Uma onda eletromagnética com comprimento de onda de 500 nm se propaga em um meio cujo índice de refração é 1,5 Qual é a frequência da onda, nesse meio, em Hz?
Considere a velocidade da luz no vácuo c = 3.108 m/s.
Questões relacionadas
- Matemática - Fundamental | 1.3 Máximo Divisor Comum (MDC) e Mínimo Múltiplo Comum (MMC)
Para vender mais doces em sua bomboniere, o senhor José vai fazer uma promoção. Ele decidiu dividir os 105 doces de leite, 60 cocadas e 135 paçocas que tinha no estoque em saquinhos e vendê-los a um preço especial.
A quantidade de cocadas deve ser a mesma em cada saquinho, o mesmo acontecendo para os outros doces. Além disso, o número total de doces em cada saquinho deve ser o maior possível. Quantos doces, no total, deverá ter cada saquinho?
- Matemática
(ENEM 2016 1º APLICAÇÃO)
Um reservatório é abastecido com água por uma torneira e um ralo faz a drenagem da água desse reservatório. Os gráficos representam as vazões Q em litro por minuto, do volume de água que entra no reservatório pela torneira e do volume que sai pelo ralo, em função do tempo t em minuto.
Em qual intervalo de tempo, em minuto, o reservatório tem uma vazão constante de enchimento?
- História | 1.5 Ciclo do Açúcar e Sociedade Colonial
O processamento da mandioca era uma atividade já realizada pelos nativos que viviam no Brasil antes da chegada de portugueses e africanos. Entretanto, ao longo do processo de colonização portuguesa, a produção da farinha foi aperfeiçoada e ampliada, tornando-se lugar-comum em todo o território da colônia portuguesa na América. Com a consolidação do comércio atlântico em suas diferentes conexões, a farinha atravessou os mares e chegou aos mercados africanos.
BEZERRA, N. R. Escravidão, farinha e tráfico atlântico: um novo olhar sobre as relações entre o Rio de Janeiro e Benguela (1790-1830).
Disponível em: www.bn.br. Acesso em: 20 ago. 2014 (adaptado).
Considerando a formação do espaço atlântico, esse produto exemplifica historicamente a:
- História | 5.9 Colonização da América
O modo de produção tributário foi a base econômica das altas civilizações pré-colombianas sobre a qual se levantou a superestrutura política da Confederação Asteca, as cidades-Estado Maias e o Império Inca. A exploração das comunidades aldeãs pela classe-Estado (sacerdotes, guerreiros e burocratas) estava encoberta pelo manto da religião, que cumpria um papel fundamental no mecanismo de dominação.
PERAGALLI. Enrique. A América que os europeus encontraram. 2 ed. São Paulo: Editora da Universidade Estadual de Campinas, 1987. P. 10.
Com base no texto, uma das características do modo de produção exposto é a - Química | 4. Química Ambiental
O rótulo de um desodorante aerossol informa ao consumidor que o produto possui em sua composição os gases isobutano, butano e propano, dentre outras substâncias. Além dessa informação, o rótulo traz, ainda, a inscrição “Não contém CFC”. As reações a seguir, que ocorrem na estratosfera, justificam a não utilização de CFC (clorofluorcarbono ou Freon) nesse desodorante:
I) CF2Cℓ2 CF2 UV Cℓ• + Cℓ
II) Cℓ• + O3 O2 • + CℓO•A preocupação com as possíveis ameaças à camada de ozônio (O3) baseia-se na sua principal função: proteger a matéria viva na Terra dos efeitos prejudiciais dos raios solares ultravioleta. A absorção da radiação ultravioleta pelo ozônio estratosférico é intensa o suficiente para eliminar boa parte da fração de ultravioleta que é prejudicial à vida.
A finalidade da utilização dos gases isobutano, butano e propano neste aerossol é: