(UNICAMP) O estudo Arranjos Populacionais e Concentrações Urbanas do Brasil (IBGE, 2015) identificou 294 arranjos populacionais no País, de diferentes escalas e naturezas. O Arranjo Populacional da Região Metropolitana de São Paulo (SP) é caracterizado pela extensão e intensidade de seus fluxos: aproximadamente 1.750.000 pessoas deslocam-se cotidianamente entre os municípios que compõem o Arranjo para estudar e trabalhar.
Essa dinâmica espacial é melhor explicada pelo conceito de:
Questões relacionadas
- Língua Portuguesa
E SE...
... a água potável acabar?
As teorias mais pessimistas dizem que a água potável deve acabar logo, em 2050. Nesse ano, ninguém mais tomará banho todo dia. Chuveiro com água só duas vezes por semana. Se alguém exceder 55 litros de consumo (metade do que a ONU recomenda), seu abastecimento será interrompido. Nos mercados, não haveria carne, pois, se não há água para você, imagine para o gado. Gastam-se 43 mil litros de água para produzir 1 kg de carne. 1Mas não é só ela que faltará. A Região Centro-Oeste do Brasil, maior produtor de grãos da América Latina em 2012, não conseguiria manter a produção. Afinal, no País, a agricultura e a agropecuária são, hoje, as maiores consumidoras de água, com mais de 70% do uso. Faltariam arroz, feijão, soja, milho e outros grãos.
A vida nas metrópoles será mais difícil. Só a grande São Paulo consome atualmente 80,5 bilhões de litros por mês. A água que abastece a região virá de Santos, uma das grandes cidades do litoral que passarão a investir em dessalinização. O problema é que, para obter 1 litro de água dessalinizada, são necessários 4 litros de água do mar, a um custo de até US$ 0,90 o m2, 2segundo a International Desalination Association. Só São Paulo gastaria quase RS 140 milhões em dessalinização por mês, Como resultado, a água custaria muito mais do que os R$ 3 por m3 de hoje.
Mas há quem não concorde com esse cenário caótico. 3“Á água só acaba se você acabar com o ciclo dela”, diz Antônio Felix Domingues, da Agência Nacional de Águas. [...]
Rafael Soeiro. In Revista Superinteressante. São Paulo. Abril. Edição 305, junho/2012, p. 42.
O termo “se”, usado nos fragmentos abaixo, não estabelece declaração de condicionante em:
- Geografia | 5.3 Urbanização
Queremos saber o que vão fazer
Com as novas invenções
Queremos notícia mais séria
Sobre a descoberta da antimatéria
E suas implicações
Na emancipação do homem
Das grandes populações
Homens pobres das cidades
Das estepes, dos sertões
GILBERTO GIL. Queremos saber. O viramundo. São Paulo: Universal Music, 1976 (fragmento).
A letra da canção relaciona dois aspectos da contemporaneidade com reflexos na sociedade brasileira: - Espanhol - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
En la imagen aparecen algunas personas. ¿Cómo se llaman las personas que van a pie por una vía pública? ____________________________________
- Espanhol - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
Texto base: Lee el texto a seguir:
- 10.Internet
Cuesta imaginar cómo sería el mundo sin Internet. No habría correo electrónico, ni Google, ni videos en Youtube, ni convocatorias por Facebook, ni mucho menos Día de Internet (17 de mayo). No habría salas de chat, ni blogs, ni un estudiante podría consultar libros sin salir de su casa. Lo que en 1972 era un proyecto científico en Estados Unidos, es ahora usado por más de mil millones de personas. Disponible en: <http://elrincondelacienciaytecnologia.blogspot.com.br/2012/04/los-25-inventos-tecnologicos-mas.html>. Acceso el: 03 abr. 2015. (Fragmento)
Enunciado:
Analiza los verbos: “sería”, “habría”, “podría”. ¿Cuál es el modo verbal de estos verbos sacados del texto? Explica el uso de este modo verbal en el contexto.
- Matemática - Fundamental | 3.3 Centena
Texto base: .
Enunciado:
a) Consulte um calendário e complete os quadros com o número de dias de cada mês.
b) Pinte de vermelho os meses que têm 30 dias.
c) Pinte de azul os meses que têm 31 dias.
d) Pinte de verde o mês que não tem nem 30 nem 31 dias.
e) Quantos meses tem um ano?________ E dois anos, quantos meses têm? _________