(UEFS) Um vibrador com frequência, f, constante, produz ondas planas na superfície da água contida em uma cuba de ondas que possui duas regiões com profundidades diferentes. Observa-se que a distância entre duas cristas consecutivas das ondas na região mais rasa da cuba é 2/3 da distância entre dois vales consecutivos das ondas na região mais profunda.
Sabendo-se que a velocidade de propagação das ondas na região mais rasa é de 140,0 m/s, conclui-se que a velocidade de propagação das ondas na região mais profunda, em m/s, deve ser igual a
Questões relacionadas
- Biologia | B. Respiração
Os primeiros artrópodes eram animais marinhos. Ao longo do processo evolutivo, alguns membros desse grupo sofreram transformações que possibilitaram a eles a conquista do meio terrestre.
Uma transformação que contribuiu para a permanência destes artrópodes nesse ambiente seco foi:
- Língua Portuguesa - Fundamental | 9.07 Notícia
Leia os textos.
Texto 1
Imaginação à solta
Com um desentupidor de pia, joelho de cano, lata de óleo para carro, fita cassete e outros itens que recolheu no lixo, Marcelo Augusto, de 12 anos, construiu uma filmadora e já deu início à realização do sonho de ser repórter. Isso mesmo! Onde quer que haja um evento jornalístico, lá está ele com sua câmera, crachá de repórter especial e microfone. “Fico sabendo o que vai acontecer e vou atrás da notícia”, comenta o menino que, sem nenhuma cerimônia, se “infiltra” entre os repórteres profissionais e vive sua fantasia de criança.
Texto 2
Imaginação à solta
Repórter: Qual é o seu nome e quantos anos você tem?
Entrevistado: Marcelo Augusto e tenho 12 anos.
Repórter: Como você construiu sua filmadora?
Entrevistado: Catei no lixo um desentupidor de pia, joelho de cano, lata de óleo para carro, fita cassete e mais umas coisas e consegui construí-la.
Repórter: Como você faz para realizar suas reportagens?
Entrevistado: Fico sabendo o que vai acontecer e acompanho os repórteres com minha câmera, crachá e microfone.
Repórter: O que isso significa para você?
Entrevistado: É uma brincadeira legal, que me diverte muito.
ESTADO DE MINAS, Caderno Gurilândia.
Qual é a informação que se comprova nas duas versões da notícia?
- História - Fundamental | 02.1. O brasil indígena
Na época da colonização, vieram para o Brasil muitos padres. A maioria deles pertencia a uma sociedade chamada “Companhia de Jesus” também conhecida como “Sociedade Jesuítas”. Os padres procuravam catequizar os índios, isto é, ensinavam a eles o catecismo, que é um resumo da doutrina católica e com isso, obrigavam os índios a adotarem os seus costumes e a mudarem de religião, abandonando seus deuses, tradições e costumes.
Por que os índios que se convertiam ao cristianismo perdiam sua identidade?
- Língua Portuguesa - Fundamental | 9.08 Reportagem
Leia o texto sobre o Rio Amazonas. Em seguida, responda à questão.
São Paulo, sábado, 2 de outubro de 2010
AVENIDA AMAZONAS
Na floresta amazônica, a vida dos ribeirinhos segue o ciclo das águas
GABRIELA ROMEU
ENVIADA ESPECIAL A SANTARÉM (PA)
Para ir à escola ou garantir o almoço, Ravel Marinho, 12, cruza a "avenida Amazonas". Essa "avenida", como o menino brinca de chamar, não fica numa grande cidade. É o imenso rio Amazonas, com uns 6.900 km de extensão.
Ravel mora no Paraná do Tapará, no interior de Santarém (PA). Habita a várzea, área que alaga no inverno, a época das chuvas. Vive por conta do ciclo das águas. "Enche tudo por aqui. Aí a gente fica sem pé, anda só de canoa."
Até o calendário escolar segue a cheia e a seca (no verão). As aulas vão de agosto a abril, quando os moradores da várzea aproveitam a terra para plantar. Depois chegam as férias, de maio a julho, justamente no inverno. É quando o Amazonas invade as casas dos ribeirinhos, que constroem marombas (passarelas de madeira sobre a água). Também se espalham cobras, jacarés e peixes - então, dá para pescar no próprio quintal!
Com a enchente, as galinhas vão morar no topo das árvores. Bois, vacas e cavalos são transportados de barco para regiões que não alagam. "Dá saudade de terra firme", conta Ravel. É por isso que, no verão, as crianças se juntam nos campinhos para jogar futebol ou pular macaca (amarelinha). Aproveitam o tempo de "pé no chão".
(COLABOROU BRUNO MOLINERO)
EXPEDIÇÃO PELAS ÁGUAS
POVO DO RIO
Ribeirinhos são aqueles que moram nas margens dos rios. Muitos termos usados na região vêm da forte relação que têm com as águas. Por exemplo, se alguém diz que está de "bubuia", quer dizer que está "boiando" (não entendendo nada do que acontece).
LÍNGUA DE PIRARUCU
Um dos maiores peixes de água doce, o pirarucu é um gigante que chega a medir três metros! Tem carne deliciosa. A língua do peixe é grandona e é usada como uma lixa perfeita. Os ribeirinhos usam essa língua-lixa para amaciar os piões feitos da goiabeira.
ÔNIBUS AQUÁTICO
É uma verdadeira aventura viajar pelos rios amazônicos nos recreios, que são embarcações que funcionam como ônibus. Vão parando de porto em porto. Os viajantes seguem o percurso balançando num emaranhado de redes coloridas.
RIO DENTRO DE CASA
Imagine ter um rio dentro de casa? É assim que vivem muitas famílias na época das chuvas. As águas dos rios vão se espalhando e invadem as casas sobre palafitas (estacas ou paus que sustentam as moradias sobre as águas).
VOU DE CANOA
Já bem pequenas, as crianças aprendem a pilotar canoas na Amazônia. Muitas remam quilômetros por rios para chegar à escola.
TUCUXI, O SALVA-VIDAS
Tucuxi é o nome do boto cinza que vive nas águas da Amazônia. Há muitas histórias sobre o boto. Os ribeirinhos contam que, quando há um naufrágio, os tucuxis empurram quem está se afogando para a superfície das águas. Será que é lenda?
BRINCAR DE FLECHAR
Crianças ribeirinhas não flecham só peixe: sabem flechar a água! Elas correm nos trapiches e se atiram na água como flecha. Outra brincadeira é a de se pendurar nos cipós das árvores e, depois, se jogar nas águas várias vezes, até cansar!
PLANTAS-BRINQUEDOS
Se canoas, recreios e bajarás (tipo de canoa com motor) são o principal meio de transporte pela Amazônia, eles também são presentes nas brincadeiras das crianças. Os meninos talham barquinhos em plantas que boiam, como a aninga.
(...)
Disponível em http://www1.folha.uol.com.br/fsp/folhinha/dicas/di02101003.htm. Acesso em 01 jun. 2011
De acordo com o texto, por que o rio Amazonas é chamado de “avenida Amazonas”?
- História - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
Analise a imagem e responda à questão
Disponível em http://pt.wikipedia.org/wiki/O_Escriba_Sentado. Acesso em 23 nov. 2012.
Explique a importância desse grupo na sociedade do Egito antigo.