Caminhando contra o vento,
Sem lenço e sem documento
No sol de quase dezembro
Eu vou
O sol se reparte em crimes
Espaçonaves, guerrilhas
Em cardinales bonitas
Eu vou
Em caras de presidentes
Em grandes beijos de amor
Em dentes, pernas, bandeiras
Bombas e Brigitte Bardot
O sol nas bancas de revista
Me enche de alegria e preguiça
Quem lê tanta notícia
Eu vou
VELOSO, C. Alegria, alegria. In: Caetano Veloso.
São Paulo: Phillips, 1967 (fragmento).
É comum coexistirem sequências tipológicas em um mesmo gênero textual. Nesse fragmento, os tipos textuais que se destacam na organização temática são
Questões relacionadas
- Literatura
TEXTO I
MEIRELLES, Victor. Primeira missa no Brasil. 1861, Óleo sobre tela, 268 cm x 356 cm.Museu Nacional de Belas Artes, Rio de Janeiro.
TEXTO II
A Primeira missa no Brasil baseia-se no relato de Pero Vaz de Caminha, incumbido pela Corte portuguesa de escrever sobre a viagem de Pedro Álvares Cabral. Assim, algumas ideias para os detalhes da cena provêm desse relato, como a atitude pacífica e observadora dos indígenas. O núcleo central é a área mais iluminada da tela, onde estão o celebrante da missa e seu ajudante, em um altar ao ar livre, à frente de uma grande cruz de madeira. Nesse núcleo estão também outros religiosos e membros da esquadra portuguesa. Os indígenas estão em uma área menos iluminada, mas em primeiro plano, e chamam bastante a atenção do observador. Essa foi a provável intenção do autor: destacar o povo nativo do Brasil, que assistia pela primeira vez a um ato religioso católico. Chamam a atenção também as cores do céu e da paisagem ao fundo, que dão a impressão de uma manhã clara e luminosa.
SANTOS, Maria das Graças Vieira Proença dos. História da arte. São Paulo: Ática, 2012.
Considerando o texto II e o contexto artístico da segunda metade do século XIX, identifica-se, no texto I, um exemplo brasileiro de pintura acadêmica, pois a obra
- Matemática | 12.2 Arcos e Ciclos
(FUVEST) Uma das primeiras estimativas do raio da Terra é atribuída a Eratóstenes, estudioso grego que viveu, aproximadamente, entre 275 a.C. e 195 a.C. Sabendo que em Assuã, cidade localizada no sul do Egito, ao meio dia do solstício de verão, um bastão vertical não apresentava sombra, Eratóstenes decidiu investigar o que ocorreria, nas mesmas condições, em Alexandria, cidade no norte do Egito. O estudioso observou que, em Alexandria, ao meio dia do solstício de verão, um bastão vertical apresentava sombra e determinou o ângulo entre as direções do bastão e de incidência dos raios de sol. O valor do raio da Terra, obtido a partir de e da distância entre Alexandria e Assuã foi de, aproximadamente, 7500 km.
O mês em que foram realizadas as observações e o valor aproximado de são
(Note e adote: distância estimada por Eratóstenes entre Assuã e Alexandria ≈ 900 km, π=3.)
- Língua Portuguesa | 1.1 Tipologia e Gênero Textual
Oficina na UFRN vai te ajudar a combater a timidez
REDAÇÃO, 20 de outubro de 2016, 10:53 am.
Falar em público pode ser um verdadeiro desafio e fazer novas amizades muito constrangedor. E até situações simples do cotidiano como pedir uma informação são dilemas enfrentados todos os dias por pessoas tímidas. Para a sociedade são antipáticos ou o que passam é encarado como bobagem. Porém, para os tímidos esses problemas trazem prejuízos para sua vida social, familiar e profissional. Buscar ajuda profissional não é um reconhecimento de fraqueza, mas um passo para uma postura de mudança.
Nesse sentido, o Programa de Enfrentamento à Timidez oferece na CIENTEC 2016 a Oficina de Enfrentamento a Timidez no dia 20/10 às 18:30 e no dia 21/10 às 13:30 na sala 27 do Departamento de Artes – DEART na UFRN.
Ela terá duração prevista para 3 horas e voltada para maiores de 16 anos. Essa atividade é coordenada pela Professora Doutora Neuciane Gomes do departamento de Psicologia da UFRN.
Disponível em: https://apartamento702.com.br. Acesso em: 15 mar. 2021.
É comum que um gênero textual faça uso de sequências tipológicas diferentes. Nesse texto informativo, compreende-se que os tipos textuais que se destacam na organização temática são
- Física
Um elevador está descendo com velocidade constante. Durante este movimento, uma lâmpada, que o iluminava, desprende-se do teto e cai. Sabendo que o teto está a 3,0m de altura acima do piso do elevador, o tempo que a lâmpada demora para atingir o piso é:
- Língua Espanhola | 1. Interpretação de Textos
[1] La muerte se puede conceptuar como una
construcción que el hombre ha ido desarrollando a lo largo
de la historia y en diversas culturas de diferentes maneras.
[4] En el cristianismo, por ejemplo, se anuncia que con
la venida de Jesucristo tiene lugar la salvación de la
humanidad. Aunque bien es cierto que, todavía el ser
[7] humano debe recorrer un camino para su salvación. La
misma muerte de Jesucristo es símbolo de redención, muere
por amor a la humanidad, abriendo, con el magnífico
[10] sacrificio, un camino de liberación de los pecados de la
humanidad.
Las religiones orientales, en cambio, se caracterizan
[13] porque la salvación se produce de forma individual y no
colectiva. Existen mensajeros divinos pero estos no salvarían
a la humanidad sino que tan solo enseñarían a los individuos
[16] el camino de la salvación, camino que cada sujeto debería
recorrer individualmente mediante su esfuerzo.
El Islam considera que el mundo es un lugar donde
[19] Existe el sufrimiento como consecuencia de los errores
humanos. O mar, en la tierra puede haber tanto sufrimiento
como felicidad siendo el paraíso celestial el único lugar
[22] Donde habría felicidad verdadera, permanentemente. Luego,
la aspiración de un musulmán es abandonar el mundo para
alcanzar la dicha eterna. Y dentro de esta lógica la muerte es
[25] La puerta que le conducirá al paraíso.
En la antigüedad clásica había corrientes filosóficas
como el Estoicismo que preconizaban un estilo de vida
[28] sustentado por valores éticos. Los estoicos basaban la
felicidad en la posesión de un alma libre, a la que no alcanza
El dolor, ni es esclava de la búsqueda de una felicidad
[31] exterior, porque el hombre acaba encontrándola en sí mismo,
al ser libre de todas las pasiones. Creían que el hombre podía
alcandear dicho estado mediante una voluntad firme y
[34] constante, y que así, dueño de sí mismo, llegaría a ser
inacessível a la desgracia. Al morir el hombre se reuniría con
el espíritu universal. El estoico aceptaba la muerte y valores
[37] Como la Dignidad y Sobriedad Inclinaban a Aceptarla Con
naturalidade.
Carlos Álvarez Chicano. Bioética y Bioderecho, v. 7, 2002 (con adaptaciones).
Partiendo de su forma y función en el texto es correcto afirmar que
La forma verbal "ha ido desarrollando" (l.2) es reemplazable por desarrolló sin que se produzcan alteraciones semánticas o gramaticales en el texto.