Dois blocos A e B de massas mA = 6 kg e mB = 4 kg, respectivamente, estão apoiados sobre uma mesa horizontal e movem-se sob a ação de uma força F de módulo 60N, conforme representação na figura a seguir.
Considere que o coeficiente de atrito dinâmico entre o corpo A e a mesa é = 0,2 e que o coeficiente entre o corpo B e a mesa é = 0,3. Com base nesses dados, o módulo da força exercida pelo bloco A sobre o bloco B é:
Questões relacionadas
- História - Fundamental | 01. A Primeira República no Brasil
exto base: Leia os fragmentos abaixo e as afirmativas a respeito deles. O inimigo é a grande justificativa do terror; o Estado totalitário não pode viver sem inimigos. Se lhe faltam, ele os inventará. Uma vez identificados não contarão com nenhuma piedade. TODOROV, Tzvetan. O homem desenraizado. Rio de Janeiro: Record, 1999. p. 36. Como somos judeus, emigramos para a Holanda em 1933 [...] O resto da família, no entanto, sofreu em cheio o impacto das leis antissemitas de Hitler, e a vida se encheu de angústias. [...] Surgiram decretos antissemitas, uns após outros, em rápida sucessão. Os judeus tinham que entregar as bicicletas, os judeus não podiam andar de bonde, os judeus ficavam proibidos de dirigir automóveis. Os judeus só podiam fazer compras das três às cinco horas e só em lojas que tivessem placa dizendo “casa israelita”. FRANK, Anne. Diário de uma jovem. São Paulo: Mérito, p. 14.
Enunciado:
I. Os regimes totalitários precisam de “inimigos” porque esta é uma forma de justificar os métodos de perseguição e terror e “culpar” alguém ou um grupo pelos problemas do país.
II. Os principais inimigos internos “escolhidos” por Hitler, na Alemanha, foram os judeus e os comunistas.
III. O “Diário de Anne Frank” é um testemunho da perseguição nazista sobre os judeus, apontados como um dos “inimigos” da Alemanha.
São corretas as afirmativas:
- Matemática - Fundamental | 07. Ângulos e Retas
Texto base: Observe os ângulos indicados na figura a seguir.
Marque a alternativa CORRETA relativa à classificação desses ângulos.
- História - Fundamental | 01. A Primeira República no Brasil
Varre varre vassourinha, varre varre a bandalheira, o povo já está cansado de viver dessa maneira.”
Este era o jingle da campanha de Jânio Quadros para presidente da República, em 1960. Jânio, que tinha como símbolo de campanha uma vassoura (com a qual iria varrer a corrupção), foi eleito com uma expressiva votação. Assinale a alternativa correta sobre o governo de Jânio Quadros.
- Física | E. Geradores e Receptores
(UEFS) De acordo com o Princípio da Conservação, energia não se perde nem se cria, apenas se transforma ou se transfere. Dessa forma, os dispositivos que se denominam de “máquinas” conseguem transformar ou transferir energia. Os geradores de energia elétrica exercem esse papel: transformam em energia elétrica outro tipo de energia. Tendo-se um gerador com 14V de força eletromotriz, 3Ω de resistência interna, o qual alimenta um circuito com corrente elétrica de 2A, conclui-se que a tensão nos terminais do gerador nas condições em que está operando é igual, em V, a
- Literatura | 4.3 Naturalismo
(ENEM 2017 2º APLICAÇÃO)
– Recusei a mão de minha filha, porque o senhor é...filho de uma escrava.
– Eu ?
– O senhor é um homem de cor!... Infelizmente esta é a verdade...
Raimundo tornou-se lívido. Manoel prosseguiu,no fim de um silêncio:
– Já vê o amigo que não é por mim que lhe recusei Ana Rosa, mas é por tudo! A família de minha mulher sempre foi muito escrupulosa a esse respeito, e como ela é toda a sociedade do Maranhão! Concordo que seja uma asneira; concordo que seja um prejuízo tolo! O senhor porém não imagina o que é por cá a prevenção contra os mulatos!... Nunca me perdoariam um tal casamento; além do que, para realizá-lo, teria que quebrar a promessa que fiz a minha sogra, de não dar a neta senão a um branco de lei, português ou descendente direto de portugueses!
AZEVEDO, A. O mulato. São Paulo: Escala, 2008.
Influenciada pelo ideário cienticifista do Naturalismo, a obra destaca o modo como o mulato era visto pela sociedade de fins do século XIX. Nesse trecho, Manoel traduz uma concepção em que a: