Na figura a seguir, as retas r, s, t e w são paralelas e, a, b e c representam medidas dos segmentos tais que a + b + c = 100.
Conforme esses dados, os valores de a, b e c são, respectivamente, iguais a:
Questões relacionadas
- Matemática | 13.1 Noções Primitivas
Para se transpor um curso de água ou uma depressão de terreno pode-se construir uma ponte.
Na imagem, vemos uma ponte estaiada, um tipo de ponte suspensa por cabos (estais) fixados em mastros.
O esquema apresenta parte da estrutura de uma ponte estaiada do tipo denominado harpa, pois os estais são paralelos entre si. Cada estai tem uma extremidade fixada no mastro e a outra extremidade no tabuleiro da ponte (onde estão as vias de circulação).
De acordo com as informações relativas ao esquema, o número máximo de estais que estão fixados do ponto A ao ponto B e que têm a outra extremidade na semirreta BC é:
- Química | 3.7 Polímeros
(UESB)
O poli(cloreto de vinila), PVC, vem sendo cada vez mais utilizado em residências e edificações na confecção de forros, assoalhos, móveis e diversos itens produzidos com esse polímero. O problema apresentado por pesquisadores é que quando o PVC é queimado acidentalmente ou de forma inadequada, leva à formação de substâncias extremamente tóxicas, como o cloreto de vinila e de hidrogênio.
De acordo com as informações do texto e com a estrutura química do PVC, é correto afirmar:
- Física | B. Vetorial
(PUCRJ) Uma bola é lançada com velocidade horizontal de 2,5 m/s do alto de um edifício e alcança o solo a 5,0 da base do mesmo. Despreze efeitos de resistência do ar e indique, em metros, a altura do edifício.
Considere: g= 10 m/s²
- Língua Inglesa | 1.4 Reading Strategies
TEXTO I
A Free World-class Education for Anyone Anywhere
The Khan Academy is an organization on a mission. We're a not-for-profit with the goal of changing education for the better by providing a free world-class education to anyone anywhere. All of the site's resources are available to anyone. The Khan Academy's materials and resources are available to you completely free of charge.
Disponível em: www.khanacademy.org. Acesso em: 24 fev. 2012 (adaptado)
TEXTO II
I didn't have a problem with Khan Academy site until very recently. For me, the problem is the way Khan Academy is being promoted. The way the media sees it as “revolutionizing education”. The way people with power and money view education as simply “sit-and-get”. If your philosophy of education is “sit-and-get”, i.e., teaching is telling and learning is listening, then Khan Academy is way more efficient than classroom lecturing. Khan Academy does it better. But TRUE progressive educators, TRUE education visionaries and revolutionaries don’t want to do these things better. We want to DO BETTER THINGS.
Disponível em: http://fnoschese.wordpress.com. Acesso em: 2 mar. 2012.
Como o impacto das tecnologias e a ampliação das redes sociais, consumidores encontram na internet possibilidades de opinar sobre serviços oferecidos. Nesse sentido, o segundo texto, que é um comentário sobre o site divulgado no primeiro, apresenta a intenção do autor de:
- Arte - Fundamental | 02. Patrimônio Cultural
Em novembro de 2015, o Instituto Inhotim inaugurou sua 19ª galeria permanente, dedicada ao trabalho da fotógrafa Claudia Andujar, nascida na Suíça e radicada no Brasil desde a década de 1950. Patrocinado pelo Santander, o pavilhão de 1.600 m² é o segundo maior do Parque e exibe mais de 400 fotografias realizadas pela artista entre 1970 e 2010 na Amazônia brasileira e com o povo indígena Yanomami. Andujar viveu temporadas na região e realizou diversas visitas posteriores. Ao longo dos anos, registrou o ambiente, as tradições e o contato dos índios com o homem branco.
Disponível em: <http://www.inhotim.org.br/blog/inhotim-inaugura-galeria-claudia-andujar/>. Acesso em: 05 jun. 2016.
A obra da fotógrafa Claudia Andujar pode ser vista site do Instituto Inhotim e no site: http://povosindigenas.com/claudia-andujar/. Acesso 05 jun. 2016.
Os alunos devem pesquisar nestes sites e escolher uma obra para que produzam um texto crítico. Devem descrever o que aparece, abordar os aspectos culturais presentes e as questões fotográficas presentes na imagem selecionada.
A leitura dos textos pode ser feita junto com a projeção da imagem.