No decorrer da história da humanidade as batalhas, por diversos motivos, foram bastante frequentes. Na natureza elas também são comuns, tanto em animais como em plantas. Sobre esse assunto, considere as espécies I e II que se alimentam de III. Quando a população de I aumenta, as de II e III diminuem.
As prováveis relações existentes entre I e II e entre II e III, são, respectivamente.
Questões relacionadas
- História | 6.17 América Latina no Século XX
TEXTO I
“Operação Condor”
Disponível em: https://memoria.ebc.com.br. Acesso em: 16 out. 2020. VOT2020.
TEXTO II
Durante a Guerra Fria, os países do Cone sul da América promoveram conferências de inteligência, espionagem conjunta, troca de prisioneiros e outras ações que extrapolaram as fronteiras. O terrorismo de Estado foi praticado em escala internacional, possibilitado pela aliança supranacional de países sul-americanos e apoio incondicional do governo norte-americano.
Disponível em: https://seer.ufrgs.br. Acesso em: 16 out. 2020 (adaptado). VOT 2020.
Os textos fazem referência às práticas dos regimes ditatoriais que existiram na América Latina no contexto da Guerra Fria. As práticas citadas tinham o objetivo de
- Física | 4.3 Refração da Luz
Em um laboratório de ótica, é realizada uma experiência de determinação dos índices de refração absolutos de diversos materiais. Dois blocos de mesmas dimensões e em forma de finos paralelepípedos são feitos de cristal e de certo polímero, ambos transparentes. Suas faces de maior área são, então, sobrepostas e um estreito feixe de luz monocromática incide vindo do ar e no ar emergindo após atravessar os dois blocos, como ilustra a figura.
Chamando de nar, npo e ncr aos índices de refração absolutos do ar, do polímero e do cristal, respectivamente, a correta relação de ordem entre esses índices, de acordo com a figura, é:
- História - Fundamental | 01. A Primeira República no Brasil
Leia o fragmento de reportagem.
Maus-tratos e tortura
Em cerca de 20% (11) das unidades prisionais inspecionadas foram encontrados indícios de maus-tratos ou da prática de tortura contra detentos por agentes prisionais.
Entre eles estavam hematomas nos corpos de presos, denúncias verbais feitas pelos detentos e marcas de tiros de borracha encontradas dentro das celas. (...)
Segundo uma denúncia coletada pela equipe, em Alagoas, uma equipe especial da Polícia Militar teria entrado em uma penitenciária do Estado e obrigado um grupo de presos a ficar nu no pátio da unidade. Lá, eles teriam sido agredidos por cerca de três horas com chutes, choque, gás de pimenta, cães, balas de borracha – além de violência psicológica. (...)
A ouvidora Valdirene Daufemback disse à BBC Brasil que denúncias de maus-tratos chegam ao órgão a partir de todas as regiões – não apenas das unidades inspecionadas em 2012. (...)
"Há abuso de poder e muitos castigos desproporcionais. Já soubemos de presos que por terem levantado a cabeça – quando deveriam estar com ela abaixada – perderam o direito de receber visitas por 30 dias", disse.
Uma dessas denúncias foi recebida durante a visita à Penitenciária Doutor Romeu Gonçalves de Abrantes, na Paraíba. Dois detentos afirmaram ter sido punidos por cantarolar enquanto lavavam um banheiro – contrariando a proibição dada por um agente prisional.
KAWAGUTI, Luis. Ouvidoria constata degradação e abusos em prisões do Brasil. BBC Brasil. São Paulo, 14 maio 2013. Disponível em:< http://www.bbc.co.uk/portuguese/noticias/2013/05/130510_ouvidoria_prisoes_lk.shtml>. Acesso em: 25 jul 2013.
Responda.
A) Identifique o assunto da reportagem.
B) Estabeleça comparações entre o assunto da reportagem e o período da Ditadura Militar.
C) Avalie, do ponto de vista ético e humanitário, o conteúdo da reportagem.
- Filosofia | 2.1 Pré-Socráticos
(Ufpr) Considere o seguinte texto:
Não vos deixeis enganar! É vossa curta vista, não a essência das coisas, que vos faz acreditar ver terra firme onde quer que seja no mar do vir-a-ser e perecer. Usais nomes das coisas, como se estas tivessem uma duração fixa: mas mesmo o rio, em que entrais pela segunda vez, não é o mesmo da primeira vez.
(HERÁCLITO DE ÉFESO. Coleção Os Pensadores. Vol. I. São Paulo: Victor Civita, 1973, p. 109.)
Com base no texto e no conhecimento sobre o pensamento de Heráclito de Éfeso, considere as seguintes afirmativas:
1. Em todas as coisas, tem-se a constante transformação e não realidades fixas.
2. Os olhos e os ouvidos são más testemunhas para os homens.
3. A ideia de que tudo se transforma diz respeito ao mundo físico, sendo que em sua essência as coisas não se alteram.
4. O vir-a-ser e o perecer conduzem as pessoas ao engano.
Assinale a alternativa correta.
- Física | 5.2 Ondas Mecânicas
(UEFS) Um vibrador com frequência, f, constante, produz ondas planas na superfície da água contida em uma cuba de ondas que possui duas regiões com profundidades diferentes. Observa-se que a distância entre duas cristas consecutivas das ondas na região mais rasa da cuba é 2/3 da distância entre dois vales consecutivos das ondas na região mais profunda.
Sabendo-se que a velocidade de propagação das ondas na região mais rasa é de 140,0 m/s, conclui-se que a velocidade de propagação das ondas na região mais profunda, em m/s, deve ser igual a