(IFSP) Em uma sala de aula com 40 alunos, o dobro do número de meninas excede o triplo do número de meninos em 5 unidades. Sendo assim, nessa sala, o número de meninas supera o número de meninos em:
Questões relacionadas
- Biologia | 12.2 Cadeia e Teias Alimentares, Pirâmides e Energia
Em um ecossistema é observada a seguinte teia alimentar:
O menor nível trófico ocupado pelas aves é aquele do qual elas participam como consumidores de
- História - Fundamental | 01. A Primeira República no Brasil
Leia a mensagem de final de ano do ex-presidente dos EUA, Ronald Reagan, ao líder soviético, Mikhail Gorbatchev, em 01 de janeiro de 1990.
Prezado Mikhail
Ao chegar ao final da década dos anos 80, permita-me parabenizá-lo por ter sido escolhido o “homem da década” (pela revista norte americana Time). A sua liderança na URSS contribuiu para a viabilização de mudanças importantes e necessárias no seu país e em outros países em todo o mundo.
Fiquei feliz ao tomar conhecimento dos detalhes do bem-sucedido encontro de cúpula em Malta, que foi um passo importante para a melhora das relações entre EUA e URSS. Espero que a década dos 90 aproxime ainda mais os nossos países.
Nancy (Mulher de Reagan) e eu transmitimos a você e a Raísa (mulher de Gorbatchev) os mais calorosos votos de um Ano Novo com boa saúde e felicidades. Esperamos vê-los em breve.
Ron (Ronald Reagan)
Publicado em United Press Internation. Reproduzido pelo Jornal Folha de São Paulo. Primeiro Caderno. p. 8, 01 jan. 1990.
Disponível em:< http://acervo.folha.com.br>. Acesso em: 23 jul. 2013.
As relações pessoais entre os homens mais poderosos do mundo na década de 1980 deixam transparecer importantes detalhes sobre acontecimentos que impactaram o mundo.
Entre as razões que projetaram o líder soviético mundialmente, destaca-se o seu empenho para
- Língua Portuguesa - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
Observe um trecho da entrevista cedida por Andres Sanchez a Folha de São Paulo e responda à questão.
FOLHA - O sigilo foi o maior mérito do projeto até agora?
Andres Sanchez - Esse projeto só sairá por causa do silêncio. Porque agora acabam as especulações, as maldades. Fizemos um comitê pequeno para manter o sigilo.
Mas vazou.
Infelizmente. Mas não foi pelo Corinthians.
Qual foi o papel do governo federal nisso?
Como tudo, o governo federal se preocupa com o país. A Copa do Mundo quem trouxe foi a CBF e o governo federal, então nada mais justo do que apoiar. Não vai apoiar apenas São Paulo, mas a Bahia e todos os outros Estados.
Mas nessa operação com a Odebrecht, o Lula teve alguma participação?
Não, nada de decisivo. Simplesmente ele, o governo do Estado e a prefeitura davam opiniões, tinha várias opções. E o Ricardo Teixeira [presidente da CBF] se reuniu com ele constantemente, com o governo, tudo, e chegou à conclusão que nosso projeto é o mais pronto.
Teixeira viu o projeto?
Não.
Ninguém da CBF viu?
Não. Nem dos governos federal, estadual e municipal.
Quem viu?
O Corinthians, a Odebrecht e os arquitetos.
E por que a CBF acha o projeto corintiano o mais pronto?
Porque nós temos credibilidade. Vocês podem não acreditar, mas nós temos. E eu não vou fazer como algumas pessoas fizeram e brincar com coisa muito séria. A partir do momento que eu falei, internamente, que o Corinthians tinha um projeto muito bom, todo mundo acreditou. Eu não vou ficar jogando pra lá e pra cá e daqui a seis meses falar que infelizmente não era como foi dito. Não sou irresponsável.
(http://www1.folha.uol.com.br/esporte/790806-cbf-governos-e-prefeitura-nao-viram-projeto-do-estadio-corintiano-revela-andres-sanchez.shtml, acessada em 30⁄08⁄10).
O presidente do Corinthians afirma, em vários momentos na entrevista, que o projeto do novo estádio não foi visto pelo presidente da república – Lula; pelo presidente da CBF – Ricardo Teixeira; e nem pelos governos municipal e estadual. Como ele justifica a escolha do estádio de seu time para sediar os jogos da Copa do Mundo de 2014 em São Paulo pela CBF, sem que a mesma nunca tenha visto ou analisado o projeto?
- Química | A. Equilíbrio Químico
(FUVEST 2005 1ª FASE) O Brasil produz, anualmente, cerca de 6 x 106 toneladas de ácido sulfúrico pelo processo de contacto. Em uma das etapas do processo há, em fase gasosa, o equilíbrio 2 SO2 (g) + O2 (g) ⇌\rightleftharpoons 2 SO3 (g) KP = 4,0 x 104 que se estabelece à pressão total de P atm e temperatura constante. Nessa temperatura, para que o valor da relação seja igual a 6,0 x 104, o valor de P deve ser
x = fração em quantidade de matéria (fração molar) de cada constituinte na mistura gasosa
KP = constante de equilíbrio
- Matemática | 16. Raciocínio Lógico
(ESPM) Sabe-se que, se x2 = 4, então y2 – 3y = 0. Podemos afirmar que: