Sabemos que o ambiente influencia a cultura de um povo. A partir das imagens que você observou, responda às questões.
- A) Que fatores ambientais podem influenciar a boa aprendizagem das crianças?
B) Por que algumas crianças da África não têm acesso a uma sala de aula, livros, cadernos, computadores assim como os alunos de Maceió, no Brasil?
Questões relacionadas
- História | 3.1 Espada e Oligárquica
“A revolta não visava o poder, não pretendia vencer, não podia ganhar nada. Era somente um grito, uma convulsão de dor, uma vertigem de horror e indignação. Até que ponto um homem suporta ser espezinhado, desprezado e assustado? Quanto sofrimento é preciso para que um homem se atreva a encarar a morte sem medo? E quando a ousadia chega nesse ponto, ele é capaz de pressentir a presença do poder que o aflige nos seus menores sinais: na luz elétrica, nos jardins elegantes, nas estátuas, nas vitrines de cristal, nos bancos decorados dos parques, nos relógios públicos, nos bondes, nos carros, nas fachadas de mármore, nas delegacias, agências de correio e postos de vacinação, nos uniformes, nos ministérios e nas placas de sinalização.”
Nicolau Sevcenko. A revolta da vacina. São Paulo: Brasiliense, 1984, p. 68.
O texto trata da Revolta da Vacina, ocorrida em 1904, e associa a reação popular contra a vacinação obrigatória
- Língua Inglesa | 1.5 Interpretação de Música
The Ant and the Dove
One hot day, an ant was seeking for some water. After walking around for a moment, she came to a spring. To reach the spring, she had to climb up a blade of grass. While making her way up, she slipped and fell unintentionally into the water.
She could have sunk if a dove up a nearby tree had not seen her. Seeing that the ant was in trouble, the dove quickly put off a leaf from a tree and dropped it immediately into the water near the struggling ant. Then the ant moved towards the leaf and climbed up there. Soon it carried her safely to dry ground.
Not long after at that, there was a hunter nearby who was throwing out his net towards the dove, hoping to trap it in this way.
Guessing what he should do, the ant quickly bit him on the heel. Feeling the pain, the hunter dropped his net and the dove flew away quickly from this net.
Disponível em: http://britishcourse.com. Acesso em: 12 jul. 2021.
As fábulas são textos narrativos que apresentam uma moral da história com fins pedagógicos. A moral apresentada no texto tem a intenção de exaltar que
- Biologia | 12.7 Biosfera, Biociclos e Biomas
Asa branca
Quando olhei a terra ardendo
Qual fogueira de São João
Eu perguntei a Deus do céu,ai
Por que tamanha judiação
Que braseiro,que fornalha
Nem um pé de plantação
Por falta d’água perdi mei gado
Morreu de sede meu alazão
Até mesmo a asa branca
Bateu asas do sertão
Então eu disse adeus Rosinha
Guarda contigo meu coração
[...]
GONZAGA, L.; TEIXEIRA, H. Disponível em: www.luizluagonzaga.mus.br.
O bioma brasileiro retratado na canção é caracterizado principalmente por
- Biologia | 8.6 Verminoses
Em um bairro desprovido de saneamento básico, existem residências próximas a um grande lago, e muitos moradores são portadores do parasita Schistosoma mansoni. O gráfico resulta de um estudo realizado no bairro, que relacionou a precipitação atmosférica ocorrida ao longo de quatro períodos consecutivos com a quantidade das formas do S. mansoni na água e nos invertebrados do lago.
A forma do S. mansoni predominante na água do lago no período de maior precipitação atmosférica e o período em que houve maior produção das formas que contaminam os humanos são, respectivamente,
- Matemática
A senha de acesso ao cofre de um carro-forte é formada por d algarismos, em que esses algarismos pertencem ao conjunto de inteiros {0,1,2,...,9}. Um dos guardas observa o colega digitar o último algarismo da senha, concluindo que esta corresponde a um número ímpar. Assuma que esse guarda demore 1,8 segundos para realizar cada tentativa de validação da senha, sem realizar repetições, de maneira que, assim procedendo, no máximo em duas horas e meia terá sucesso na obtenção da senha.
Segundo as condições apresentadas, conclui-se que o valor de d é um número