(ENEM 2012 1ª APLICAÇÃO)
Quotes of the Day
Friday, Sep. 02, 2011
“There probably was a shortage of not just respect and boundaries but also love. But you do need, when they cross the line and break the law, to be very tough.”
British Prime Minister DAVID CAMERON, arguing that those involved in the recent riots in England need “tough love” as he vows to “get to grips” with the country’s problem families.
Disponível em: www.time.com. Acesso em: 5 nov. 2011 (adaptado).
A respeito dos tumultos causados na Inglaterra em agosto de 2011, as palavras de alerta de David Cameron têm como foco principal
Questões relacionadas
- Biologia | 13.1 Conceitos Básicos
Uma pesquisadora iniciou um estudo do genoma de um exemplar de milho, que pertence a uma variedade rara e que detém características comercialmente vantajosas. Durante o estudo, ela descobriu que os genes que condicionam as características de maior interesse comercial estão localizados em um mesmo par de cromossomos homólogos. Ao mapear as posições desses genes, ela selecionou os mais promissores para um programa de melhoramento genético, representados em destaque na figura a seguir:
A partir do estudo, a pesquisadora inferiu que os genes em destaque estão relacionados a uma mesma característica porque
- Física | B. Resistores
Considere o circuito abaixo:
Neste circuito, todos os resistores são idênticos, e C1 e C2 são dois interruptores que podem estar abertos ou fechados, de acordo com os esquemas numerados a seguir.
C1
C2
aberto
fechado
X
X
(1)
C1
C2
aberto
X
X
fechado
(2)
C1
C2
aberto
X
fechado
X
(3)
C1
C2
aberto
X
fechado
X
(4)
Assinale a alternativa que apresenta corretamente o ordenamento dos esquemas de ligação, em ordem crescente da corrente elétrica que passa no resistor R4:
- Arte - Fundamental | 03.2. Artesanato indígena
12. História do Vídeoarte
Surgiu na década de sessenta, como meio artístico, num contexto no qual os artistas procuravam uma arte contrária à comercial. O surgimento deste tipo de linguagem na arte está intimamente associado com as inovações tecnológicas, assim, o ano 1974 ficaria marcado com o lançamento da primeira câmera portátil de gravação de vídeo: a Portapack, da Sony.
Entre seus princípios está a crítica à televisão a reconfiguração de sua linguagem através dos trabalhos de integrantes do grupo Fluxus, e pioneiros como Nam June Paik e o alemão Wolf Vostell.
Antes disso, o vídeo era usado apenas para fins comerciais, como para a televisão e treinamento em empresas. Seu início foi marcado pelo alto preço dos equipamentos o que limitou essa linguagem a artistas de países desenvolvidos, onde o acesso à tecnologia era menos custoso.
Os artistas do Fluxus procuraram, através dos novos suportes audiovisuais, criar uma espécie de “contra-televisão” e justamente fazer uma crítica aos ideais desse meio e dos modelos comerciais da época, subvertendo seu uso mais frequente.
Foi com as câmeras usadas no exército americano que Bill Viola começou suas experimentações video-artísticas. Originalmente um escultor, seus trabalhos permeiam o universo do zen e contém temas como água- sonho- vida- morte. Tratou-se de forçar a tecnologia a trabalhar ao subjetivo, criando uma tensão tal que abriga-se o fechar-se numa abstração total.
1968 - Bruce Nauman cria a instalação Bouncing in the corner . O vídeo-artista volta a câmera para si usando seu corpo como a própria obra num movimento de repetição.
1971 – O poeta nova-iorquino Vito Aconcci ao final dos anos sessenta volta-se para o lado performático e recria a ligação do espectador-obra em vídeos como Association area e The red tapes.
1973 – Richard Serra faz uma crítica social à mercantilização da imagem e seus processos políticos.
Em “Television” sentimos uma tensão entre o som e a imagem
1971 – John Baldessari cria o video Im making art, uma irreverente crítica à facilidade do meio.
1975 – Crítica ao discurso de gênero, à violência em prol da beleza. Em “Art must be beautifull” Marina Abramović lança mão também do discurso do belo: paradigma da arte.
1993 – Tall Ships foi a primeira instalação interativa. Gary Hill
Durante os anos oitenta, as imagens utilizadas por esta arte procuram provocar na audiência estados anímicos e evocar sensações.
Na atualidade, os avanços da tecnologia, permitem ampliar o leque de suas possibilidades criativas.
http://videarte.wordpress.com/historia-da-video-arte/
Converse com a turma sobre essa manifestação da arte contemporânea, o vídeoarte, e peça para pesquisarem a respeito em livros, revistas, jornais e sites. Depois das pesquisas realizadas, abra uma roda de conversa para que os alunos possam compartilhar o material coletado. Enfatize nessa conversa a importância da mensagem que o artista quer passar através desse tipo de obra, uma crítica ao meio de comunicação mais popular que é a televisão.
Proponha aos alunos que criem um roteiro para um pequeno vídeo que consiga passar uma mensagem semelhante, uma crítica à televisão, um dos meios de comunicação de massa mais popular. Esse pequeno vídeo pode ser feito utilizando celulares ou câmeras fotográficas digitais compactas que gravam.
Organize com a turma uma mostra de videoartes.
- Matemática | 8.1 Princípio Fundamental Da Contagem e Arranjo
(UEPA) Um jovem descobriu que o aplicativo de seu celular edita fotos, possibilitando diversas formas de composição, dentre elas, aplicar texturas, aplicar molduras e mudar a cor da foto. Considerando que esse aplicativo dispõe de 5 modelos de texturas, 6 tipos de molduras e 4 possibilidades de mudar a cor da foto, o número de maneiras que esse jovem pode fazer uma composição com 4 fotos distintas, utilizando apenas os recursos citados, para publicá-las nas redes sociais, conforme ilustração abaixo, é:
- Física | 7.2 Quântica
Uma lâmpada de potência de 200 W emite um feixe de luz de comprimento de onda de 600 nm. Esse feixe de luz incide sobre uma superfície metálica, excitando e arrancando da mesma um número n de elétrons.
Sendo h = 6,6.10-34J.s e 1 eV = 1,6.10-19J e a função trabalho do metal 1,2 eV é correto afirmar que