(IFCE) A colocação pronominal está incorreta em:
Questões relacionadas
- Sociologia | 4. Poder, Estado e Política
(ENEM 2018 2ª APLICAÇÃO) O representante das associações de moradores (integrante de um conselho de saúde) fez várias ponderações: “As prestações de contas, de modo geral, tiveram uma transparência razoável. Eu acho isso bom porque, no passado, não sabia quanto se gastava, e hoje, a gente já tem conhecimento. Acompanho permanentemente o desenvolvimento do que entra e do que é gasto”.
CORREIA, M. V. C. Que controle social?: os conselhos de saúde como instrumento. Rio de Janeiro: Fiocruz, 2000 (adaptado).
A forma de atuação política indicada caracteriza uma prática associada ao(à)
- Física | A. Métodos de Eletrização, Lei de Coulomb e Campo Elétrico
(FUVEST 2009 1ª FASE) Uma barra isolante possui quatro encaixes, nos quais são colocadas cargas elétricas de mesmo módulo, sendo as positivas nos encaixes claros e as negativas nos encaixes escuros. A certa distância da barra, a direção do campo elétrico está indicada na figura a seguir.
Uma armação foi construída com quatro dessas barras, formando um quadrado, como representado na figura abaixo.
Se uma carga positiva for colocada no centro P da armação, a força elétrica que agirá sobre a carga terá sua direção e sentido indicados por:
Desconsidere eventuais efeitos de cargas induzidas.
- História | 3.1 Espada e Oligárquica
Na ausência do imperador para dar “a última palavra”, ou ao menos para agir como mediador consensual, são criadas condições propícias para um quadro de permanente conflito armado entre as oligarquias. No plano federal, essa situação propicia o pleno domínio de paulistas e mineiros. Em várias regiões brasileiras, violentas disputas entre os grupos oligárquicos reforçam a sensação de regressão social. Em outras palavras, aos olhos de muitos, a vida republicana havia se transformado, na maioria das vezes, em um campo de tiroteios e emboscadas, e não de diálogo e negociação.
DEL PRIORE, M.; VENÂNCIO, R. Uma Breve História do Brasil. São Paulo: Editora Planeta do Brasil, 2010.
A historiadora Mary Del Priore afirma que aos olhos de muita gente, a República Velha, se comparada ao Império, dava sensação de regressão social, pois
- Arte - Fundamental | 04.3. Pintura
MATERIAL
- Jornal
- Tinta guache – Cores primárias e secundárias
- Vasilhas com água
- Papel toalha
- Papel Sulfite
- Lápis HB
- Papel Canson A4
- Pincel
PROCEDIMENTOS
- O professor vai começar a aula falando sobre as cores secundárias.
O que são “cores secundárias”?
Laranja, verde e violeta são as cores secundárias. São assim chamadas porque surgem a partir da mistura de duas cores primárias.
vermelho + amarelo = laranja
vermelho + azul = violeta
azul + amarelo = verde
Laranja: Estimula a nossa vontade de aprender. É a cor da laranja e da abobóra.
Verde: Cor mais harmoniosa e mais calmante. Nos transfere confiança, determinação e esperança. É a cor da cura.
Violeta: Esta cor representa o mistério, expressa sensação de individualidade e personalidade. É a cor da sabedoria.
Fonte: https://www.smartkids.com.br/trabalho/cores-cores-secundarias
- O professor vai dividir a sala , formando grupo de 06 crianças.
- Forrar as mesas com jornal.
- Distribuir para os grupos, tinta guache nas cores primárias, papel sulfite, vasilhas com
água e papel toalha.
- Apresente o material e convide as crianças a realizarem um estudo de cores primárias
através da pintura com os dedos.
Pintura a dedo com guache - Estudo das Cores Primárias - Alunos 4º Ano/2010-ESEBa/uFU - Fonte: Acervo Soraia Lelis
- O professor vai pedir aos alunos que pintem com os dedinhos as cores primárias no
papel.
- Solicite que nomeiem as cores registradas no papel e posteriormente coloquem o
trabalho para secar em lugar seguro.
- Convide as crianças para brincarem de um “jogo da velha” diferente do convencional,
onde a descoberta de uma cor secundária se dará através da mistura de duas
primárias.
- Entregue uma folha de papel sulfite para cada criança.
- Solicite que tracem por toda a superfície do papel duas linhas verticais e duas linhas
horizontais . O professor deverá auxiliar os alunos, nesta hora.
- Dite a cor que deve ser colocada em cada coluna/linha do gráfico/jogo.
- O professor deverá auxiliar os alunos durante esta etapa do trabalho.
- Sugestão: se for mais fácil, o professor pode colocar no quadro o desenho das linhas
para as crianças copiarem.
- Monte com as crianças a estrutura para a descoberta das cores secundárias
Pintura a dedo com guache sobre papel sulfite - Descoberta das Cores Secundárias - Alunos 4º Ano/2010-ESEBA/UFU
Fonte: Acervo Soraia Lelis
- Peça as crianças que façam a mistura das cores primárias até obter a cor secundária.
- Lembre as crianças sobre a mistura das cores primárias e seus resultados.
Fonte: http://historiadaarte.com.br/artecriancas.html
- Solicite novamente para que nomeiem as cores registradas no papel e
posteriormente coloque os trabalhos para secar em local seguro.
- Questione sempre os grupos sobre como são formadas as cores secundárias.
- Distribua uma folha de folha de papel Canson formato A4 para cada criança.
- Prepare as mesas da sala, forrando com jornal.
- Disponibilize pinceis, vasilhas com água, papel toalha e tintas nas cores primárias e
secundárias.
- Proponha experimentos com cores primárias e cores secundárias.
- Peça as crianças para fazerem uma pintura, livre, usando toda a sua criatividade,
usando as cores primárias e secundárias.
Processo em pintura com guache sobre papel canson - Estudo das Cores Primárias - Alunos 4º Ano/2010-ESEBA/UFU Fonte: Acervo Soraia Lelis
Processo em pintura com guache sobre papel canson - Descoberta das Cores Secundárias - Alunos 4º Ano/2010-ESEBA/UFU
Fonte: Acervo Soraia Lelis
Pintura com guache sobre papel canson A4 - Fixação das Cores Primárias - Alunos 4º Ano/2010-ESEBA/UFU
Fonte: Acervo Soraia Lelis
Pintura com guache sobre papel canson A4 - Fixação das Cores Secundárias - Alunos 4º Ano/2010-ESEBA/UFU
Fonte: Acervo Soraia Lelis
Fonte: http://arteplanejamentoaula.blogspot.com/2011/06/estudo-das-cores-primarias-e-descoberta.html
A RODA DAS CORES
- Biologia | 3.4 Ácidos Nucleicos
É chegado o tempo para um ataque direto ao problema central da biologia, o problema de como é que uma única célula, o óvulo fertilizado, dá origem à criatura adulta feita de muitos tipos diferentes de células. Esse processo, que conhecemos como desenvolvimento, tem sido descrito e pensado por biólogos desde que existe uma ciência da biologia. Sua natureza permaneceu um mistério porque nós não havíamos até aqui compreendido o suficiente sobre a natureza da própria vida. Hoje compreendemos. Sabemos que todas as células contêm as instruções para toda a vida celular, inscritas no DNA e seus cromossomos, e que essas instruções incluem especificações de como fazer os muitos tipos de moléculas de enzimas por meio das quais a célula converte substâncias disponíveis em metabolitos adequados para fazer mais células.
(KELLER, 2002, p. 86).
A replicação do DNA é um evento que ocorre sob ação de um pool enzimático, que proporciona a formação de novas moléculas, assegurando a manutenção do seu teor nas novas gerações celulares. A respeito desse processo, pode ser afirmado que ele