O processo de expansão ou compressão de um gás em um curto intervalo de tempo pode representar um processo termodinâmico que se aproxima de um processo adiabático. Como exemplo, pode-se mencionar a expansão de gases de combustão em um cilindro de motor de automóvel em alta rotação.É correto afirmar que, em um processo adiabático no sistema,
Questões relacionadas
- Matemática | 1.06 Razão, Proporção e Regra de Três
Os exercícios físicos são recomendados para o bom funcionamento do organismo, pois aceleram o metabolismo e, em consequência, elevam o consumo de calorias. No gráfico, estão registrados os valores calóricos, em kcal, gastos em cinco diferentes atividades físicas, em função do tempo dedicado às atividades, contado em minuto.
Qual dessas atividades físicas proporciona o maior consumo de quilocalorias por minuto?
- Filosofia | 4.1 Renascimento, Humanismo e Revolução Científica
(UNESP) Admite-se de maneira geral que o século XVII sofreu, e realizou, uma radicalíssima revolução de que a ciência moderna é, ao mesmo tempo, a raiz e o fruto. Alguns historiadores viram seu aspecto mais específico na secularização da consciência. O homem perdeu seu lugar no mundo; perdeu o próprio mundo em que vivia e sobre o qual pensava, e teve de transformar e substituir não só seus conceitos e atributos fundamentais, mas até mesmo o quadro de referência de seu pensamento.
Alexandre Koyré. Do mundo fechado ao universo infinito, 2006. Adaptado.
No texto, Alexandre Koyré ressalta uma mudança radical no processo do conhecimento que ocorreu no século XVII, que consiste na
- Arte | 6.1 Neoclassicismo, Romantismo, Realismo, Academicismo e Impressionismo
Em 1866, tendo encerrado seus estudos na Escola de Belas Artes, em Paris, Pedro Américo ofereceu a tela A Carioca ao imperador Pedro II, em reconhecimento ao seu mecenas. O nu feminino obedecia aos cânones da grande arte e pretendia ser uma alegoria feminina da nacionalidade. A tela, entretanto, foi recusada por imoral e licenciosa: mesmo não fugindo à regra oitocentista relativa à nudez na obra de arte, A Carioca não pôde, portanto, ser absorvida de imediato. A sensualidade tangível da figura feminina, próxima do orientalismo tão em voga na Europa, confrontou-se não somente com os limites morais, mas também com a orientação estética e cultural do Império. O que chocara mais: a nudez frontal ou um nu tão descolado do que se desejava como nudez nacional aceitável, por exemplo, aquela das românticas figuras indígenas? A Carioca oferecia um corpo simultaneamente ideal e obsceno: o alto — uma beleza imaterial — e o baixo — uma carnalidade excessiva. Sugeria uma mistura de estilos que, sem romper com a regra do decoro artístico, insinuava na tela algo inadequado ao repertório simbólico oficial. A exótica morena, que não é índia — nem mulata ou negra — poderia representar uma visualidade feminina brasileira e desfrutar de um lugar de destaque no imaginário da nossa “monarquia tropical”?
OLIVEIRA, C. Disponível em: http://anpuh.org.br. Acesso em: 20 maio 2015.
O texto revela que a aceitação da representação do belo na obra de arte está condicionada à
- Língua Portuguesa - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
Read the text and answer question
Preteen Worries: My family, my friends and me
Preteens tend to be tight-lipped---preferring to share secrets with their friends over their parents---so it’s natural for moms, dads and teachers to wonder what they worry about. A new KidsHealth KidsPoll was designed to provide some answers. The January 2008 poll surveyed 1,154 kids between the ages of 9 and 13, looking at how much they worry and what they worry about.
By far, the largest proportion (86 per cent) worry “almost all the time” or “a lot” about someone they love. They also worry about tests and grades, the future, their appearance, and making mistakes---in that order. But 1 out of 4 worry about their friends “almost all the time” and a third of them worry about friends “a lot.” In fact, friendships ranked among the top 8 of 20 pre-teen worries.
Available at: http://www.thefriendshipblog.com/blog/preteen-worries-my-family-my-friends-and-me. Access on: 20 Mar 2012.
This text tells about
- História | 1.6 Crise do Sistema Colonial e Ciclo da Mineração
A insistência de Melo e Castro na derrama, junto com seus atos contra os devedores da Coroa em Minas, proporcionou aos magnatas da capitania um subterfúgio pré-fabricado para alcançarem seus próprios objetivos egoístas, sob o disfarce de um levante popular. Os que tinham mais a ganhar com o rompimento com Portugal eram, evidentemente, os abastados plutocratas ameaçados de perder todo o seu patrimônio nos processos da Real fazenda. A derrama era um tributo que recaía sobre toda a população e, assim, podia ser usada por estes interesses – os interesses daqueles que durante tantos anos tinha sido, eles próprios, os arrecadadores e agentes da autoridade real, os opressores, portanto – dando-lhes uma fachada respeitável e a possibilidade de atrair o apoio popular para sua causa. [....].
MAXWEEL, K. Os Magnatas da Inconfidência. Revista Nossa História. Ano 2, nº 18, Rio de Janeiro, 2005. VOT2022.
De acordo com o historiador Maxweel, durante a conspiração dos Inconfidentes de Minas Gerais havia o propósito de