(MACKENZIE) Com relação às equações das elipses 25x² + 16y² + 150x + 256y – 351 = 0 e 16x² + 25y² - 96x – 200y + 144 = 0, podemos afirmar que:
Questões relacionadas
- Matemática | 14.3 Pirâmide
Observe na imagem uma pirâmide de base quadrada, seccionada por dois planos paralelos à base, um contendo o ponto A e o outro o ponto B. Esses planos dividem cada aresta lateral em três partes iguais.
Considere as seguintes medidas da pirâmide:
• altura = 9 cm;
• aresta da base = 6 cm;
• volume total = 108 cm3.
O volume da região compreendida entre os planos paralelos, em cm3 , é:
- História | 6.03 Revolução Industrial
(IFSP) Observe a imagem a seguir, que apresenta uma das formas de luta e resistência dos trabalhadores europeus contra a profunda exploração que sofriam nas primeiras etapas da Revolução Industrial.
Analisando a imagem, é correto afirmar que a estratégia de luta apresentada é o:
- Química | 2.8 Radioatividade
Na equação do processo nuclear, 147N + 11H -> 116C + 42He, constata-se que no núcleo do isótopo
- Ciências - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
33.
Analise a teia alimentar a seguir para responder
Créditos: Helena Barbosa Ferraz
Seres que ocupam mais de um nível trófico ao mesmo tempo nessa teia alimentar são o
- Língua Portuguesa | 1.1 Tipologia e Gênero Textual
Texto 2
"Não existe memória sem emoção"
O português Antônio Damásio, de
[115] 65 anos, é considerado um dos
neurocientistas mais respeitados da
atualidade. Damásio modificou a
compreensão que se tem da biologia das
emoções, e de como elas se relacionam
[120] com a memória. Ele concedeu a seguinte
entrevista a VEJA, de sua sala da
Universidade do Sul da Califórnia, em Los
Angeles, onde leciona.
QUAL É O PAPEL DAS EMOÇÕES NO
[125] PROCESSO DE FORMAÇÃO E
ARMAZENAMENTO DA MEMÓRIA? A
emoção modula constantemente a forma
como os dados e os acontecimentos são
guardados na memória. Isso é
[130] especialmente verdadeiro no que diz
respeito à memória para pessoas e para
as características relacionadas a elas.
Afinal de contas, a sociabilidade faz parte
da nossa memória genética, com a qual
[135] nascemos e que é resultado de milhões de
anos de evolução.
COMO AS EMOÇÕES CONTROLAM A
MEMORIZAÇÃO? Grande parte de
nossas decisões é tomada de maneira
[140] mais ou menos automática e inconsciente.
Esse processo é guiado pelo valor que se
dá às diversas experiências do passado.
Por exemplo, se eu conheço uma pessoa
que desperta boas emoções em mim, toda
[145] vez que eu a encontrar vou reviver uma
memória que se divide em dois aspectos:
o cognitivo (saber quem é a pessoa) e o
emocional (é alguém de quem se gosta).
Tais aspectos guiam a forma como
[150] conduzimos a relação com os outros. Não
há memória ou tomadas de decisão
neutras, sem emoção. Hoje já se sabe até
em que regiões do cérebro as emoções
são processadas.
[155] O QUE DIFERENCIA HOMENS DE
ANIMAIS NO QUE SE REFERE À
MEMÓRIA? O que mais distingue a
memória humana é a capacidade de ter
uma autobiografia. Cada um de nós sabe
[160] em grande pormenor e lucidez quando
nascemos, quem são os nossos pais ou os
nossos amigos, quais são as nossas
preferências, o que já fizemos na vida...
Enfim, qual é a nossa história. Um
[165] chimpanzé ou um cão têm isso de forma
limitada. Neles a memória não possui a
mesma riqueza de detalhes e de
abrangência. Essa diferença é amplificada
pela linguagem, que é exclusivamente
[170] humana. A linguagem é também a
capacidade de codificar as memórias não
verbais numa forma verbal. Isso expande
enormemente tudo o que o ser humano é
capaz de memorizar.
[175] DE QUE MANEIRA A MEMÓRIA
INFLUENCIA A CRIATIVIDADE E A
INVENTIVIDADE? A grande força da
criatividade é, evidentemente, a
imaginação. E esta nada mais é que a
[180] manipulação de imagens, que podem ser
visuais, auditivas, táteis ou olfativas. Essa
manipulação depende não só das imagens
que alguém capta em determinado
momento, como daquelas guardadas no
[185] armazém de memórias. A imaginação,
portanto, recupera informações que foram
gravadas nos circuitos nervosos, onde,
com a ajuda da emoção, foram
organizadas de acordo com certas
[190] categorias. Um grande poeta ou inventor é
alguém que consegue usar a emoção para
manipular essas imagens visuais, auditivas
ou olfativas de forma extraordinariamente
rica.
[195] É CURIOSO QUE ALGO CONSIDERADO
TÃO TRANSCENDENTE COMO A ARTE
SEJA FRUTO DE SINAIS ELÉTRICOS E
QUÍMICOS TRANSMITIDOS POR
CÉLULAS NEURAIS. Os neurônios,
[200] organizados em circuitos, comunicam-se
por meio de reações eletroquímicas. O
padrão ou o desenho dos circuitos é o que
permite a construção de todas as
imagens. Isso vale tanto para o que se
[205] passa no mundo exterior — visões ou
sonhos, por exemplo — como para
imagens interiores, produzidas e
transformadas por um estado emocional.
São elas que constituem aquilo que
[210] chamamos de espírito humano.
(VEJA, 13/01/2010.)
Escreva V ou F, conforme seja verdadeiro ou falso o que se diz sobre o gênero entrevista em geral e sobre a entrevista contida na prova.
( ) Uma entrevista pressupõe a interação entre duas ou mais pessoas.
( ) Numa entrevista, as pessoas envolvidas têm papéis específicos.
( ) O gênero "entrevista", embora tenha uma estrutura geral, realiza-se como gêneros diversos ou "subgêneros", que apresentam estilos e propósitos diferentes, e variam de acordo com o público-alvo.
( ) É o entrevistador quem fecha e abre a entrevista. Na abertura há a apresentação do entrevistado com dados que justificam a entrevista. O entrevistador pode fechar a entrevista com o resumo do que foi dito ou com a última pergunta.
( ) A entrevista é um gênero primordialmente oral. Ao editá-la, o jornalista geralmente inclui só parte do material colhido, excluindo as marcas da oralidade (hesitações, falsos começos, repetições, etc.) e da interação (comentários do ouvinte, sobreposições, pausas, etc.).
( ) Sobre a entrevista analisada na prova é certo afirmar que nela não se distingue o papel do entrevistador do papel do entrevistado.
( ) A entrevista em estudo tem como propósito informar o público sobre o papel das emoções na memória.
Está correta, de cima para baixo, a seguinte sequência: