Um grande tanque de capacidade 500 litros contém, inicialmente,100 litros de uma solução aquosa de cloreto de sódio, cuja concentração é de 5 gramas por litro. Esse tanque é abastecido com uma solução aquosa de cloreto de sódio, com concentração de 1 grama por litro, a uma vazão de 10 litros por minutos, e um mecanismo de agitação mantém homogênea a solução no tanque.
Questões relacionadas
- História | 6.01 Revolução Francesa
(FUVEST) Oh! Aquela alegria me deu náuseas. Sentia-me ao mesmo tempo satisfeito e descontente. E eu disse: tanto melhor e tanto pior. Eu entendia que o povo comum estava tomando a justiça em suas mãos. Aprovo essa justiça, mas poderia não ser cruel? Castigos de todos os tipos, arrastamentos e esquartejamentos, tortura, a roda, o cavalete, a fogueira, verdugos proliferando por toda parte trouxeram tanto prejuízo aos nossos costumes! Nossos senhores colherão o que semearam.
Graco Babeuf, citado por R. Darnton. O beijo de Lamourette. Mídia, cultura e revolução. São Paulo: Companhia das Letras, 1990, p. 31. Adaptado.
O texto é parte de uma carta enviada por Graco Babeuf à sua mulher, no início da Revolução Francesa de 1789. O autor:
- Língua Portuguesa | 1.04 Inferência, Dedução ou Conclusão
Um dos aspectos essenciais da mídia virtual é a centralidade da escrita, pois a tecnologia digital depende totalmente da escrita. Assim, nesta era eletrônica não se pode mais postular como propriedade típica da escrita a relação assíncrona, caracterizada pela defasagem temporal entre produção e recepção, pois os bate-papos virtuais são síncronos, ou seja, realizados em tempo real e essencialmente escritos. Assim, se com o telefonema tornou-se um dia impossível continuar postulando a copresença física dos interlocutores como característica exclusiva da oralidade, já que era possível interagir oralmente estando em espaços diversos, hoje se retira dela também a concomitância temporal.
MARCUSCHI, L. A. Disponível em: http://www.progesp.ufba.br. Acesso em: 9 jul. 2012.
O trecho discute algumas mudanças que surgiram com os avanços das tecnologias de comunicação e informação, fazendo uma comparação entre o telefonema e os bate-papos virtuais. Ao comparar esses dois meios de comunicação, constata-se que
- Matemática | 1.06 Razão, Proporção e Regra de Três
O mapa ao lado representa um bairro de determinada cidade, no qual as flechas indicam o sentido das mãos do tráfego. Sabe-se que esse bairro foi planejado e que cada quadra representada na figura é um terreno quadrado, de lado igual a 200 metros.
Desconsiderando-se a largura das ruas, qual seria o tempo, em minutos, que um ônibus, em velocidade constante e igual a 40 km/h, partindo do ponto X, demoraria para chegar até o ponto Y?
- Biologia | 8.4 Protista e Protozooses
(UDESC) A ficologia é o ramo da Biologia que estuda as algas. Analise as proposições abaixo, em relação às algas.
I. No grupo das algas estão as divisões: algas verdes – clorófitas; algas pardas – feófitas e algas vermelhas – rodófitas.
II. As algas apresentam um talo por onde passam os vasos condutores de seiva.
III. A reprodução assexuada das algas pode ocorrer por fragmentação, ou seja, um filamento da alga se desprende e origina outro filamento por mitose.
IV. As algas rodófitas possuem o pigmento hemoglobina, que é o responsável por sua cor vermelha.
Assinale a alternativa correta:
- História - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
Leia a reportagem e observe a imagem.
Depredação ameaça sítio arqueológico de 11 mil anos no Pará
Depois de resistirem por milhares de anos em pedras e cavernas da Serra da Lua, no município de Monte Alegre (PA), pinturas feitas por tribos antepassadas correm o risco de desaparecer. Pichações e pedras atiradas por visitantes têm danificado uma das mais velhas marcas deixadas por habitantes nas Américas, datadas de 11 mil anos.
THENÓRIO, Iberê. Depredação ameaça sítio arqueológico de 11 mil anos no Pará. Portal G1.
Disponível em: <http://g1.globo.com/Amazonia/0,,MUL750297-16052,00.html>. Acesso em: 17 out. 2016. Adaptado.
Glossário
Depredação – ato de caráter destrutivo.
Qual é a possível consequência das depredações no sítio arqueológico no Pará?