Hormônios vegetais atuam em concentrações muito reduzidas sobre grupos de células específicas. Sobre os hormônios vegetais são feitas as seguintes afirmativas:
I. Auxina é importante na dominância apical e no desenvolvimento de frutos
II. Giberelinas estimulam o alongamento do caule
III. Citocininas estimulam divisões celulares e o desenvolvimento de gemas
IV. Ácido abscísico promove a dormência de gemas e o fechamento de estômatos
V. Etileno estimula o amadurecimento de frutos
São CORRETAS:
Questões relacionadas
- Língua Portuguesa | 1.03 Capacidade de Análise
Os bens e o sangue
VIII
(...)
Ó filho pobre, e descorçoado*, e finito
ó inapto para as cavalhadas e os trabalhos brutais
com a faca, o formão, o couro... Ó tal como quiséramos para tristeza nossa e consumação das eras,
para o fim de tudo que foi grande!
Ó desejado,
ó poeta de uma poesia que se furta e se expande à maneira de um lago de pez** e resíduos letais... És nosso fim natural e somos teu adubo,
tua explicação e tua mais singela virtude... Pois carecia que um de nós nos recusasse para melhor servir nos. Face a face
te contemplamos, e é teu esse primeiro
e úmido beijo em nossa boca de barro e de sarro.
Carlos Drummond de Andrade, Claro enigma.
* “descorçoado”: assim como “desacorçoado”, é uma variante de uso popular da palavra “desacoroçoado”, que significa “desanimado”.
** “pez”: piche.
(FUVEST 2018 1ª FASE) Considere as seguintes afirmações:
I. Os familiares, que falam no poema, ironizam a condição frágil do poeta.
II. O passado é uma maldição da qual o poeta, como revela o título do poema, não consegue se desvencilhar.
III. O trecho “o fim de tudo que foi grande” remete à ruína das oligarquias, das quais Drummond é tributário.
IV. A imagem de uma “poesia que se furta e se expande/à maneira de um lago de pez e resíduos letais...” sintetiza o pessimismo dos poemas de Claro enigma.
Estão corretas:
- Arte - Fundamental | 05. Processo de Criação
Divida a sala em grupos de cinco alunos. Cada grupo deverá montar um pequeno filme com as câmeras digitais. Os filmes não serão feitos com personagens reais, mas com sombras.
Para construir os personagens eles podem utilizar as mãos (cujos movimentos vão ter menos controle) ou papéis recortados afixados em palitos de picolés (que terão controle, mas menos possibilidade de mudança). Podem também misturar as duas coisas.
Algumas informações serão muito importantes:
- A história deve ter início, meio e fim.
- Podem escolher uma música de fundo, mas não pode ter falas.
- Façam experiências afastando e aproximando a lanterna e afastando e aproximando a mão ou os papéis. Eles poderão criar efeitos a partir dessas experiências.
As apresentações devem ser feitas através do computador, projetando os curtas-metragens.
Registre o processo.
- Língua Portuguesa | 1.04 Inferência, Dedução ou Conclusão
Disponível em: https://tab.uol.com.br. Acesso em: 25 ago. 2017 (adaptado).
O texto sobre os chamados nativos digitais traz informações com a função de
- Língua Portuguesa | 1.1 Tipologia e Gênero Textual
O McSorley’s ocupa o térreo de um prédio de tijolinhos vermelhos, é o número 15 da rua 7, vizinho à Cooper Square, onde termina a Bowery. Foi inaugurado em 1854 e é o bar mais antigo de Nova York. Em seus 86 anos, teve quatro proprietários – um imigrante irlandês, seu filho, um policial aposentado, sua filha –, todos eles avessos a mudanças. Embora disponha de energia elétrica, o bar teima em ser iluminado por duas lâmpadas a gás – toda vez que alguém abre a porta, a luz oscila e projeta sombras no teto baixo coberto de teias de aranha. Não há caixa registradora. As moedas são atiradas em tigelas – uma para as de 5 centavos, uma para as de 10, uma para as de 50 –, e as notas são guardadas num cofre de madeira.
(Este texto foi publicado na década de 40 pela revista The New Yorker. As datas do original foram mantidas)
MITCHEL, J. O bar do McSorley. Piauí. São Paulo, ano 9, n. 100, jan. 2015 (fragmento).
No fragmento, retirado de um texto em que se conta a história de um bar nova-iorquino, são predominantes as sequências textuais de tipo
- Biologia | 4.3 Metabolismo Energético
A figura apresenta um processo alternativo para obtenção de etanol combustível, utilizando a bagaço e as folhas da cana-de-açúcar. Suas principais etapas são identificadas com números.
Disponível em: http://revistapesquisa.fapesp.br. Acesso em: 24 mar. 2014 (adaptado).
Em qual etapa ocorre a síntese desse combustível ?