normalmente usado para escrita.
Existe outra escala de 0 a 5 usada para numerar os lápis para escrita, sendo 0 (zero) o lápis mais macio. Nessa escala, o 2 corresponde ao HB. Por isso, quando compramos um lápis para escrita na papelaria, ele vem com o número 2.
(Disponível em: http://www.dayanafonseca.com/2009/12/graduacoes-de-grafite.html. Acesso em: 03 set. 2013).
- Língua Inglesa | 1.4 Reading Strategies
“CHILE, which has South America’s most successful economy, elected its first female president this year. But the lot of Chilean women is by many measures worse than that of their sisters elsewhere in the region. A smaller proportion of them work and fewer achieve political power. According to a recent report by the Inter-Parliamentary Union, an association of parliaments, 15% of representatives in the lower house of Chile’s Congress are women, less than half the proportion in Costa Rica and Argentina and below the level in eight other countries in the region, including Venezuela and Bolivia. Chilean women hope that Michelle Bachelet’s presidency will improve their position but there are worries that she will do more harm than good.”
The Economist August 12th 2006
(FUVEST 2007 1ª FASE) According to the text, the Chilean president
- Filosofia | 4.3 Empiristas e Racionalistas
Dizem que Humboldt, naturalista do século XIX, maravilhado pela geografia, flora e fauna da região sul-americana, via seus habitantes como se fossem mendigos sentados sobre um saco de ouro, referindo-se a suas incomensuráveis riquezas naturais não exploradas. De alguma maneira, o cientista ratificou nosso papel de exportadores de natureza no que seria o mundo depois da colonização ibérica: enxergou-nos como territórios condenados a aproveitar os recursos naturais existentes.
ACOSTA, A. Bem viver: uma oportunidade para imaginar outros mundos. São Paulo: Elefante, 2016 (adaptado).
A relação entre ser humano e natureza ressaltada no texto refletia a permanência da seguinte corrente filosófica: