(MACKENZIE) Com relação às equações das elipses 25x² + 16y² + 150x + 256y – 351 = 0 e 16x² + 25y² - 96x – 200y + 144 = 0, podemos afirmar que:
Questões relacionadas
- Física | C. Indução Eletromagnética
(BAHIANA) O estudo moderno da eletricidade teve como pontos de partida a construção da primeira pilha elétrica, em 1800, pelo físico italiano Alessandro Volta e a descoberta realizada pelo físico dinamarquês Christian Oersted, em 1820, de que toda corrente elétrica gera, no espaço que a envolve, um campo magnético. A partir daí, ocorreu um rápido desenvolvimento da eletricidade prática com a construção de eletroímãs, motores elétricos, geradores mecânicos de energia elétrica, destacando-se, nesse processo, o matemático e físico francês André-Marie Ampère e o físico e químico inglês Michael Faraday.
TORRES, Carlos Magno Azinaro et al. Física Ciência e Tecnologia, volume único, São Paulo: Moderna, 2001, p. 474. Adaptado.
Com base nas informações do texto e nos conhecimentos de Física, é correto afirmar:
- Física | 5.4 Ondas Sonoras
O proprietário de uma loja quer alugar um local para colocar um outdoor luminoso, formado por lâmpadas comuns, a fim de divulgar seu negócio. Porém, ao conversar com uma empresa de divulgação, recebe a opção de fazer a propaganda por meio de uma caixa de som, pelo mesmo preço. A empresa de divulgação argumenta que uma pessoa atrás de um prédio ou muro, ou que esteja de costas para o letreiro luminoso, não conseguiria vê-lo, enquanto, com a caixa de som, várias pessoas ouviriam o anúncio, ainda que estejam atrás de prédios, muros ou de costas.
O fato de a propaganda sonora atingir pessoas que não conseguiriam enxergar o letreiro luminoso no contexto apresentado ocorre devido à diferença entre ondas sonoras e luminosas, principalmente em seu(sua):
- História | 3.2 Era Vargas
O DIP promoveu concursos de monografias, garantindo às obras premiadas, nitidamente de caráter apologético, publicação e divulgação por todo o país. [...] O DIP patrocinou, também, concursos de música popular, e foi em um deles que “Aquarela do Brasil”, de autoria de Ary Barroso, recebeu o primeiro lugar. Além disso, cabia ao DIP distribuir a fotografia oficial do presidente Vargas, não só nas repartições públicas, mas também em colégios, clubes, estações ferroviárias, casas comerciais etc. ARAÚJO, Rejane. DIP – Departamento de Imprensa e Propaganda. FGV CPDOC. Disponível em :. Acesso em: 14 ago. 2016. (adaptado)
O Departamento de Imprensa e Propaganda (DIP) tinha importância fundamental para a consolidação do Estado Novo, pois
- Biologia | 15.3 Evidências Evolutivas
(PUCCAMP) Sobre o tema evolução fizeram-se as afirmações abaixo.
I. As espécies dos seres vivos são passíveis de modificação, podendo sofrer alterações morfofisiológicas ao longo do tempo.
II. Prova de que nosso planeta foi habitado por seres diferentes dos que existem atualmente é a existência de fósseis.
III. Os que admitem que as espécies não se alteram no decorrer do tempo são adeptos da teoria do fixismo.
Está correto o que se afirma em
- História - Fundamental | 02. A vida familiar
Texto base: Leia o texto a seguir para responder à questão. “[...] Trabalho infantil é quando uma criança começa a trabalhar com menos de 16 anos de idade. Essa prática é proibida no Brasil e pode provocar a prisão dos pais ou dos responsáveis, assim como da pessoa que realizou a contratação da criança. No Brasil, mais de 3 milhões de crianças e adolescentes trabalham, sendo que mais de 1 milhão e 600 mil deles possuem menos de 16 anos, segundo o Censo do IBGE [...] A maior parte do trabalho infantil está concentrada no Nordeste e atinge, principalmente, as crianças negras. Entretanto, não é preciso ir muito longe para encontrar essa situação, existem muitas crianças trabalhando nas cidades, vendendo doces em semáforos, realizando tarefas domésticas em troca de moradia e muitos outros casos [...] “ Disponível em:<http://www.escolakids.com/trabalho-infantil.htm>Acesso em: 14 mar.2014. (Fragmento0
Enunciado:
Considerando a dignidade das crianças, apresente dois argumentos para justificar a proibição da exploração do trabalho de crianças e adolescentes no Brasil e no mundo.