Reações de oxirredução estão presentes no dia-a-dia como na ação desinfetante da água sanitária, na geração de energia elétrica em baterias e na obtenção de metais a partir de seus minérios. Como exemplo destas reações considere uma folha de alumínio imersa em uma solução aquosa de sulfato de cobre. Sabendo-se que o potencial de redução do alumínio é – 1,66 V, e o potencial de redução do cobre é +0,34 V, é correto afirmar que:
Questões relacionadas
- Física | 3.4 Transmissão de Calor
A figura composta por dois materiais sólidos diferentes A e B apresenta um processo de condução de calor, cujas temperaturas não variam com o tempo. É correto afirmar que a temperatura T2 da interface desses materiais, em kelvins, é:
Observações:
- T1 Temperatura da interface do material A com o meio externo
- T3 Temperatura da interface do material B com o meio externo
- KA Coeficiente de condutividade térmica do material A
- KB Coeficiente de condutividade térmica do material B
- Geografia | 3.2 Estrutura da Terra e Relevo
(UECE) Dentre as mais importantes etapas nos trabalhos de campo dos estudos geológicos e geomorfológicos encontram-se a identificação e a descrição dos tipos de rochas. Analise as seguintes afirmações que tratam sobre os três principais tipos de rochas:
I. De acordo com as variações do teor de sílica, as rochas ígneas podem ser ácidas, intermediárias, básicas e ultrabásicas.
II. Pelitos e ruditos são exemplos de rochas sedimentares formadas por ações químicas e biológicas, respectivamente.
III. As rochas metamórficas que ocupam regiões profundas da crosta terrestre, submetidas a temperaturas entre 100 e 250ºC, possuem alto grau de metamorfismo.
Está correto o que se afirma somente em
- Língua Portuguesa | 1.3 Voz Autoral, Crítica e Perspectiva do Eu-Lírico
O conceito de desenvolvimento sustentável evoluiu ao longo do tempo e incorporou, para além do capital natural, também aspectos de desenvolvimento humano. Desta forma é possível distinguir três dimensões do Desenvolvimento Sustentável (AYUSO e FULLANA, 2002): − Sustentabilidade ambiental: deve garantir que o desenvolvimento seja compatível com a manutenção dos processos ecológicos essenciais, da diversidade biológica e dos recursos naturais; − Sustentabilidade econômica: deve garantir que o desenvolvimento seja economicamente eficiente, beneficie todos os agentes de uma região afetada e os recursos sejam geridos de maneira que se conservem para as gerações futuras; − Sustentabilidade social e cultural: deve garantir que o desenvolvimento sustentável aumente o controle dos indivíduos sobre suas vidas, seja compatível com a cultura e os valores das pessoas, e mantenha e reforce a identidade das comunidades. Atualmente, também se associa o Desenvolvimento Sustentável ou Sustentabilidade à responsabilidade social. Responsabilidade social é a forma ética e responsável pela qual a Empresa desenvolve todas as suas ações, políticas, práticas e atitudes, tanto com a comunidade quanto com o seu corpo funcional. Enfim, com o ambiente interno e externo à Organização e com todos os agentes interessados no processo. Assim, as definições de Educação Ambiental são abrangentes e refletem a história do pensamento e visões sobre educação, meio ambiente e desenvolvimento sustentável. É importante que a inserção da perspectiva da sustentabilidade na cultura empresarial, por meio das ações e projetos de Educação Ambiental, esteja alinhada a esses conceitos.
Guia de Educação Ambiental. Programa de Educação Ambiental − PEA Sabesp. Disponível em: http://site.sabesp.com.br. Acesso em: 10 mar. 2022.
Um texto expositivo pode permitir ao leitor entrever, além das informações apresentadas, o posicionamento do autor. Nesse texto, para o autor,
- Física | 1.2 Vetores
Observe a figura a seguir e determine quais as flechas que tem a mesma direção.
- Matemática | 15.4. Cônicas
(ESPCEX) Uma reta t passa pelo ponto A(-3, 0) e é tangente à parábola de equação x = 3y² no ponto P.
Assinale a alternativa que apresenta uma solução correta de acordo com essas informações.