Reações de oxirredução estão presentes no dia-a-dia como na ação desinfetante da água sanitária, na geração de energia elétrica em baterias e na obtenção de metais a partir de seus minérios. Como exemplo destas reações considere uma folha de alumínio imersa em uma solução aquosa de sulfato de cobre. Sabendo-se que o potencial de redução do alumínio é – 1,66 V, e o potencial de redução do cobre é +0,34 V, é correto afirmar que:
Questões relacionadas
- Física | A. Escalar
O toboágua Verrückt é uma das atrações do parque Schlitterbahn, na cidade de Kansas (EUA), e tem pouco mais de 50 metros de altura, sendo maior que o Cristo Redentor e as Cataratas de Niágara. Ainda há uma segunda queda de 15 metros, e a descida completa dura 11 segundos.
Um garoto de massa 40 kg se posiciona sentado em repouso no topo do toboágua, de onde começa a descida. Durante o movimento, a água que lubrifica o brinquedo permite desprezar todas as forças de atrito com o corpo do garoto que desliza também sem influência da resistência do ar.
Admitindo g = 10 m/s2 como sendo a aceleração da gravidade local, qual a velocidade, em m/s, que o garoto terá ao chegar na base do toboágua?
- Biologia | 12.8 Impactos Ambientais
O desenvolvimento sustentável rompe com a lógica da organização social vigente, convidando a novos modos de pensar e agir. Dessa forma, sustentabilidade implica o uso de recursos renováveis em quantidades compatíveis com a capacidade de renovação do planeta.
MCT. Prêmio Jovem Cientista: cidades sustentáveis. Caderno do professor, 2011 (adaptado).
Um esquema de cidade que pretende atender a esse conceito é:
- Química | 2.8 Radioatividade
Radioatividade é a denominação recebida em razão da capacidade que certos átomos têm de emitir radiações eletromagnéticas e partículas de seus núcleos instáveis para adquirir estabilidade.
Considerando a informação apresentada, assinale a alternativa incorreta.
- Língua Portuguesa - Fundamental | 9.02 Conto fantástico
Texto base: 10470008
Texto para a questão. Fênix Ovídio nos fala da seguinte maneira sobre a Fênix: “A maior parte dos seres nasce de outros indivíduos, mas há uma certa espécie que se reproduz sozinha. Os assírios chamam-na de fênix. Não vive de frutos ou flores, mas de incenso e raízes odoríferas. Depois de ter vivido quinhentos anos, faz um ninho nos ramos de um carvalho ou no alto de uma palmeira. Nele ajunta cinamomo, nardo e mirra, exalando o último suspiro entre os aromas. Do corpo da ave surge uma jovem fênix, destinada a viver tanto quanto a sua antecessora. Depois de crescer e adquirir forças suficientes, ela tira da árvore o ninho (seu próprio berço e sepulcro de seu pai) e leva-o para a cidade de Heliópolis, no Egito, depositando-o no templo do Sol”. BULFINCH, Thomas. O livro de ouro da mitologia.34 .ed.
Rio de Janeiro: Ediouro, 2006. p. 295.
Enunciado:
A fênix é um ser mitológico sobretudo porque:
- Física | 2.2 Dinâmica
(UEPB) Um jovem aluno de física, atendendo ao pedido de sua mãe para alterar a posição de alguns móveis da residência, começou empurrando o guarda-roupa do seu quarto, que tem 200 kg de massa. A força que ele empregou, de intensidade F, horizontal, paralela à superfície sobre a qual o guarda-roupa deslizaria, se mostrou insuficiente para deslocar o móvel. O estudante solicitou a ajuda do seu irmão e, desta vez, somando à sua força uma outra força igual, foi possível a mudança pretendida.
O estudante, desejando compreender a situação-problema vivida, levou-a para sala de aula, a qual foi tema de discussão. Para compreendê-la, o professor apresentou aos estudantes um gráfico, abaixo, que relacionava as intensidades da força de atrito (fe, estático, e fc, cinético) com as intensidades das forças aplicadas ao objeto deslizante.Com base nas informações apresentadas no gráfico e na situação vivida pelos irmãos, em casa, é correto afirmar que