(UESB) Um motor de combustão interna, semelhante ao motor de um carro, requer 2.000J de energia química para funcionar durante 20s e produzir 400J de energia útil de movimento.
De acordo com essa informação, o rendimento do motor, em percentagem, é igual a
Questões relacionadas
- Física
No solo da floresta amazônica, são encontradas partículas ricas em fósforo, trazidas pelos ventos, com velocidade constante de 0,1 m.s-1 desde o deserto do Saara.Admita que uma das partículas contenha 2,0% em massa de fósforo, o que equivale a 1,2.1015 átomos desse elemento químico.A energia cinética de uma dessas partículas, em joules, ao ser trazida pelos ventos, equivale a:(Dado:Mp=31g)
- Biologia | 4.2 Citoplasma
Dentre todas as fontes de energia existentes e disponíveis para o ser humano, o Sol é indiscutivelmente a mais importante. Florestas como a Amazônica, por estarem situadas na região equatorial, recebem alta incidência luminosa em todos os períodos do ano. Apesar de aproveitarem uma pequena porcentagem da energia luminosa disponível, os vegetais são os grandes produtores, mesmo que indiretamente, de praticamente todo o alimento existente no planeta. A organela celular responsável pelo processo de captação de energia está representada na figura.
O nome da organela e o processo bioquímico citados no enunciado são, respectivamente,
- Geografia | 8. Regionalização
Euclides da Cunha em Os Sertões descreve a campanha de Canudos. No esboço geológico do Sertão de Canudos, feito por ele, é possível distinguir a região.
Em seu livro, abordava e enfatizava os elementos geográficos que dificultavam as rotas dos que se dirigiam para Canudos. A descrição refere-se:
- História | 3.2 Era Vargas
Getúlio libertou o povo, e são 8 horas de trabalho e só. Não tinha que trabalhar dia e noite mais não. Getúlio é que fez as leis. A princesa Isabel assinou a libertação, mas quem nos libertou do jugo da escravatura, do chicote, do tronco, foi Getúlio, Getúlio Dorneles Vargas. Papai falava assim: “Meu filho. Nunca houve no mundo governo igual a esse, meu filho”.
Relato de Cornélio Cancino, 82 anos, descendente de ex-escravos, Juiz de Fora (MG), 9 maio 1995. In: MATTOS, H.; RIOS, A. L. (Org.).
Memórias do cativeiro: família, trabalho e cidadania no pós-Abolição. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2005 (adaptado).
A construção da memória apresentada no texto remete ao seguinte aspecto da referida experiência política:
- Matemática | 12.3 Função Seno e Cosseno
Se f é uma função real dada por então é correto afirmar que: