(UESC)
A figura representa uma partícula eletrizada, de massa m e carga q, descrevendo um movimento retilíneo e uniforme, com velocidade de módulo v, que penetra e sai da região onde existe um campo magnético uniforme de módulo B. Sabendo-se que a partícula abandona a região do campo no ponto P, é correto afirmar:
Questões relacionadas
- Arte - Fundamental | 08. O Corpo Comunica
1 º.Os alunos vão realizar uma atividade conjunta de experimentação sonora de um minuto só com palmas. A ideia é pesquisar os diferentes tipos de sons que as palmas podem produzir. Antes de começar, é preciso fazer o máximo de silêncio na sala.
2 º.Avise que ao iniciar a atividade, devem prestar atenção nos sons produzidos por ele e pelos colegas. Sem aviso prévio, devem começar a bater palmas todos ao mesmo tempo, variando o máximo possível os sons produzidos, durante um minuto.
3 º.Ao final de um minuto faça as perguntas abaixo e deixe que se coloquem.
O resultado sonoro foi interessante?
O que fizeram pode ser chamado de música? Por quê?
4 º.Agora, escolha cinco alunos para liderar a sala. Cada um, na sua vez, irá à frente, e os outros alunos farão as palmas do jeito que os liderem indicarem. Essa indicação pode ser feita por meio de imitação, por exemplo, o líder faz primeiro a sequência e logo após os outros repetem. Cada sequência pode também ser combinada antes, e ao sinal do líder, o grupo todo repete. Os líderes têm a liberdade de utilizar todos os sons que quiser, com palmas, e podem explorar os movimentos corporais para realizar as palmas. Auxilie os alunos a criarem contrastes, com sons fortes e fracos; sequências longas e curtas; rápidas e lentas; com as palmas abertas ou formato de conchas.
5 º.Após concluírem a atividade, conversem sobre as seguintes questões:
Mudou alguma coisa?
A atividade foi mais organizada?
Algumas das cinco músicas obtiveram melhor resultado? Por que acham que isso aconteceu?
Seria possível repetir exatamente a mesma música?
O que acharam da atividade?
Disponível em: <http://renatombarboza.blogspot.com.br/2012/05/diario-de-atividades-cras-nova_7481.html >. Acesso em: 27 dez. 2015.
- História - Fundamental | 02. A vida familiar
. Com base na imagem, quais as principais diferenças que você observa entre sua escola e essa?
2. Você consegue perceber pontos em comum entre sua escola e essa? Se sim, qual(is)?
3. Agora imagine que você tem um amigo de uma escola indígena e escreva uma carta para ele, contando sobre a sua escola, os conteúdos ensinados, o calendário escolar, a dinâmica da sua sala de aula, a organização do prédio escolar. Depois, compartilhe com seus colegas sobre o que escreveu, comparando suas ideias.
- Língua Portuguesa | 1.03 Capacidade de Análise
Disponível em: http://orion-oblog.blogspot.com.br. Acesso em: 6 jun. 2012 (adaptado).
O cartaz aborda a questão do aquecimento global. A relação entre os recursos verbais e não verbais nessa propaganda revela que:
- Espanhol - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
Completa los huecos del texto conjugando los verbos entre paréntesis en el futuro.
QUINO ________ (ser) EL ORADOR DE LA APERTURA DE LA 40ª FERIA DEL LIBRO
La Feria del Libro ____________ (celebrar) su 40ª edición con sutiles cambios para confirmar su papel de faro cultural: la apertura oficial _________ (tener) como principal orador a un escritor, Joaquín Lavado, Quino, y _________ (dejar ) en segundo plano la participación de autoridades políticas. Se instituirá el Premio Diseño Editorial Latinoamericano. Se _____________ (consolidar) el ciclo Diálogo Latinoamericano y debutará el capítulo argentino, bautizado Diálogo con Tonadas.
La megafiesta de la lectura ______________ (comenzar) el 24 de abril y se _____________ (extender) hasta el 12 de mayo. Y ______________ (volver) a desarrollarse en el predio ferial La Rural, de Palermo. El viejo anhelo del gobierno nacional de mudar la Feria a Tecnópolis parece haber quedado en el olvido.
Disponible en: <http://www. http://www.quino.com.ar/quino-sera-el-orador-de-la-apertura-de-la-40a-feria-del-libro/>. Acceso el: 23 mar. 2014.
- Língua Portuguesa | 1.09 Recursos Expressivos e Recursos Estilísticos
Todo o barbeiro é tagarela, e principalmente quando tem pouco que fazer; começou portanto a puxar conversa com o freguês. Foi a sua salvação e fortuna.
O navio a que o marujo pertencia viajava para a Costa e ocupava-se no comércio de negros; era um dos combóis que traziam fornecimento para o Valongo, e estava pronto a largar.
— Ó mestre! disse o marujo no meio da conversa, você também não é sangrador?
— Sim, eu também sangro...
— Pois olhe, você estava bem bom, se quisesse ir conosco... para curar a gente a bordo; morre-se ali que é uma praga.
— Homem, eu da cirurgia não entendo muito...
— Pois já não disse que sabe também sangrar?
— Sim...
— Então já sabe até demais.
No dia seguinte saiu o nosso homem pela barra fora: a fortuna tinha-lhe dado o meio, cumpria sabê-lo aproveitar; de oficial de barbeiro dava um salto mortal a médico de navio negreiro; restava unicamente saber fazer render a nova posição. Isso ficou por sua conta.
Por um feliz acaso logo nos primeiros dias de viagem adoeceram dois marinheiros; chamou-se o médico; ele fez tudo o que sabia... sangrou os doentes, e em pouco tempo estavam bons, perfeitos. Com isto ganhou imensa reputação, e começou a ser estimado.
Chegaram com feliz viagem ao seu destino; tomaram o seu carregamento de gente, e voltaram para o Rio. Graças à lanceta do nosso homem, nem um só negro morreu, o que muito contribuiu para aumentar-lhe a sólida reputação de entendedor do riscado.
Manuel Antônio de Almeida, Memórias de um sargento de milícias.
(FUVEST 2011 1° FASE) Para expressar um fato que seria consequência certa de outro, pode-se usar o pretérito imperfeito do indicativo em lugar do futuro do pretérito, como ocorre na seguinte frase: