(UPE) O terremoto e o Tsunami, que devastaram o Japão, em 11 de março de 2011, comprometeram o sistema de refrigeração dos reatores na usina nuclear de Fukushima, o que levou a incêndios e explosões. Um mês depois, o governo elevou a emergência ao nível 7, grau máximo da escala, antes atingido apenas pelo desastre de Chernobyl, na Ucrânia, em 1986. Acidentes nucleares têm consequências graves e de longa duração para o meio ambiente e as populações próximas. A exposição de material nuclear no meio ambiente libera substâncias radioativas no ar e no solo. Essas substâncias contaminam plantas, rios, animais e pessoas em volta.
http://veja.abril.com.br/ tema/crise-nuclear. Adaptado.
Observe as imagens que mostram como a radiação pode afetar o corpo humano.
Dentro do contexto apresentado, conclui-se que os efeitos nocivos da radiação sobre o corpo humano interagindo com o ambiente ocorrem:
Questões relacionadas
- Língua Portuguesa | 1.08 Figuras de Linguagem
(FMP) Mais velho, poucos amigos?
Um curioso estudo divulgado na última semana mostrou que a redução do número de amigos com a idade, tão comum entre os humanos, pode não ser exclusivo da nossa espécie. Aparentemente, macacos também passariam por processo semelhante em suas redes de contatos sociais, o que poderia sugerir um caráter evolutivo desse fenômeno. No trabalho desenvolvido pelo Instituto de Pesquisa com Primatas em Göttingen, Alemanha, se identificou uma redução de grooming (tempo dedicado ao cuidado com outros indivíduos, como limpar o pelo e catar piolhos) entre os macacos mais velhos da espécie Macaca sylvanus. Além disso, eles praticavam grooming em um número menor de “amigos” ou parentes. Fazer grooming está para os macacos mais ou menos como o “papo” para nós. Da mesma forma que o “carinho” humano, ele parece provocar a liberação de endorfinas. Geram-se, dessa forma, sensações de bem-estar tanto em homens como em outros animais. Na pesquisa, publicada pelo periódico New Scientist, os cientistas perceberam que macacos de 25 anos tiveram uma redução de até 30% do tempo de grooming quando comparados com adultos de 5 anos. Se esse fenômeno acontece em outros primatas, ele também pode ter chegado a nós ao longo do caminho de formação da nossa espécie. Se chegou, qual teria sido a vantagem evolutiva? Durante muito tempo se especulou que esse “encolhimento” social em humanos seria, na verdade, resultado de um processo de envelhecimento, em que depressão, morte de amigos, limitações físicas, vergonha da aparência e menos dinheiro poderiam limitar as novas conexões. Mas, pesquisando os idosos, se percebeu que ter menos amigos era muito mais uma escolha pessoal do que uma consequência do envelhecer. Uma linha de investigação explica que essa redução dos amigos seria, na verdade, uma seleção dos mais velhos de como usar melhor o tempo. Mas outros especialistas defendem a ideia de que os mais velhos teriam menos recursos e defesas para lidar com estresse e ameaças e, assim, escolheriam com mais cautela as pessoas com quem se sentem mais seguros (os amigos) para passar seu tempo.
BOUER, J. Jornal O Estado de São Paulo, caderno Metrópole, domingo, 26 jun. 2016, p. A23. Adaptado.
As palavras podem ser empregadas no sentido literal ou no sentido figurado.
O trecho da obra de Graciliano Ramos que se caracteriza pela presença de linguagem figurada é:
- Língua Portuguesa - Fundamental | 9.08 Reportagem
CRIANÇAS CONTAM DE QUE MONSTROS TÊM MEDO E COMO LIDAM COM ISSO
MARTHA LOPES COLABORAÇÃO PARA A FOLHA
Bruxa, vampiro, lobisomem... Muitos monstros ficam à solta quando chega o Dia das Bruxas. E de qual deles você tem mais medo? A Folhinha conversou com um grupo de crianças para saber a resposta delas – e elas ainda desenharam monstros assustadores!
A maior surpresa é que algumas crianças têm medo de criaturas que conheceram na série de livros e filmes "Harry Potter". Maria Fernanda Segura, 8, por exemplo, tem muitos pesadelos com um bicho-papão bem gosmento, que mora debaixo da cama. Adivinha onde ela viu essa criatura? Em um filme do bruxo! Maria Eduarda Lima, 9, tem pavor de outros monstros dessa história, os dementadores: "Sonho que eles estão roubando a minha alma!"
Manoela Torres, 8, e Matheus Calmon, 8, ficam assustados quando pensam em criaturas bem conhecidas. Manoela tem medo de lobisomem, e Matheus, de saci. Depois que conheceram essas lendas, não conseguem mais dormir em paz.
Já Henrique Bernardes, 7, e Felipe Genta, 8, têm temores bem originais. Henrique contou que, desde os quatro anos, tem pesadelo com um monstro que ele chama de "pesademonstro": "O sonho começa em um show de rock. O monstro toca guitarra, depois pega as pessoas com seus tentáculos e suga a sua força", explica. Felipe criou um predador que é uma árvore de Natal. Quando uma criança se aproxima para pegar um presente, a árvore a engole! COMO LIDAR
As crianças contaram que não costumam chamar os pais quando o medo lhes pega em cheio no meio da noite. Elas simplesmente esperam o pavor passar. Henrique ainda ensina: "Me escondo embaixo das cobertas para dormir de novo".
Para quem tem muito medo, Maria Eduarda aconselha: "Chame seus pais e tente esquecer". Henrique completa: "Todo mundo tem medo, até pai e mãe. Se alguém diz que não tem medo, é porque é segredo". Disponível em: http://www1.folha.uol.com.br/folhinha/998229-criancas-contam-de-que-monstros-tem-medo-e-como-lidam-com-isso.shtml Acesso em: 01 jan. 2011.
Leia os nomes a seguir e, para cada um deles, escreva uma característica para descrevê-lo.
- a) Monstro
- b) Crianças
- c) Dementadores
- d) Resposta
- História - Fundamental | 02. A vida familiar
As sociedades são organizadas por meio de leis que determinam os direitos dos cidadãos.
1. Identifique o ano em que a Lei 8.069 foi criada.
2. Escreva a data de atualização da Lei 8.069.
3. Explique por que uma lei pode ser atualizada.
- Espanhol - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
Lee el texto.
Beber zumo de remolacha mejora el rendimiento del cerebro
En los últimos años la remolacha ha ido ganando en popularidad por sus posibles beneficios para la salud, que incluyen la reducción de la presión arterial y el aumento del rendimiento del ejercicio físico. Estudios anteriores también han demostrado que la actividad física puede tener efectos positivos en el cerebro, particularmente entre la población más adulta. Ahora, una investigación desarrollada por el Departamento de Salud y Ciencias del Ejercicio de la Universidad Wake Forest en Winston-Salem, en Carolina del Norte (EE. UU.) ha descubierto se pueden reforzar estos efectos sobre el cerebro, simplemente bebiendo zumo de remolacha antes de hacer ejercicio. Los resultados del experimento evidenciaron que los adultos mayores que consumieron zumo de remolacha antes de realizar ejercicio moderadamente intenso demostraron mayor conectividad en las regiones cerebrales asociadas con la función motora, en comparación con los adultos que no lo tomaron. Los beneficios de la remolacha vienen dados gracias a su alto contenido de nitratos; ya que, cuando se consumen, los nitratos se convierten en óxido nítrico, que la ciencia ha demostrado que puede disminuir la presión arterial y aumentar el flujo sanguíneo al cerebro.
Beber zumo de remolacha mejora el rendimiento del cerebro.
Disponible en: <www.muyinteresante.es/salud/articulo/beber-zumo-de-remolacha-mejora-elrendimiento-del-cerebro-871493021148>. Acceso el 7 de mayo de 2017.
Glosario
Remolacha – beterraba.
Desarrollar – desenvolver.
Mayor – mais velho.
Flujo – fluxo.
Enunciado:
Según el texto se puede afirmar que:
- Espanhol - Fundamental | 2.4 Animales (Animais)
Observe a imagem e marque o animal presente nela: