Assinale a alternativa que contém um grupo de palavras cujos prefixos possuem o mesmo significado.
Questões relacionadas
- Ciências - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
Observe e analise a lista com a refeição de quatro alunos do 4º ano do Ensino Fundamental e a pirâmide alimentar representada abaixo para responder à questão.
Um grupo alimentar muito importante para a prática de nossas atividades esportivas é o dos alimentos energéticos. A pessoa que ingeriu a maior quantidade de alimentos desse grupo foi
- Arte - Fundamental | 04. Artes visuais
Texto base: .
Enunciado:
Cordel
Materiais:
- Tinta guache de cores variadas;
- Rolinhos de espuma;
- Bandejas de isopor (uma para cada aluno e uma a mais para cada mesa);
- Papéis de pouca gramatura, pode ser apergaminhado ou ofício;
- Corda e pregador de roupa para um varal improvisado.
Atividade:
1º - Organize a sala em grupos ou trios. Cada dupla/trio deverá compor uma pequena estrofe em rimas. Sugere-se o tema "Ser criança".
2º - Então eles farão uma ilustração em "isoporgravura" para ilustrar o poema:
- Cada mesa terá um rolinho e uma bandeja de isopor com tinta guache;
- Sugira a eles que façam rascunhos do desenho da capa em papel comum;
- Instrua-os a redesenhar o desenho escolhido na bandeja, utilizando uma caneta esferográfica ou um lápis, afundando o isopor em vez de colori-lo;
- Em seguida, os alunos devem passar o rolinho na tinta guache e na bandeja, deixando uma leve camada de tinta; depois colocar o papel sobre a bandeja e passar suavemente a mão;
- A folha deve ser colocada no varal para secar.
3º - Monte uma exposição colocando o poema ao lado da imagem. Se achar interessante, os poemas podem ser feitos em gravura, mas, para isso, lembre-se de que a imagem sairá espelhada, portanto as letras devem ser feitas espelhadas – um espelho ou um papel bem fino visto ao avesso podem ajudar.
Professor, caso seja necessário visualizar a atividade, você pode ver o vídeo no site Youtube, no link <https://www.youtube.com/watch?v=nrpAjNZ4Ml4>.
- Física | F. Circuitos Elétricos
Um estudante, precisando instalar um computador, um monitor e uma lâmpada em seu quarto, verificou que precisaria fazer a instalação de duas tomadas e um interruptor na rede elétrica. Decidiu esboçar com antecedência o esquema elétrico.
“O circuito deve ser tal que as tomadas e a lâmpada devem estar submetidas à tensão nominal da rede elétrica e a lâmpada deve poder ser ligada ou desligada por um interruptor sem afetar os outros dispositivos” — pensou.
Símbolos adotados:
Qual dos circuitos esboçados atende às exigências?
- Biologia | 11.5 Sistema Nervoso
A adrenalina é muito associada aos esportes radicais devido à excitação à qual a pessoa que os pratica está submetida. Este hormônio prepara o corpo para enfrentar situações de perigo ou de emergência.
Em qual(is) glândula(s) endócrina(s) humana(s) é produzida a adrenalina?
- Física | 2.3 Trabalho, Potência e Energia
Considere a ação de se ligar uma bomba hidráulica elétrica para captar água de um poço e armazená-la em uma caixa d’água localizada alguns metros acima do solo. As etapas seguidas pela energia entre a usina hidroelétrica e a residência do usuário podem ser divididas da seguinte forma:
I - na usina: água flui da represa até a turbina, que aciona o gerador para produzir energia elétrica;
II - na transmissão: no caminho entre a usina e a residência do usuário a energia elétrica flui por condutores elétricos;
III - na residência: a energia elétrica aciona um motor cujo eixo está acoplado ao de uma bomba hidráulica e, ao girar, cumpre a tarefa de transferir água do poço para a caixa.
As etapas I, II e III acima mostram, de forma resumida e simplificada, a cadeia de transformações de energia que se processam desde a fonte de energia primária até o seu uso final. A opção que detalha o que ocorre em cada etapa é: