Disponível em: https://tab.uol.com.br. Acesso em: 25 ago. 2017 (adaptado).
O texto sobre os chamados nativos digitais traz informações com a função de
Questões relacionadas
- Biologia | 13.8 Herança Sexual
(UCS) Considerando que o alelo mutante (h) recessivo condiciona a não produção do fator de coagulação VIII e, consequentemente, a hemofilia, caracterizada por ser uma doença ligada ao cromossomo X, qual seria a chance da manifestação da hemofilia nos descendentes diretos de um cruzamento entre um homem hemofílico e uma mulher portadora, mas não hemofílica? - História - Fundamental | 01. A Primeira República no Brasil
Leia o texto a seguir.
“Em suas quase três décadas de existência, o Muro de Berlim foi o maior e mais ameaçador símbolo da Guerra Fria. Uma metáfora literalmente concreta de 43 quilômetros de extensão, controlada 24 horas por dia por soldados armados, 300 torres de observação, grades eletrificadas e cães treinados para matar qualquer aventureiro que tentasse pulá-lo. Para os alemães, porém, o Muro de Berlim tinha ainda significados pessoais. O muro separava famílias, partia propriedades, instigava o sonho de jovens (os que tentaram cruzá-lo) e personificava a repressão da ditadura da Alemanha Oriental.”
Disponível em: http://cafehistoria.ning.com/profiles/blogs/arquivo-cafe-historia-entre. Acesso em: abr. 2012.
Além da construção do Muro de Berlim, vários acontecimentos marcaram o período da Guerra Fria. Dentre eles,
- Sociologia | 1. Introdução à Sociologia e Teóricos Clássicos
(Upe) Leia o texto a seguir:
Nas três primeiras décadas do século XX, embora a burguesia já mostrasse sem disfarces a sua faceta conservadora e belicista, defrontando-se com um movimento operário organizado, e testemunhasse também um acontecimento como a instalação do poder soviético na Rússia, conseguia, não obstante, controlar, até certo ponto, as ameaças dos movimentos e dos grupos revolucionários. Além disso, deve-se mencionar que a existência da monopolização das empresas e dos capitais daquelas décadas, embora consideráveis, evidentemente eram menos acentuadas do que são em nossos dias. Dessa forma, a burocratização do trabalho intelectual não era ainda uma realidade viva e concreta que aprisionava e inibia a imaginação dos sociólogos.
MARTINS, Carlos Benedito. O que é Sociologia? São Paulo: Brasiliense, 2006.
O texto faz referência a um período da história da Sociologia. Sobre esse período, é CORRETO afirmar que:
- Língua Portuguesa - Fundamental | 08. Verbo
A questão baseia-se na anedota a seguir.
Certo dia, um cientista famoso estava a caminho de mais uma conferência quando seu motorista propôs:
— Patrão, já ouvi seu discurso tantas vezes que aposto que eu mesmo podia fazê-lo.
— Duvido! – disse o cientista.
Quando chegaram, o cientista pôs o chapéu do motorista e se instalou na última fila. O motorista foi ao palco e fez a palestra. Depois, conseguiu responder a várias perguntas.
Quando já se preparava para encerrar o evento, vitorioso, um professor se levantou e apresentou uma questão dificílima. Por um momento, o motorista entrou em pânico, mas logo se refez.
— Essa pergunta é tão fácil, mas tão fácil, que vou deixar meu motorista, lá na última fila, responder.
As melhores piadas de Seleções: rir é o melhor remédio. Rio de Janeiro: Reader’s Digest, 2004. p. 108.
Assinale o trecho em que todos os verbos estão no tempo que indica ações realizadas antes de serem narradas.
- Física
Considere três cargas elétricas puntiformes,positivas e iguais a Q, colocadas no vácuo, fixas nos vértices A, B e C de um triângulo equilátero de lado d, de acordo com a figura a seguir:
A energia potencial elétrica do par de cargas, disponibilizadas nos vértices A e B, é igual a 0,8 J. Nessas condições,é correto afirmar que a energia potencial elétrica do sistema constituído das três cargas, em joules, vale