A necessidade de se especializar, de forma talvez indireta, aproximou significativamente o campo e a cidade, na medida em que vários aparatos tecnológicos advindos do espaço urbano foram incorporados às práticas agrícolas. Maquinários altamente modernos, insumos industrializados na lavoura são fatores que contribuíram para uma nova forma de produzir no campo, cada vez com maior rapidez e especialização.
OLIVEIRA, E. B. S. Nova relação campo-cidade: tendências do novo rural brasileiro.
Revista Geografia. São Paulo: Escala Educacional, maio 2011 (adaptado).
Com base na aproximação indicada no texto, uma consequência da modernização técnica para os sistemas produtivos dos espaços rurais encontra-se em:
Questões relacionadas
- Biologia | 4.3 Metabolismo Energético
A figura apresenta um processo alternativo para obtenção de etanol combustível, utilizando o bagaço e as folhas da cana-de-açúcar. Suas principais etapas são identificadas com números.
Em qual etapa ocorre a síntese desse combustível?
- Biologia | 3.4 Ácidos Nucleicos
(FCM-MG) Observe o desenho abaixo e assinale a opção INCORRETA:
- Espanhol - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
¿Te acuerdas del uso del verbo gustar?
Completa las frases con gusta o gustan de la manera adecuada. Mira el modelo.
MODELO:
"Me gustan las piezas únicas", dijo Janelle Monae.
Disponible en: <http://www.elsiglodetorreon.com.mx/noticia/849210.los-5-que-tambien-son-famosos-por-comprar-ropa-usada.html>. Acceso el: 01 mar.
(Fragmento)
A) A Debbie Harry le ____________________ comprar ropas usadas.
B) ¿A vosotros os ____________________ los pantallones cortos?
C) ¿Te ____________________ corbata roja?
D) A mis padres les ____________________ calcetines oscuros.
- Arte - Fundamental | 05. Processo de Criação
- O professor vai propor para a turma um passeio pela escola com o objetivo de escutar os diferentes sons e procurar identificar as respectivas fontes. Na ocasião, o professor poderá ir registrando o nome das fontes à medida que os alunos as identificam.
- Na sala de aula é retomado os sons que foram escutados e suas respectivas fontes.
- Como atividade de registro individual, o professor solicita aos alunos que desenhem as fontes dessa atividade e escrevam , os seus nomes.
- Após o registro das fontes, o professor questionará como poderão registrar o som de determinado objeto. Como exemplo, o som de uma cadeira sendo arrastada pelo chão. Na maioria das vezes, os primeiros registros representarão a fonte (cadeira) e não o som. O professor explicará que devem pensar em como registrar o som. Que desenho/código poderão criar que represente o som da cadeira arrastada?
- Nesta atividade, o som dos objetos está representado pelo desenho da fonte. Som de uma furadeira (uma máquina)uma cadeira arrastada pelo chão (cadeira ) etc.
Depois os alunos já começam a compreender como fazer esta codificação e criam os códigos para representar o som.
- Havendo a compreensão da codificação do som, o professor propõe que escolham uma parte do corpo e produzam , no mínimo, três sons diferentes. Depois devem criar seus respectivos códigos.
- Em seguida, organize esses códigos numa sequência, podendo repeti-los. Para tal organização, o professor dirá que em música os códigos são organizados em espaços chamados compassos e que devemos saber quantos tempos terão cada compasso para que todos saibam a sua duração. (dois tempos, três tempos...)
- Realizar a leitura da partitura produzindo os sons de acordo com a sequência apresentada. Essa leitura poderá ter como desafio o acompanhamento com palmas ou batidas de pés ou com instrumento de percussão.
- Partitura criada a partir de sons da boca. Na legenda temos da esquerda para a direita : barulho da abelha (zzzzz) , estalar língua, beijos, som entre os dentes, sopro, pressionando os lábios e soltando.
- Retomando a partitura criada pelos alunos, o professor propõe que se faça um ditado. O professor produzirá sons com a boca, seguindo uma sequência criada por ele sem o conhecimento dos alunos e estes terão que registrar esses sons utilizando os símbolos que criaram para tal. Não deve se esquecer de dizer de quanto tempo será cada compasso.
- Agora o professor poderá apresentar para os alunos uma partitura com a notação convencional, seja para realizar apenas leitura rítmica ou para ser executada com canto/instrumento.
- Durante esta apresentação o professor conversará um pouco sobre a notação musical (notas de valores, claves, pentagrama...) para que os alunos tenham noções.
Disponível - http://www.google.com/images?um=1&hl=es&rls=com.microsoft:es:IE-SearchBox&rlz=1I7GZAZ_pt-BR&tbs=isch:1&&sa=X&ei=a6bpTLfrMYOClAem4eybCw&ved=0CCMQvwUoAQ&q=PARTITURA+FUR+ELISE&spell=1&biw=1419&bih=706
Site sobre Teoria Musical: http://alfredoribeiro.wordpress.com/teoria-musical/
Fonte: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=27134
- Física | 1.2 Vetores
Considere os vetores A, B e F, nos diagramas numerados de I a IV.
Os diagramas que, corretamente, representam a relação vetorial F = A – B são apenas: