Assinale a opção que apresenta corretamente ações atribuídas ao Marquês de Pombal na Colônia Brasileira.
Questões relacionadas
- Língua Inglesa | 2.01 Pronomes
(UFSM) Smart Jocks: Sport Helps Kids Classroom Performance
When kids exercise, they boost brainpower as well as brawn
5Despite frequent reports that regular exercise benefits the adult brain, when it comes to schoolchildren, the concept of the dumb jock persists. The star quarterback stands in stark contrast to the math-team champion. After all, the two types require seemingly disparate talents: physical prowess versus intellect. Letting kids run around or throw a ball seems, at best, tangential to the real work of learning and, at worst, a distraction from 1it.
Parents, teachers and education policy makers have pitted athletics against academics even as they trumpet exercise as an antidote to obesity and poor health. From preschool onward, teachers encourage children to sit still 7rather than scamper. Many schools have cut back on physical education to make room for the three R's. 4And when student scores on standardized tests become of primary importance to parents, politicians or other stakeholders in the education system, educators may feel pressured to direct students toward academic pursuits and away from athletic ones
In Brief
Students who are fit — based on their high aerobic capacity and low body fat — also tend to perform well in school and on standardized tests.
6In addition to regular exercise, brief periods of movement such as jumping or stretching 2can help improve children's concentration.
Exercise 3may turbocharge the brain by raising levels of neuronal growth factors, which foster the formation of new connections between brain cells.
Fonte: http://www.scientificamerican.com/article.cfm?id=smart-jocks
Glossário
Brawn = força física.
Growth = crescimento.
Jock = esportista, atleta.
Prowess = talento, habilidade.
To pit sb/sth against sth = testar, pôr à prova.
To scamper = mexer-se, agitar-se, mover-se.
To stretch = alongar-se.
A palavra "it" (ref. 1) refere-se a
- Língua Inglesa | 1. Interpretação de Textos
(ENEM 2010 1º APLICAÇÃO)
Viva la Vida
I used to rule the world
Seas would rise when I gave the word
Now in the morning and I sleep alone
Sweep the streets I used to own
I used to roll the dice
Feel the fear in my enemy’s eyes
Listen as the crowd would sing
“Now the old king is dead! Long live the king!”
One minute I held the key
Next the walls were closed on me
And I discovered that my castles stand
Upon pillars of salt and pillars of sand
[...]
MARTIN, C. Viva la vida, Coldplay. In: Viva la vida or Death and all his friends. Parlophone, 2008.
Letras de músicas abordam temas que, de certa forma, podem ser reforçados pela repetição de trechos ou palavras. O fragmento da canção Viva la vida, por exemplo, permite conhecer o relato de alguém que
- Sociologia - Fundamental | 1. Capitalismo
(Enem-adaptada) — O franciscano Roger Bacon foi condenado, entre 1277 e 1279, por dirigir ataques aos teólogos, por uma suposta crença na alquimia, na astrologia e no método experimental [...] Em 1260, Roger Bacon escreveu: “Pode ser que se fabriquem máquinas graças às quais os maiores navios, dirigidos por um único homem, se desloquem mais depressa do que se fossem cheios de remadores; que se construam carros que avancem a uma velocidade incrível sem a ajuda de animais; que se fabriquem máquinas voadoras nas quais um homem […] bata o ar com asas como um pássaro. Máquinas que permitam ir ao fundo dos mares e dos rios”.
BRAUDEL, Fernand. Civilização material, economia e capitalismo: séculos XV-XVIII. São Paulo: Martins Fontes, 1996, vol. 3.
Considerando a dinâmica do processo histórico, pode-se afirmar que as ideias de Roger Bacon
- Física | B. Resistores
(UNIFACS) Um paciente cuja resistência do corpo entre as mãos é igual a 12,0kΩ segura os terminais de uma fonte de tensão de 0,16kV. Considerando-se a resistência interna da fonte de tensão igual a 8,0kΩ, é correto afirmar que a corrente que passa pelo corpo desse paciente, em mA, é igual a
- Química | 3.4 Propriedades Físicas dos Compostos Orgânicos
(FUVEST 2016 1ª FASE) A estrutura do DNA é formada por duas cadeias contendo açúcares e fosfatos, as quais se ligam por meio das chamadas bases nitrogenadas, formando a dupla hélice. As bases timina, adenina, citosina e guanina, que formam o DNA, interagem por ligações de hidrogênio, duas a duas em uma ordem determinada. Assim, a timina, de uma das cadeias, interage com a adenina, presente na outra cadeia, e a citosina, de uma cadeia, interage com a guanina da outra cadeia.
Considere as seguintes bases nitrogenadas:
As interações por ligação de hidrogênio entre adenina e timina e entre guanina e citosina, que existem no DNA, estão representadas corretamente em: