Na gametogênese humana.
Questões relacionadas
- Matemática - Fundamental | 08. Polígonos
O triângulo ACE foi construído por um grupo de alunos do 8o ano de uma escola usando um programa de geometria dinâmica.
Em relação a essa construção, foram feitas as duas afirmações a seguir.
I. O triângulo ACE apresenta simetria axial, sendo a reta o eixo de simetria.
II. Os triângulos BOC e BAO são congruentes.
Está(ão) correta(s):
- Língua Portuguesa
As folhas da árvore que lhe dá sombra desenham arabescos móveis nas páginas do livro.
O jardim é uma festa. Passa no ar uma borboleta amarela, 6como uma folha de papel de seda levada pelo vento. Um besouro zumbe em torno dum canteiro. Uma rosa se despetala lentamente e as pétalas rolam para o chão. Há, pelos canteiros, verdes de todos os matizes. As glicínias perfumam o ar. Por entre a relva se arrastam insetos minúsculos de asas coloridas.
4Amaro fecha o livro e olha o jardim. Por que será que lhe vem à memória a imagem de Clarissa? Clarissa é parte integrante deste jardim florido e luminoso, Clarissa é como a relva veludosa, como as glicínias, como as margaridas, como as rosas.
Clarissa é qualquer coisa de agreste e puro. 1Clarissa é música e é poesia, menina e moça – olhos abertos para o mistério da vida, alma que amanhece.
5Amaro recorda com amargura que na sua adolescência sentiu passar pela sua frente raparigas em flor, sem sequer levantar os olhos dos livros em cuja leitura mergulhara. Elas cantavam e riam ao sol. 3Ele – insensato – pensava que 2a vida estava só nos livros...
Agora é tarde. Tarde para voltar. 6Tarde para corrigir. O milagre da mocidade não se repete.
VERÍSSIMO, Érico. Clarissa. São Paulo: Companhia das Letras, 2005, p. 97.
Assinale a alternativa correta em relação à obra Clarissa, Érico Veríssimo, e ao texto:
- Biologia | 07. Taxonomia
Um professor de zoologia solicitou a um de seus alunos que realizasse a coleta de invertebrados pertencentes a grupos diferentes e anotasse algumas de suas características morfológicas importantes para a classificação. O resultado da coleta e as anotações feitas pelo aluno encontram-se abaixo.
Características observadas
Animal 1
Exoesqueleto quitinoso, quatro pares de patas, ausência de antenas, simetria bilateral, quelíceras e cefalotórax e abdome.
Animal 2
Endoesqueleto, sistema ambulacral, simetria radial e espinhos superficiais.
Animal 3
Exoesqueleto quitinoso, cefalotórax e abdome, cinco pares de patas locomotoras, dois pares de antenas e simetria bilateral.
Analisando as características de cada exemplar anotadas pelo aluno, podemos afirmar que os animais 1, 2 e 3 são, correta e respectivamente:
- Física | 3.5 Gases
(FUVEST 2015 1ª FASE) Para impedir que a pressão interna de uma panela de pressão ultrapasse um certo valor, em sua tampa há um dispositivo formado por um pino acoplado a um tubo cilíndrico, como esquematizado na figura ao lado. Enquanto a força resultante sobre o pino for dirigida para baixo, a panela está perfeitamente vedada. Considere o diâmetro interno do tubo cilíndrico igual a 4 mm e a massa do pino igual a 48 g.
Na situação em que apenas a força gravitacional, a pressão atmosférica e a exercida pelos gases na panela atuam no pino, a pressão absoluta máxima no interior da panela é
Note e adote:
-> π = 3
-> 1 atm = 105 N/m2
-> aceleração local da gravidade = 10 m/s2
- História | 2.3 Segundo Reinado
(UNESP) O fato de ser a única monarquia na América levou os governantes do Império a apontarem o Brasil como um solitário no continente, cercado de potenciais inimigos. Temia-se o surgimento de uma grande república liderada por Buenos Aires, que poderia vir a ser um centro de atração sobre o problemático Rio Grande do Sul e o isolado Mato Grosso. Para o Império, a melhor garantia de que a Argentina não se tornaria uma ameaça concreta estava no fato de Paraguai e Uruguai serem países independentes, com governos livres da influência argentina.
(Francisco Doratioto. A Guerra do Paraguai, 1991.)
Segundo o texto, uma das preocupações da política externa brasileira para a região do Rio da Prata, durante o Segundo Reinado, era: