A seguir, temos trechos de duas importantes leis do Brasil no século XIX sobre a escravidão.
“Art. 1º - Os filhos de mulher escrava que nascerem no Império desde a data desta lei serão considerados de condição livre” (Lei do Ventre Livre, 1871)
“Art. 1º - É declarada extinta desde a data desta lei a escravidão no Brasil” (Lei Áurea, 1888)
Com base nos trechos das leis, assinale a alternativa correta.
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(FUVEST 2014 1° FASE) Dois fios metálicos, F1 e F2, cilíndricos, do mesmo material de resistividade ρ, de seções transversais de áreas, respectivamente, A1 e A2 = 2A1, têm comprimento L e são emendados, como ilustra a figura abaixo. O sistema formado pelos fios é conectado a uma bateria de tensão V.
Nessas condições, a diferença de potencial V1, entre as extremidades de F1, e V2, entre as de F2, são tais que
- Língua Portuguesa - Fundamental | 4.06 Artigo de Opinião
Leia o artigo a seguir e responda às questões
Brincadeira que não tem graça
Diogo Dreyer
Todos os dias, alunos no mundo todo sofrem com um tipo de violência que vem mascarada na forma de “brincadeira”. Estudos recentes revelam que esse comportamento, que há pouco tempo era considerado inofensivo e que recebe o nome de bullying, pode acarretar sérias consequências ao desenvolvimento psíquico dos alunos, gerando desde a queda da autoestima até, em casos mais extremos, o suicídio e outras tragédias.
Quem nunca foi zoado ou zoou alguém na escola? Risadinhas, empurrões, fofocas, apelidos como “bola”, “rolha de poço”, “quatro-olhos”. Todo mundo já testemunhou uma dessas “brincadeirinhas” ou foi vítima delas. Mas esse comportamento, considerado normal por muitos, está longe de ser inocente. Ele é tão comum entre crianças e adolescentes que recebe até um nome especial: bullying. Trata-se de um termo em inglês utilizado para designar a prática de atos agressivos entre estudantes. Traduzido ao pé da letra, seria algo como intimidação. Trocando em miúdos: quem sofre com o bullying é aquele aluno perseguido, humilhado, intimidado.
Portanto, não se trata de brincadeiras ou desentendimentos eventuais. “Os estudantes que são alvos de bullying sofrem esse tipo de agressão sistematicamente”, explica o médico Aramis Lopes Neto, coordenador do primeiro estudo feito no Brasil a respeito desse assunto — “Diga não ao bullying: Programa de Redução do Comportamento Agressivo entre Estudantes”, realizado pela Associação Brasileira Multiprofissional de Proteção à Infância e Adolescência (Abrapia).
Segundo Aramis, a única maneira de combater esse tipo de prática é a cooperação por parte de todos os envolvidos: professores, funcionários, alunos, responsáveis e pais: “Todos devem estar de acordo com o compromisso de que o bullying não será mais tolerado. As estratégias utilizadas devem ser definidas em cada escola, observando-se as suas características e as de sua população. O incentivo ao protagonismo dos alunos, permitindo sua participação nas decisões e no desenvolvimento do projeto, é uma garantia ainda maior de sucesso. Não há,
geralmente, necessidade de atuação de profissionais especializados; a própria comunidade escolar pode identificar seus problemas e apontar as melhores soluções”. Para o médico, a receita é promover um ambiente escolar seguro e sadio, onde haja amizade, solidariedade e respeito às características individuais de cada um de seus alunos. “Enfim, é fundamental que se construa uma escola que não se restrinja a ensinar só o conteúdo programático, mas que também eduque as crianças e adolescentes para a prática de uma cidadania justa”, finaliza.
Disponível em: http://www.educacional.com.br/reportagens/bullying/solucoes.asp. Acesso em: 29 fev. 2012 (Fragmento).
Leia o texto a seguir.
O Novo Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa é um tratado internacional assinado em 16 de dezembro de 1990, em Lisboa, por representantes oficiais de Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal e São Tomé e Príncipe, com a presença de uma delegação de Galiza. Em 2004, depois de sua independência, Timor Leste aderiu ao acordo. Esse acordo é resultado de negociações iniciadas em 1980 entre a Academia de Ciências de Lisboa e a Academia Brasileira de Letras. Após várias tentativas de se unificar a ortografia da Língua Portuguesa, a partir de 1.º de janeiro de 2009 passou a vigorar no Brasil e em todos os países da CLP (Comunidade de Países de Língua Portuguesa) e o período de transição para as novas regras ortográficas que se finaliza em 31 de dezembro de 2012.
Disponível em: http://www.infoescola.com/portugues/novo-acordo-ortografico-da-lingua-portuguesa/. Acesso em: 29 fev. 2012 (Adaptado).
Identifique, no texto “ Brincadeira que não tem graça”, uma palavra que exemplifique as mudanças a seguir:
- a) não se usa mais trema (¨);
- b) não se usa mais o hífen (-).
- Física | A. Imãs e Campo Magnético
O cooktop de indução gera calor por ondas eletromagnéticas que saem de uma corrente elétrica gerada por uma bobina de cobre que fica dentro dele. Em outras palavras, vale dizer que ele só esquenta o que é compatível, ou seja: o que interage com um campo magnético. O princípio de funcionamento se baseia na indução eletromagnética, no qual um campo magnético variável induz uma corrente elétrica e o dispositivo imprescindível para que isso ocorra é o solenoide, mais conhecido como bobina. Devido a um problema elétrico a bobina de um cooktop teve de ser substituída por outra de comprimento duas vezes maior e com o dobro do número de espiras, mas apresentando a mesma resistência elétrica.
Com a troca da bobina o campo magnético no interior do novo solenoide, gerado pela corrente elétrica, terá sua intensidade, em relação ao valor inicial,
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14. Marca la opción en que hay una palabra intrusa.
- História - Fundamental | 01. Os Estados Europeus e o Absolutismo Monárquico
36. Texto base: Leia o texto a seguir escrito por Thomas Hobbes (1588-1679), um dos principais pensadores ingleses do século XVII, cujas ideias ajudaram a justificar o absolutismo monárquico, durante o período moderno. O pacto social É certo que há algumas criaturas vivas, como as abelhas e as formigas, que vivem socialmente umas com as outras [...]. Assim, talvez haja alguém interessado em saber porque a humanidade não pode fazer o mesmo [...]. Primeiro, que os homens estão constantemente envolvidos numa competição pela honra e pela dignidade, o que não ocorre no caso dessas criaturas [...]. Terceiro, que, como essas criaturas não possuem (ao contrário do homem) o uso da razão, elas não veem nem julgam ver qualquer erro na administração da sua existência comum [...]. Por último, o acordo vigente entre essas criaturas é natural, ao passo que o dos homens surge apenas através de um pacto, isto é, artificialmente. Portanto, não é de admirar que seja necessária alguma coisa mais, além de um pacto, para tornar constante e duradouro o seu acordo; ou seja, um poder comum que os mantenha em respeito, e que dirija as suas ações no sentido do benefício comum. HOBBES, Thomas. O leviatã ou matéria, forma e poder de um Estado eclesiástico e civil. São Paulo: Abril Cultural, 1974. P. 108-109. (Coleção Os Pensadores). (Fragmento)
Enunciado:
- A) Quais as comparações que Hobbes estabelece entre a sociedade humana e a forma de organização dos animais?
- B) Identifique no texto o argumento utilizado pelo autor para justificar a existência de um governo sobre os indivíduos.