Usando um computador construído com peças avulsas, o japonês Shigeru Kondo calculou o valor da constante matemática π com precisão de 5 trilhões de dígitos. Com isso, foi quebrado o recorde anterior, de dois trilhões de dígitos, estabelecido pelo francês Fabrice Bellard.
Disponível em: www.estadao.com.br. Acesso em: 14 dez. 2012.
A quantidade de zeros que segue o algarismo 5 na representação do número de dígitos de π calculado pelo japonês é
Questões relacionadas
- Língua Portuguesa | 1.1 Variações Linguísticas
(IBMECRJ) TEXTO PARA A PRÓXIMA QUESTÃO:
Texto 1
Max Weber, um dos analistas mais críticos da lógica da história moderna (ou da falta dela), observou que o fenômeno que marcava o nascimento do novo capitalismo era a separação entre atividade econômica e atividade doméstica – em que o doméstico significava a densa rede de direitos e obrigações mútuas mantidas pelas comunidades rurais e urbanas, pelas paróquias ou grupos de artesãos, em que as famílias e vizinhos estavam estreitamente envolvidos.
Com essa separação, o mundo dos negócios se aventurou por uma autêntica terra fronteiriça, uma terra de ninguém, livre de problemas morais e restrições legais e pronta a ser subordinada ao código de conduta próprio da empresa. Como já sabemos, essa extraterritorialidade sem precedentes da atividade econômica conduziu a um avanço espetacular da capacidade industrial e a um acréscimo da riqueza.
Também sabemos que, durante quase todo o século XX, essa mesma extraterritorialidade resultou em muita miséria humana, em pobreza e em uma quase inconcebível polarização das oportunidades e níveis de vida da humanidade. Por último, também sabemos que os Estados modernos, então emergentes, reclamaram essa terra de ninguém que o mundo dos negócios considerava de sua exclusiva propriedade.
Texto 2
As Quatro Gares
Oswald de Andrade
Infância
O camisolão
O jarro
O passarinho
O oceano
A visita na casa que a
Gente sentava no sofá
Leia os comentários sintático-semânticos abaixo elaborados sobre a frase "A visita na casa que a gente sentava no sofá".
I. Essa estrutura ressalta o sentimento de nostalgia, frequente na poesia modernista
II. Embora pareça incoerente, essa estrutura tenta retratar o registro da linguagem coloquial de uma criança.
III. Nesse poema pode ser encontrado uma das atitudes permanentes que singularizam a poesia oswaldiana: o humor
A respeito dessas afirmações pode-se dizer que:
- História - Fundamental | 01. Os Estados Europeus e o Absolutismo Monárquico
Texto base: O trecho abaixo é uma passagem da obra em que Bossuet, defendendo o Direito Divino dos reis, legitima o poder absoluto. “Não há poder sem a vontade de Deus: todo governo, seja qual for sua origem, justo ou injusto, pacífico ou violento, é legítimo; todo depositário da autoridade, seja qual for, é sagrado: revoltar-se contra ele é cometer um sacrilégio. O trono não é o trono de um homem, mas o trono do próprio Deus”. BOSSUET, Jacques. Política tirada da Sagrada escritura, publicada em 1709 apud FREITAS, Gustavo de (org.).
900 textos e documentos de História. Lisboa: Plátano, s.d., p. 201. v. 2. Glossário:
Depositário: aquele que recebe e guarda alguma coisa.
Sacrilégio: pecado grave contra a religião ou coisas sagradas
Murmurar: reclamar; manifestar descontentamento.
Sedição: revolta.
Enunciado:
Assinale a alternativa que apresenta o assunto corretamente.
- Língua Portuguesa | 1. Interpretação de Textos
O bonde abre a viagem,
No banco ninguém,
Estou só, stou sem.
Depois sobe um homem,
No banco sentou,
Companheiro vou.
O bonde está cheio,
De novo porém
Não sou mais ninguém.
ANDRADE, M. Poesias completas. Belo Horizonte: Itatiaia, 2005.
Em um texto literário, é comum que os recursos poéticos e linguísticos participem do significado do texto, isto é, forma e conteúdo se relacionam significativamente. Com relação ao poema de Mário de Andrade, a correlação entre um recurso formal e um aspecto da significação do texto é
- Língua Portuguesa | 1. Interpretação de Textos
Quando a propaganda é decisiva na troca de marcas
Todo supermercadista sabe que, quando um produto está na mídia, a procura pelos consumidores aumenta. Mas, em algumas categorias, a influência da propaganda é maior, de acordo com pesquisa feita com 400 pessoas pela consultoria YYY e com exclusividade para o supermercado XXX.
O levantamento mostrou que, mesmo não sendo a razão o fator mais apontado para trocar de marca, não se pode ignorar a força das campanhas publicitárias. Em algumas categorias, um terço dos respondentes atribuem a mudança à publicidade. Para Nicanor Guerreiro, a propaganda estabelece uma relação mais “emocional” da marca com o público. “Todos sentimos necessidade de consumir produtos que sejam ‘aceitos’ pelas outras pessoas. Por isso, a comunicação faz o papel de endosso das marcas”, afirma. O executivo ressalta, no entanto, que nada disso adianta se o produto não cumprir as promessas transmitidas nas ações de comunicação. Um dos objetivos da propaganda é tornar o produto aspiracional, despertando o desejo de experimentá-lo. O que o consumidor deseja é o que a loja vende. E é isso o que o supermercadista precisa ter sempre em mente.
Veja o gráfico:
De acordo com o texto e com as informações fornecidas pelo gráfico, para aumentar as vendas de produtos, é necessário que
- Geografia | 7.2 Conflitos Internacionais
(PUC-RJ) Observe e analise a imagem
Observe a charge e marque a opção correta, levando-se em conta a emigração em massa do Oriente Médio em direção à Europa.