(ACAFE) Señala con V las afirmaciones verdaderas e con F las falsas.
( ) El plural de hipótesis es HIPOTESES.
( ) El problema de la contaminación difícilmente será RESUELTO.
( ) Después de la lluvia EL agua del río está sucia y revuelta.
( ) SANTO Francisco de Asís tiene muchos devotos.
( ) Alguien hablaba y no entendí. Quizá era belga U holandés.
La secuencia correcta es
Questões relacionadas
- Ciências - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
12. Texto base: Leia o texto a seguir. A injusta condenação de um sábio Galileu Galilei (1564 – 1642), italiano nascido em Pisa, é considerado um dos criadores da Ciência Moderna. Ele escreveu várias obras e ajudou a realizar grande revolução nas ciências. Em 1633, Galileu foi preso pela Santa Inquisição por afirmar que o Sol é o centro do Universo e está imóvel e que a Terra não é o centro e que se move. Mesmo assim, Galileu continuou suas pesquisas. Cego, ditava seus trabalhos a um amigo. Aos 78 anos, o grande sábio morreu murmurando que a Terra se move. Em 1992, após 359 anos da condenação imposta a Galileu, o papa João Paulo II, livrou o sábio da condenação, considerando-o um “crente sincero” e um “físico genial”. CHASSOT, Attico. A Ciência através dos tempos. S.P: Moderna, 1994. p.9. (Fragmento).
Enunciado:
Galileu se enganou quanto a uma característica do Sol. Extraia essa característica do segundo parágrafo e, considerando os conhecimentos científicos da atualidade, justifique o engano cometido por esse ilustre sábio.
- Química | A. Cálculos Químicos
Pela reação com o gás oxigênio quando o óleo combustível é queimado, o enxofre presente nele é transformado em dióxido de enxofre. Há alguns anos, a Petrobrás anunciou que o óleo combustível teria uma redução de 5% para 3% no teor de enxofre. Esta redução foi benéfica, visto que 272 toneladas a menos de enxofre deixaram de ser queimadas diariamente. A partir das informações, assinale a alternativa que contém a quantidade de massa de dióxido de enxofre que deixou de ser formada por dia e que seria lançada na atmosfera.
- Biologia | 8.3 Monera e Bacterioses
(UNIC)
O esquema ilustra um tipo de recombinação genética nas bactérias e, nesse processo, podem ocorrer misturas de genes entre indivíduos diferentes.
Com base nessas informações, conclui-se que esse processo bacteriano é conhecido como:
- Matemática | 1.05 Sistema Métrico e Base Decimal
Um fazendeiro precisava de 1 L de certo produto fabricado por três indústrias distintas.
• A indústria I comercializa o produto em embalagens de 250 mL por R$ 23,00 cada.
• A indústria II comercializa o produto em embalagens de 8 fl oz (onça fluida) por R$ 18,50 cada.
• A indústria III comercializa o produto em embalagens de 1 L por R$ 93,00 cada.
O fazendeiro conseguiu adquirir a quantidade necessária do produto de que precisava, de uma única indústria, gastando o menor valor possível nessa compra. Considere que 1 L seja equivalente a 33,81 fl oz.
Nessas condições, a quantidade de embalagens e a respectiva indústria onde a compra foi realizada foram
- História - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
Texto base: Leia o texto a seguir para responder a questão: Quando crescer, vou ser... arqueólogo! Quando piratas chegam a uma ilha, pode apostar: tem tesouro por perto. Para encontrar o tradicional baú cheio de moedas de ouro, eles seguem um mapa e, no final da história, ficam ricos. É claro que você não acredita que existam tesouros embaixo da terra, mas... deveria acreditar! Afinal, eles existem. Nem sempre um baú de ouro, mas vestígios da presença de grupos humanos de milhares de anos atrás - como pedaços de cerâmicas, ferramentas e fogueiras - que são preciosas peças do nosso passado. Os caçadores desse tesouro, que também inclui as pinturas e desenhos feitos em rochas, são os arqueólogos. Ao contrário dos piratas, eles não têm um mapa com um X indicando onde estão os objetos deixados pelos povos que desapareceram. Precisam encontrar sozinhos esses tesouros. O problema é que as ferramentas, as cerâmicas e os outros objetos usados por grupos humanos do passado podem estar bem escondidos, porque, com o passar do tempo, eles foram sendo cobertos por terra, areia e outros sedimentos, que acabaram formando camadas espessas. Depois que a região foi analisada, a escavação pode começar. Mas o trabalho do arqueólogo não termina quando ele encontra vestígios humanos pré-históricos - isto é, de períodos anteriores à invenção da escrita. [...] Revista Ciência Hoje das Crianças - nº 112, abril de 2001, ano 14. p. 8-9.
Enunciado:
As etapas do trabalho do arqueólogo que ocorrem após os vestígios pré-históricos serem encontrados estão descritas a seguir de forma embaralhada. Numere as etapas na sequência em que elas acontecem.
1. Os vestígios são transportados para laboratórios e centros de estudo
especializados, a fim de serem analisado.
2. Os vestígios são desenhados ou fotografados exatamente na posição em que foram encontrados no sítio arqueológico.
3. Os vestígios encontrados na pesquisa de campo devem ser removidos do sítio arqueológico com muito cuidado.
4. Os arqueólogos encontram o artefato e procuram saber a relevância deles para a ciência.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta do trabalho desenvolvido pelos arqueólogos depois que encontram os vestígios: