Em Bangladesh, mais da metade dos poços artesianos cuja água serve à população local está contaminada com arsênio proveniente de minerais naturais e de pesticidas. O arsênio apresenta efeitos tóxicos cumulativos. A ONU desenvolveu um kit para tratamento dessa água a fim de torná-la segura para o consumo humano. O princípio desse kit é a remoção do arsênio por meio de uma reação de precipitação com sais de ferro (III) que origina um sólido volumoso de textura gelatinosa.
Questões relacionadas
- Língua Portuguesa | 1.09 Recursos Expressivos e Recursos Estilísticos
Jogar limpo
Argumentar não é ganhar uma discussão a qualquer preço. Convencer alguém de algo é, antes de tudo, uma alternativa à prática de ganhar uma questão no grito ou na violência física — ou não física. Não física, dois pontos. Um político que mente descaradamente pode cativar eleitores. Uma publicidade que joga baixo pode constranger multidões a consumir um produto danoso ao ambiente. Há manipulações psicológicas não só na religião. E é comum pessoas agirem emocionalmente, porque vítimas de ardilosa — e cangoteira — sedução. Embora a eficácia a todo preço não seja argumentar, tampouco se trata de admitir só verdades científicas — formar opinião apenas depois de ver a demonstração e as evidências, como a ciência faz. Argumentar é matéria da vida cotidiana, uma forma de retórica, mas é um raciocínio que tenta convencer sem se tornar mero cálculo manipulativo, e pode ser rigoroso sem ser científico.
Língua Portuguesa, São Paulo, ano 5, n. 66, abr. 2011 (adaptado).
No fragmento, opta-se por uma construção linguística bastante diferente em relação aos padrões normalmente empregados na escrita. Trata-se da frase “Não física, dois pontos”. Nesse contexto, a escolha por se representar por extenso o sinal de pontuação que deveria ser utilizado:
- História - Fundamental | 01. Os Estados Europeus e o Absolutismo Monárquico
Leia o texto abaixo.
Ler imagens não é tão fácil quanto parece, pelo menos quando a distância cultural entre o autor e o espectador é tão grande quanto a que nos separa do século XVII. Para transpor esse hiato a prudência exige, pelo menos, que se dê considerável atenção a descrições dessas imagens feitas na época de sua produção. Algumas delas podem ser encontradas em guias de Versailles daquele tempo, que, como as inscrições nos monumentos e medalhas, eram feitos para moldar as percepções dos espectadores. […]
Quanto à função da imagem, ela não visava, de modo geral, fornecer uma cópia reconhecível dos traços do rei ou uma descrição sóbria de suas ações. Ao contrário, a finalidade era…
BUKER, Peter. A fabricação do rei: a construção da imagem pública de Luís XIV. 2. ed. Rio de Janeiro: Zahar, 2009. p. 30-31.
Vocabulário:
Hiato – intervalo.
Complete a ideia do fragmento, assinalando a alternativa que explica a finalidade das diversas imagens de Luís XIV.
“Quanto à função da imagem, ela não visava, de modo geral, fornecer uma cópia reconhecível dos traços do rei ou uma descrição sóbria de suas ações. Ao contrário, a finalidade era…”
- Biologia | 05. Embriologia
Os gêmeos idênticos Scott Kelly e Mark Kelly foram separados por um ano em um experimento realizado pela Nasa. Scott foi enviado à Estação Espacial Internacional e Mark ficou em solo. Isso permitiu uma comparação dos efeitos fisiológicos de estarem sob diferentes gravidades. Não houve diferenças significativas na saúde de ambos.
(Folha de S.Paulo, 12.04.2019. Adaptado.) Os gêmeos em questão são
- Biologia | 8.6 Verminoses
(UNIPÊ)
A gravura apresenta o ciclo de transmissão do Schistosoma mansoni, causador de uma das maiores endemias brasileiras, também presente nos continentes africano e asiático.
