(IFBA) Alguns estudantes, no caminho de volta para casa, perceberam que, num determinado momento, na mesma avenida, havia três semáforos que apresentavam o sinal verde simultaneamente. Considerando as observações a seguir:
- semáforo I demorava 60 segundos para chegar ao sinal verde;
- o semáforo II demorava 40 segundos;
- o semáforo III demorava 2 minutos.
O tempo necessário para que os três semáforos estejam na cor verde de forma simultânea novamente será de:
Questões relacionadas
- Química | A. Plana
Cientistas brasileiros definem como transgênico um "organismo cujo genoma foi alterado pela introdução de DNA exógeno, que pode ser derivado de outros indivíduos da mesma espécie, de uma espécie completamente diferente ou até mesmo de uma construção gênica sintética". A tecnologia de produção de alimentos transgênicos começou com o desenvolvimento de técnicas de engenharia genética que visavam a um melhoramento genético que pudesse promover a resistência de vegetais a doenças e insetos, sua adaptação aos estresses ambientais e melhoria da qualidade nutricional. Porém, a busca por maior produtividade e maior variabilidade levou ao desenvolvimento da clonagem de genes. Essa técnica tornou possível isolar um gene de um organismo e introduzi-lo em outro como, por exemplo, uma planta que, ao expressar esse gene, manifestará a característica que ele determina.
Uma das bases constituintes do DNA é a citosina.
No processo químico mostrado acima, a substância A é um __________ da citosina.
O termo que preenche, corretamente, a lacuna é o
- Língua Portuguesa - Fundamental | 2.5 Conjunção
Leia o texto a seguir para responder as questões.
Celular: mocinho ou vilão?
[...] A cada dia novas tecnologias são lançadas no mercado e essa efemeridade provoca uma popularização de seu uso. Esse é o caso do celular, que até a década passada era considerado um artigo de luxo, mas passou a fazer parte da vida das pessoas, independentemente da sua classe social. Entretanto, na medida em que se torna acessível essa tecnologia, torna relevante a preocupação quanto aos limites de sua utilização.
O celular, cuja função inicialmente era a de realizar e receber chamadas, passou a ser um aparelho versátil, dotando-se de utilidades como a de fotografar, filmar, assistir a vídeos, acessar a internet, entre outras funcionalidades. [...] Embora nem sempre todos os recursos disponíveis sejam utilizados a contento.
Diante da infinidade de recursos, a utilização do celular vem sendo discutida por educadores, em virtude de este ser visto como um meio de dispersar a atenção em sala de aula [...].
Não cabe ao Estado disciplinar o uso dos celulares, mas aos próprios pais educarem seus filhos e se educarem quanto ao uso ético do aparelho e, ainda, à escola delimitar suas regras. Proibir o uso seria medida insana, devido à indiscutível relevância do celular na atualidade. [...]
Portanto, o celular não pode ser considerado vilão, mas é vilã sua utilização imprópria. Deve esse aparelho nos servir nos momentos convenientes. É necessário que tenhamos maturidade para usá-lo e isso implica dizer que, para presentear nossos filhos com um aparelho, devemos saber se estes já podem utilizá-lo com consciência. Assim, cabe aos pais e à escola regulamentar o uso e aplicar medidas que visem corrigir vícios decorrentes do uso indiscriminado do celular.
Disponível em http://educacao.uol.com.br/bancoderedacoes/redacao/ult4657u631.jhtm. Acesso em 16 dez 2013.
A) No 1º parágrafo a conjunção “entretanto” estabelece que tipo de relação no período?
B) Reescreva o último período substituindo a conjunção conclusiva “assim” por outra conjunção de valor equivalente.
- Física | A. Imãs e Campo Magnético
(UESC)
A figura representa uma partícula eletrizada, de massa m e carga q, descrevendo um movimento retilíneo e uniforme, com velocidade de módulo v, que penetra e sai da região onde existe um campo magnético uniforme de módulo B. Sabendo-se que a partícula abandona a região do campo no ponto P, é correto afirmar:
- Química | 3.1 Introdução à Orgânica
(Unifacs)A química supramolecular vai além dos limites das moléculas, propondo que interações entre moléculas vizinhas gerem mecanismos cooperativos mais eficientes. Exemplo dessa estratégia é a formação de nanotubos a partir das interações entre as rosetas originadas, por sua vez, das interações (linhas tracejadas na figura) entre as unidades da base nucléica ligada a um poliéter cíclico.
Analisando-se as informações e tomando-se por base as estruturas representadas, é correto afirmar:
- Matemática | 14.2 Prisma
A imagem a seguir representa um tijolo muito usado em alguns tipos de edificações. As duas cavidades, que o atravessam totalmente, possuem formato de prisma reto de base quadrada, com altura igual à do tijolo. As dimensões desse objeto são dadas em centímetros, conforme a imagem a seguir, considerando que a espessura, igual em todas as partes do objeto, é a região em que fica a argamassa de concreto.
O volume de argamassa de concreto presente nesse tijolo é