As sociedades são organizadas por meio de leis que determinam os direitos dos cidadãos.
1. Identifique o ano em que a Lei 8.069 foi criada.
2. Escreva a data de atualização da Lei 8.069.
3. Explique por que uma lei pode ser atualizada.
Questões relacionadas
- Biologia | 9.4 Fisiologia Vegetal
(Uel) Considere o experimento sobre o efeito inibidor de hormônio vegetal no desenvolvimento das gemas laterais, apresentado na figura a seguir.
Com base na figura e nos conhecimentos sobre fisiologia vegetal, considere as afirmativas a seguir.
I. A ausência de hormônio produzido pelo meristema apical do caule exerce inibição sobre as gemas laterais, mantendo-as em estado de dormência.
II. As gemas laterais da planta-controle estão inibidas devido ao efeito do hormônio produzido pela gema apical.
III. O hormônio aplicado na planta decapitada inibe as gemas laterais e, consequentemente, a formação de ramos laterais.
IV. A técnica de poda das gemas apicais tem como objetivo estimular a formação de novos ramos laterais.
Assinale a alternativa correta.
- Biologia | 3.4 Ácidos Nucleicos
(EBMSP) O DNA é o material genético dos seres vivos. A molécula é uma dupla hélice formada pela união de nucleotídeos e sua estrutura possibilita a duplicação, o que é fundamental para a hereditariedade, bem como para a expressão da informação genética.
Com base nos conhecimentos sobre ácidos nucleicos e genética, pode-se afirmar: - História | 4.2 Baixa Idade Média
O garfo muito grande, com dois dentes, que era usado para servir as carnes aos convidados, é antigo, mas não o garfo individual. Este data mais ou menos do século XVI e difundiu-se a partir de Veneza e da Itália em geral, mas com lentidão. O uso só se generalizaria por volta de 1750.
BRAUDEL, F. Civilização material, economia e capitalismo: séculos XV-XVIII; as estruturas do cotidiano. São Paulo: Martins Fontes, 1977 (adaptado).
No processo de transição para a modernidade, o uso do objeto descrito relaciona-se à
- Geografia | 5.2 Migração
(UNICAMP) De acordo com a Organização das Nações Unidas, a população global submetida a deslocamentos forçados cresceu substancialmente durante os últimos decênios, passando de 37,3 milhões para 65,3 milhões em 2015. Desse total, os refugiados representam 16,1 milhões de pessoas, 1,7 milhão a mais que o total registrado 12 meses antes. Mais da metade dos atuais refugiados do mundo (54%) procede de três países afetados por conflitos armados.
Adaptado de Agência da ONU para Refugiados – ACNUR – Documento Tendencias Globales, 2015.
Indique quais são esses três países
- Biologia | 12.8 Impactos Ambientais
(UNEB) Durante muito tempo, acreditou-se que a vastidão dos oceanos seria capaz de anular todas as agressões provocadas pelas ações humanas. Uma série de fenômenos recentes, porém, modificou esse modo de pensar, e hoje existe em todo o mundo uma extrema preocupação com o ambiente marinho, cuja importância tem sido amplamente difundida e discutida, uma vez que os oceanos representam a quase totalidade da água do planeta. Entre os vários poluentes que ameaçam o ambiente marinho estão os plásticos. Eles chegam hoje aos oceanos em diferentes formas, desde produtos finais, como fios, sacos e garrafas, até grânulos ou pellets — esferas de 1,0mm a 5,0mm de diâmetro de cores variadas. [...] Os grânulos são muito pequenos para serem retirados das praias pelos mecanismos de limpeza tradicionais. [...] A abundância de produtos plásticos tem criado sérios problemas ambientais. A lenta degradação natural da maioria dos plásticos e a toxidade dos gases produzidos durante a incineração são algumas das dificuldades encontradas para solução desse impasse. (TURRA, 2008, p. 40-45)
Analise as seguintes preposições.
( ) A ingestão de grânulos plásticos pode criar a falsa sensação de saciedade nos animais marinhos, o que poderá acarretar a morte destes, por inanição.
( ) Os aditivos químicos utilizados para alterar as características dos plásticos, durante a sua fabricação, não são biologicamente assimilados pelos organismos aquáticos, devido à sua bioindisponibilidade.
( ) A ingestão de plásticos, pelos animais aquáticos, pode levar à ocorrência de alterações hormonais que modificam o seu sistema reprodutivo e diminuem a taxa de fertilidade.
A partir da análise dessas proposições, relacionadas aos possíveis impactos ambientais, ocasionados pela liberação de plásticos nos oceanos, marque com V as proposições verdadeiras e com F, as falsas.