A partir da análise da gravura e com base nos conhecimentos sobre endemias brasileiras, é correto afirmar:
- Arte - Fundamental | 06. Artes Visuais: Renascimento
Valéria Peixoto de Alencar*
Especial para a Página 3 Pedagogia & Comunicação
Descendente de italianos, Lívio Abramo (1903-1992) nasceu em Araraquara. Em São Paulo, frequentou teatros, exposições e conferências artísticas. Estudou no Colégio Dante Alighieri quando começou a se interessar por desenho. Sempre sonhou em ser arquiteto, mas não conseguiu concluir os estudos.
Lívio Abramo tornou-se artista por conta própria - autodidata. Conheceu as gravuras de Oswaldo Goeldi e, quando tinha 27 anos, visitou uma exposição de gravuras dos expressionistas alemães, em São Paulo. Ao sentir a força das gravuras de Kathe Kollwitz e demais artistas, decidiu fazer o mesmo.
Início da carreira do artista
Abramo conta sua experiência: "ao sair dessa exposição, fui para casa, peguei uma gilete e um pedaço de madeira e fiz minha primeira gravura". Ao lado de Goeldi, Abramo é considerado o introdutor da gravura moderna no Brasil.
Num período de dificuldades financeiras, trabalhou fazendo desenhos de moda, cartazes de propaganda, pintura de anúncios e cenários de teatro e cinema. Engajou-se no Partido Comunista Brasileiro, com o qual rompeu.
As fases do artista
Entre de 1935 até 1938, morou numa vila operária no Brás e a temática de suas gravuras e desenhos era sempre social. Essa sua primeira fase se caracteriza por forte influência expressionista, como se pode ver em Operário, no alto.
A temática, a maneira de gravar e os traços fortes são característicos do expressionismo.
Durante o período da Segunda Guerra Mundial (1939-1945), a intensa atividade política o afastou de seus trabalhos artísticos. Tornou a desenhar e gravar em 1947 quando foi convidado para ilustrar o livro "Pelo Sertão" de Afonso Arinos, o que fez com que se voltasse para temas relacionados à paisagem do Brasil.
Sua última fase é o período em que ocorre um amadurecimento artístico, quando ele cristaliza melhor sua linguagem gráfica, já valorizada pelos claros e escuros. Lívio Abramo faz uma série de gravuras sobre o Rio de Janeiro e uma série sobre festas em que procurava mesclar o que tinha visto na Europa com as festas populares brasileiras.
Foi convidado pelo Itamaraty a integrar a Missão Cultural Brasil-Paraguai. Em 1962, mudou-se para o Paraguai e dirigiu, até 1992, o Setor de Artes Plásticas e Visuais. É fundador do Patrimônio Histórico e Artístico do Paraguai.
Faceta expressionista:
É quando a expressão artística toma aspecto de crítica social; as figuras são deformadas, as cores contrastantes e as pinceladas vigorosas, rejeitando todo tipo de comedimento. Retoma as artes gráficas, especialmente a xilogravura, devido ao interesse pela arte primitiva. Essa poética encontra sua tradução em motivos retirados do cotidiano.
http://educacao.uol.com.br/artes/ult1687u32.jhtm
Converse com a turma sobre o tema "gravura" e peça que pesquisem a respeito do assunto em livros, revistas, jornais e sites na internet, observando o contraste de luz e sombra. Abra um espaço para compartilharem o material pesquisado, compartilhe também o texto acima e direcione a análise das imagens de acordo com o tema luz e sombra.
Proponha aos alunos que façam uma gravura utilizando como matriz um pedaço de acetato, que pode ser uma transparência de retroprojetor ou aproveitamento de embalagem. Para gravar sobre o acetato eles poderão usar um objeto metálico com ponta, como por exemplo, uma agulha. Peça para os alunos fazerem um desenho em folha de papel sulfite e colocar por baixo do acetato. Lembre os alunos que o local onde eles sulcarem o acetato será o local onde ficará mais claro e os espaços não trabalhados com a agulha ficarão mais escuros, um efeito em negativo. Depois é só passar tinta gauche bem espessa com rolo de espuma sobre o acetato, colocar uma folha de papel sulfite branca, pressionar com um pedaço de tecido e movimentos regulares e tirar a folha.
Combine com a turma uma mostra dos trabalhos no espaço cultural da escola.