Explicaê

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MATERIAL

- Aparelho de som

- CD – Com músicas de Luiz Gonzaga

- Folhas de jornal

- Bexigas

- Fitas de papel crepon

- Elástico

- Lenço

- Papel ofíco

- Lápis HB

 

    PROCEDIMENTOS

- O professor vai colocar um CD de Luiz Gonzaga para as crianças escutarem.

- O professor fará um levantamento do repertório musical preferido pelas crianças.

- Sentados em círculo, as crianças escutarão, escolherão e interpretarão a letra de algumas

  músicas para  depois dançarem. Após esse momento, o professor  apresentará a biografia e

    algumas  obras do compositor.

  Disponível: https://pt.wikipedia.org/wiki/Luiz_Gonzaga

-  As crianças participarão da interpretação, improvisação (criação) e composição da dança.

- As crianças dançarão ao som das músicas que foram selecionadas, atentando para os

  comandos dados pelo professor : dançar por toda a sala sentindo o ritmo da música;

  dançar em várias direções – para os lados, para frente e para trás; movimentar os braços e as

  pernas como se estivesse empurrando um objeto; dançar com as mãos na cintura e

  movimentando o quadril de forma circular; dançar de braços dados com um colega

  movimentando-se em várias direções no espaço distante do corpo e depois em torno do

  espaço próximo ao corpo; dançar trocando de pares, dançar em trios, dançar em colunas

  formando um trenzinho; segurar a mão de um colega e girar em torno do mesmo para os dos

  lados, dançar de costas um para o outro, dançar bem juntinho e depois sair de mãos dadas.

-Dependendo do ritmo da música, é possível propor, diferentes possibilidades de movimentos:

  pular, girar, saltar, socar, recortar, torcer, deslizar e relacionamentos: dançar ombro com

  ombro, costas com costas, cabeça com cabeça, pernas entrelaçadas, dançar realizando vários

  movimentos, com apoio de diferentes materiais como folhas de jornal,  bexigas, fitas de papel

  crepom, elástico, lenço, etc.

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- Após as crianças experimentarem diferentes possibilidades de movimentos, elas são

  orientadas a trabalharem juntas no momento da criação, para conhecerem o próprio corpo

  , as possibilidades de movimento e dança. Nesse momento, o professor propõe que elas se

  organizem em duplas ou em grupos de cinco para criarem um movimento, apresentarem e

  ensinarem para os demais colegas.

- Ao término das apresentações, em que todo o grupo expos a sua criação, é o momento delas

    escolherem os movimentos que acharem mais adequados para dançar.

- Feito isso, o  professor combinará a sequência dos movimentos, qual será o 1º, o 2º, e o 3º  

  movimento,  bem como a forma de organização dos dançarinos no espaço, as posições,   

  direções e  deslocamentos a ser realizado quando o corpo estiver dançando. As crianças

  dançam  enquanto o professor observa, intervém, ajuda na realização dos movimentos de

  dança,  dentro do espaço e nas direções combinadas.

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- Ao término dessas vivências elogie, abra espaço para que as crianças apreciem  a atividade

  apontando  os aspectos que deram ou não certo e os que precisam ser melhorados.

- É interessante que as crianças possam registrar esses momentos por meio do desenho e da

  escrita . Isso permite organizar o pensamento e servir de consulta para lembrar-se do

  processo de criação.

- Hoje tem espetáculo? Tem sim senhor. Os dançarinos quem são?

-Se as crianças desejarem realizar uma apresentação para as outras crianças da escola

  combinem o dia, o local, a hora, o figurino e o cenário. Envolva as crianças com a organização

  e produção do espetáculo.

Fonte:  http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=23922

ImagemFonte:

http://recantodasletras.uol.com.br/ensaios/1090445         

http://www.mpbnet.com.br/musicos/luiz.gonzaga/index.html 

Vídeo de dança do Baião:

http://www.youtube.com/watch?v=vln0VuyeZUw

A DANÇA REGIONAL BRASILEIRA