A seguir, temos trechos de duas importantes leis do Brasil no século XIX sobre a escravidão.
“Art. 1º - Os filhos de mulher escrava que nascerem no Império desde a data desta lei serão considerados de condição livre” (Lei do Ventre Livre, 1871)
“Art. 1º - É declarada extinta desde a data desta lei a escravidão no Brasil” (Lei Áurea, 1888)
Com base nos trechos das leis, assinale a alternativa correta.
Questões relacionadas
- História | 1.3 União Ibérica
Uma pergunta que sempre surge quando se estuda a presença holandesa no Brasil é a seguinte: o destino do país seria diferente se tivesse ficado nas mãos do Holanda e não de Portugal?
Não há uma resposta segura para essa questão, pois ele envolve uma conjectura, uma possibilidade que não se tornou real. Quando se compara o governo de Nassau com a rudeza lusa e a natureza muitas vezes predatória de sua colonização, a resposta parece ser positiva. Mas convém lembrar que Nassau representava apenas uma tendência e a Companhia das Índias Ocidentais outra, mais próxima do empreendimento colonial português. (...) A colonização dependeu menos da nacionalidade do colonizador e mais do tipo de colonização implantado. Os ingleses, por exemplo, estabeleceram colônias bem diversas nos Estados Unidos e na Jamaica.
Fausto, Boris. História do Brasil; colaboração de Sérgio Fausto. – 14ª Edição atualizada e ampliada. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2015. VOT2022
O questionamento apontado no texto é sempre levantado nas aulas de História do Brasil. No entanto, o historiado Boris Fausto deixa bem claro que a colonização do Brasil
- História | 6.17 América Latina no Século XX
(FUVEST 2006 1ª FASE) A política externa dos Estados Unidos com relação à América Latina, na segunda metade do século XX, se pautou
- Inglês - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
Change the sentences from the reported speech into the direct speech.
1. Aristotle said education was the best provision for old age.
“__________________________________________________________________”
2. Epictetus said only the educated people were free.
“__________________________________________________________________”
3. H.G. Wells said human history became more and more a race between education and catastrophe.
“__________________________________________________________________”
- Biologia | 4.3 Metabolismo Energético
(UECE) Segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA), as células cancerosas multiplicam-se de maneira descontrolada, mais rapidamente do que as células normais do tecido à sua volta, invadindo-o. Geralmente, elas têm capacidade para formar novos vasos sanguíneos que as nutrirão e manterão as atividades de crescimento descontrolado. O acúmulo dessas células forma os tumores malignos. Dependendo do tipo da célula do tumor, alguns dão metástases mais rápidas e mais precocemente, outros o fazem bem lentamente ou até não o fazem.
Fonte: http://www2.inca.gov.br/wps/wcm/connect/inca/portal/home.
O processo de multiplicação dessas células se dá por
- Biologia
TEXTO PARA AS PRÓXIMAS 2 QUESTÕES:
A sequência a seguir indica de maneira simplificada os passos seguidos por um grupo de cientistas para a clonagem de uma vaca:
I. Retirou-se um óvulo da vaca Z. O núcleo foi desprezado, obtendo-se um óvulo anucleado.
II. Retirou-se uma célula da glândula mamária da vaca W. O núcleo foi isolado e conservado, desprezando-se o resto da célula.
III. O núcleo da célula da glândula mamária foi introduzido no óvulo anucleado. A célula reconstituída foi estimulada para entrar em divisão.
IV. Após algumas divisões, o embrião foi implantado no útero de uma terceira vaca Y, mãe de aluguel. O embrião se desenvolveu e deu origem ao clone
(Enem) Se a vaca Y, utilizada como "mãe de aluguel", for a mãe biológica da vaca W, a porcentagem de genes da "mãe de aluguel" presente no clone será