TEXTO I
MEIRELLES, Victor. Primeira missa no Brasil. 1861, Óleo sobre tela, 268 cm x 356 cm.Museu Nacional de Belas Artes, Rio de Janeiro.
TEXTO II
A Primeira missa no Brasil baseia-se no relato de Pero Vaz de Caminha, incumbido pela Corte portuguesa de escrever sobre a viagem de Pedro Álvares Cabral. Assim, algumas ideias para os detalhes da cena provêm desse relato, como a atitude pacífica e observadora dos indígenas. O núcleo central é a área mais iluminada da tela, onde estão o celebrante da missa e seu ajudante, em um altar ao ar livre, à frente de uma grande cruz de madeira. Nesse núcleo estão também outros religiosos e membros da esquadra portuguesa. Os indígenas estão em uma área menos iluminada, mas em primeiro plano, e chamam bastante a atenção do observador. Essa foi a provável intenção do autor: destacar o povo nativo do Brasil, que assistia pela primeira vez a um ato religioso católico. Chamam a atenção também as cores do céu e da paisagem ao fundo, que dão a impressão de uma manhã clara e luminosa.
SANTOS, Maria das Graças Vieira Proença dos. História da arte. São Paulo: Ática, 2012.
Considerando o texto II e o contexto artístico da segunda metade do século XIX, identifica-se, no texto I, um exemplo brasileiro de pintura acadêmica, pois a obra