(UFRGS) Considere as afirmações abaixo, referentes à denominada "política das salvações" ocorrida durante o governo de Hermes da Fonseca (1910-1914).
I. O "salvacionismo" realizou uma sistemática intervenção nos estados, promovendo a substituição dos grupos oligárquicos dominantes por interventores militares.
II. Uma das causas dessa política foi o crescimento do poder do senador gaúcho Pinheiro Machado, que tinha sob sua influência diversas oligarquias regionais.
III. As "salvações" foram realizadas somente em estados de pequena projeção política, na sua maioria situados no Sudeste.
Quais estão corretas?
Questões relacionadas
- Biologia | 3.3 Vitaminas
(IFSC) Leia o texto com atenção e assinale a alternativa CORRETA.
A vitamina (X) é produzida pelo próprio organismo, com o auxílio da luz solar e interage com hormônios que regulam a quantidade de cálcio no organismo. Quando uma pessoa se expõe ao sol, os raios ultravioletas são absorvidos e atuam com o colesterol, transformando-o num precursor da vitamina (X). Pode ser encontrada em alimentos como fígado, gema de ovos e óleos de peixe. Sua deficiência causa o raquitismo, tanto em crianças como em adultos.
A vitamina (X) à qual o texto se refere é a:
- Língua Portuguesa - Fundamental | 1.02 Variedades Linguísticas
Leia o fragmento do conto para responder à questão. E, de repente, todos os lobos começaram a uivar juntos, como se a luz da lua exercesse sobre eles um efeito peculiar. Os cavalos mais uma vez acuaram, em violentos saltos e convulsões, com os olhos girando dolorosamente nas órbitas; mas aquele anel de terror vivo os envolvia por todos os lados, e os pobres animais não tinham como escapar ao cerco. Gritei pelo cocheiro — pois me parecia que a única chance de salvação era romper a barreira de lobos, para que ele voltasse à carruagem. Continuei gritando e batendo com as mãos nas laterais da caleche, na esperança de que o barulho afugentasse as feras. De repente, ouvi palavras retumbando em tom imperioso; procurando com os olhos a origem daquela voz, avistei o cocheiro lá adiante, de pé no meio da estrada. Ele ergueu os braços e começou a separá-los lentamente, como que abrindo caminho em meio a obstáculos impalpáveis. À medida que os braços se moviam, o silenciosomar de lobos ia se rasgando; as feras se afastavam umas das outras, e uma trilha se alargava no meio da alcateia … De súbito, uma nuvem gigantesca cruzou a face da lua, e a cena novamente mergulhou nas trevas. STOKER ,Bram. Drácula. Disponível em: www.companhiadasletras.com.br/trechos/85134.pdf. Acesso em: 25 fev. 2019. Glossário
Caleche – tipo de carruagem com dois assentos, puxada por quatro cavalos.
Enunciado:
Os destaques assinalam termos coordenados entre si em:
- Biologia | 15.3 Evidências Evolutivas
(UEMG) Utilizando-se técnicas de hibridização ou de determinação da sequência de bases do DNA, é possível estimar o grau de parentesco entre espécies de seres vivos. Analise esta árvore evolutiva dos primatas antropoides: A partir dessa análise, é CORRETO deduzir que, dos primatas representados, a maior semelhança genética ocorre entre
- Biologia | 4.3 Metabolismo Energético
(UESB)
A figura representa uma analogia entre uma etapa do processo fotossintético e um sistema mecânico hipotético.
Considerando-se que o fóton precisa excitar a clorofila para que o mecanismo possa ser ativado, pode-se afirmar que a reação fotoquímica representada é a:
- Arte - Fundamental | 01.4. Dança
MATERIAL
- Aparelho de som
- CD – Com músicas de Luiz Gonzaga
- Folhas de jornal
- Bexigas
- Fitas de papel crepon
- Elástico
- Lenço
- Papel ofíco
- Lápis HB
PROCEDIMENTOS
- O professor vai colocar um CD de Luiz Gonzaga para as crianças escutarem.
- O professor fará um levantamento do repertório musical preferido pelas crianças.
- Sentados em círculo, as crianças escutarão, escolherão e interpretarão a letra de algumas
músicas para depois dançarem. Após esse momento, o professor apresentará a biografia e
algumas obras do compositor.
Disponível: https://pt.wikipedia.org/wiki/Luiz_Gonzaga
- As crianças participarão da interpretação, improvisação (criação) e composição da dança.
- As crianças dançarão ao som das músicas que foram selecionadas, atentando para os
comandos dados pelo professor : dançar por toda a sala sentindo o ritmo da música;
dançar em várias direções – para os lados, para frente e para trás; movimentar os braços e as
pernas como se estivesse empurrando um objeto; dançar com as mãos na cintura e
movimentando o quadril de forma circular; dançar de braços dados com um colega
movimentando-se em várias direções no espaço distante do corpo e depois em torno do
espaço próximo ao corpo; dançar trocando de pares, dançar em trios, dançar em colunas
formando um trenzinho; segurar a mão de um colega e girar em torno do mesmo para os dos
lados, dançar de costas um para o outro, dançar bem juntinho e depois sair de mãos dadas.
-Dependendo do ritmo da música, é possível propor, diferentes possibilidades de movimentos:
pular, girar, saltar, socar, recortar, torcer, deslizar e relacionamentos: dançar ombro com
ombro, costas com costas, cabeça com cabeça, pernas entrelaçadas, dançar realizando vários
movimentos, com apoio de diferentes materiais como folhas de jornal, bexigas, fitas de papel
crepom, elástico, lenço, etc.
- Após as crianças experimentarem diferentes possibilidades de movimentos, elas são
orientadas a trabalharem juntas no momento da criação, para conhecerem o próprio corpo
, as possibilidades de movimento e dança. Nesse momento, o professor propõe que elas se
organizem em duplas ou em grupos de cinco para criarem um movimento, apresentarem e
ensinarem para os demais colegas.
- Ao término das apresentações, em que todo o grupo expos a sua criação, é o momento delas
escolherem os movimentos que acharem mais adequados para dançar.
- Feito isso, o professor combinará a sequência dos movimentos, qual será o 1º, o 2º, e o 3º
movimento, bem como a forma de organização dos dançarinos no espaço, as posições,
direções e deslocamentos a ser realizado quando o corpo estiver dançando. As crianças
dançam enquanto o professor observa, intervém, ajuda na realização dos movimentos de
dança, dentro do espaço e nas direções combinadas.
- Ao término dessas vivências elogie, abra espaço para que as crianças apreciem a atividade
apontando os aspectos que deram ou não certo e os que precisam ser melhorados.
- É interessante que as crianças possam registrar esses momentos por meio do desenho e da
escrita . Isso permite organizar o pensamento e servir de consulta para lembrar-se do
processo de criação.
- Hoje tem espetáculo? Tem sim senhor. Os dançarinos quem são?
-Se as crianças desejarem realizar uma apresentação para as outras crianças da escola
combinem o dia, o local, a hora, o figurino e o cenário. Envolva as crianças com a organização
e produção do espetáculo.
Fonte: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=23922
Fonte:
http://recantodasletras.uol.com.br/ensaios/1090445
http://www.mpbnet.com.br/musicos/luiz.gonzaga/index.html
Vídeo de dança do Baião:
http://www.youtube.com/watch?v=vln0VuyeZUw
A DANÇA REGIONAL BRASILEIRA