Uma calculadora tem uma tecla especial que faz duas operações seguidas: subtrai uma unidade do número e seguidamente calcula o inverso do resultado. Assim, quando inserido o número n e apertada essa tecla, a calculadora dá o valor da expressão 1/(n - 1).O que aparecerá na tela se inserirmos o número 3 e apertarmos essa tecla especial duas vezes?
Observação: na segunda vez,será feita a conta com o resultado da primeira vez, quando inserido o número 3.
Questões relacionadas
- Arte - Fundamental | 09. Arte e Arquitetura
Materiais:
- De acordo com a necessidade de cada grupo.
Desenvolvimento:
1 - Apresente aos alunos o conceito de mitologia e sua importância na Arte Grega - página 38 do livro de Arte.
2 - Aproxime o conceito mítico da atualidade perguntando às crianças se ainda é possível pensar em mitos, hoje em dia.
3 - Para argumentar a respeito, leia:
- O mito contemporâneo: <http://www.recantodasletras.com.br/cronicas/19877>
- Mitos na atualidade: <http://www.educadores.diaadia.pr.gov.br/arquivos/File/2010/artigos_teses/
FILOSOFIA/Artigos/O_mito_na_sociedade_atual.pdf>.
- Mitos e Mídia: <http://revistas.unibh.br/index.php/ecom/article/view/519>.
4 – Promova uma discussão sobre mitos na atualidade. Pergunte se conhecem algum mito ou se possuem algum mito e, até mesmo, pensem nos mitos que a mídia edifica e dissemina em nós.
5 - Questione os alunos: se pudéssemos criar um templo para os mitos contemporâneos, como ele seria?
6 - Divida a turma em grupos de 4 alunos. Cada grupo pensará num mito contemporâneo e num templo para ele.
7 – Oriente cada grupo a idealizar um desenho para demonstrar a sua criação. Utilizar para isso folhas de rascunho.
8 - Cada grupo poderá pensar na forma deste templo de maneira bem criativa, por exemplo, para Pelé, um mito do futebol, seria possível fazer um templo em forma de um estádio, com torcedores de todos os times presentes, etc.
9 - Distribua cartolinas brancas, revistas velhas, pincéis atômicos, lápis grafite, cola, tesoura.
10 – Assim que finalizar, cada grupo poderá apresentar sua ideia aos colegas.
11 - Será interessante inserir a imagem do mito escolhido dentro da imagem do templo e fazer uma pequena apresentação biográfica deste para a turma.
- Geografia - Fundamental | 8.03 Fluxos Migratórios
Observe no gráfico abaixo o ritmo de crescimento populacional da África desde o século XVII.
A análise do gráfico permite afirmar que a população africana
- Ciências - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
Texto base: A imagem mostra formações geológicas denominadas Pilares do Intemperismo.
Enunciado:
Explique como ocorre a formação dessas estruturas geológicas.
- Biologia | 11.2 Sistema Respiratório
(UNEB) Em média, os seres humanos respiram automaticamente 12 vezes por minuto e esse ciclo, em conjunto com os batimentos cardíacos, é um dos dois ritmos biológicos vitais. O cérebro ajusta a cadência da respiração às necessidades do corpo sem nenhum esforço consciente. Mas o ser humano tem a capacidade de deliberadamente prender a respiração por curtos períodos. Essa capacidade é valiosa quando se precisa evitar que água ou poeira invadam os pulmões, estabilizar o tórax antes do esforço muscular e aumentar o fôlego quando necessário para se falar sem pausas. Muito antes que a falta de oxigênio ou excesso de dióxido de carbono possa danificar o cérebro, algum mecanismo, aparentemente, leva ao ponto de ruptura, além do qual se precisa desesperadamente de ar. Uma explicação lógica hipotética para o ponto de ruptura é que sensores especiais do corpo analisam alterações fisiológicas associadas ao inspirar e expirar antes que o cérebro apague. O ponto de ruptura é o momento exato em que uma pessoa em apneia precisa desesperadamente de ar. O treinamento da apneia pode ampliá-la, assim como a meditação, que inunda o corpo com oxigênio, eliminando o dióxido de carbono, CO2.
(PARKES. 2013. p. 22-27)
O controle nervoso da respiração é realizado pelo centro cardiorrespiratório localizado no bulbo raquidiano. Ele é alterado, dentre outros motivos, pelas variações da concentração de oxigênio e de dióxido de carbono, bem como do valor do pH do sangue.
Em relação a esse controle responsável pela manutenção da ventilação pulmonar em seres humanos, é correto afirmar:
- Geografia | 3.4 Clima
Observe a imagem de satélite e o mapa.
Assinale a alternativa que identifica o fenômeno climático representado, a área de ocorrência e a causa principal que favorece sua formação.