Analise as soluções aquosas abaixo.
I. Solução de glicose (C12H22O11) 0,1 moℓ / L.
II. Solução de sulfato de cobre (CuSO4) 0,1 moℓ / L.
III. Solução de cloreto de potássio (KCℓ) 0,2 moℓ / L.
IV. Solução de nitrato de prata (AgNO3) 0,5 moℓ / L.
Considerando que as espécies iônicas estão 100% ionizadas, assinale a afirmativa INCORRETA.
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Usando um computador construído com peças avulsas, o japonês Shigeru Kondo calculou o valor da constante matemática π com precisão de 5 trilhões de dígitos. Com isso, foi quebrado o recorde anterior, de dois trilhões de dígitos, estabelecido pelo francês Fabrice Bellard.
Disponível em: www.estadao.com.br. Acesso em: 14 dez. 2012.
A quantidade de zeros que segue o algarismo 5 na representação do número de dígitos de π calculado pelo japonês é
- Matemática - Fundamental | 05. Interpretando tabelas e gráficos
Texto base: Após a realização de uma pesquisa feita em escolas públicas sobre o uso da tecnologia, os dados sobre a quantidade de computadores que havia nas escolas foram apresentadas no gráfico a seguir.
Enunciado:
1. Responda, considerando os dados presentes no gráfico.
a) Faça uma síntese referente às informações apresentadas por esse gráfico.
b) De acordo com os resultados apresentados no gráfico, mais da metade das escolas pesquisadas possuem mais de 20 computadores? Justifique sua resposta.
- Língua Portuguesa - Fundamental | 9.01 Texto narrativo
Leia o texto para a questão.
Numa cidadezinha polonesa do século XIX, um velho professor possuía uma escola na qual ensinava a todos aqueles que se dispusessem a aprender. O professor era chamado por todos de mestre. [...] O interessante era que o professor sempre respondia às questões e às problemáticas apresentadas a ele com uma história. Numa linda manhã de primavera, o velho professor estava prestes a começar a sua aula, quando um aluno levantou a mão: — Mestre, posso lhe fazer uma pergunta? — Claro — disse ele. — Como o senhor sempre consegue encontrar uma história certa, para a pessoa certa, no momento certo? [..] O professor olhou carinhosamente para seus alunos, acariciou sua longa e espessa barba branca e disse: — Isso me lembra uma história! [...] BRENMAN, Ilan. O alvo. São Paulo: Ática, 2011. p. 4-14.
No texto, o narrador usa a palavra “interessante” para se referir à:
- Biologia | 08. Microbiologia e Saúde
Para cada classe de antibiótico à esquerda, identifique o mecanismo de ação da lista à direita e indique a sequência de respostas correta entre as alternativas elencadas a seguir.
1. b-Lactâmico (penicilina)
2. Fluoroquinolona
3. Macrolídeo
4. SulfametoxazolTrimetoprima (Cotrimoxaz)
5. Tetraciclina
A) Inibe a síntese do ácido fólico.
B) Inibe a síntese proteica, interagindo com a subunidade 30S do complexo ribossômico.
C) Inibe a síntese da parede celular.
D) Inibe a síntese proteica, interagindo com a subunidade 50S do complexo ribossômico.
E) Inibe a replicação do DNA.
Indique, então, a alternativa correta.
- Matemática | 15.1 Ponto
Em uma grande cidade será construída uma galeria subterrânea que receberá uma rede de canos para o transporte de água de uma fonte (F) até o reservatório de um novo bairro (B).
Após avaliações, foram apresentados dois projetos para o trajeto de construção da galeria: um segmento de reta que atravessaria outros bairros ou uma semicircunferência que contornaria esses bairros, conforme ilustrado no sistema de coordenadas xOy da figura, em que a unidade de medida nos eixos é o quilômetro.
Estudos de viabilidade técnica mostraram que, pelas características do solo, a construção de 1m de galeria via segmento de reta demora 1,0h enquanto que 1m de construção de galeria via semicircunferência demora 0,6h. Há urgência em disponibilizar água para esse bairro.
Use 3 como aproximação para π\pi e 1,4 como aproximação para
O menor tempo possível, em hora, para conclusão da construção da galeria, para atender às necessidades de água do bairro, é de: