(IFSP) O golpe militar de 1964 inaugurou, no Brasil, um período autoritário e de degradação da democracia. Com relação a este tema, assinale a alternativa correta:
Questões relacionadas
- História | 3.3 Populista
(ESPM) No dia 25 de agosto de 2011 completaram-se cinquenta anos da renúncia do presidente Jânio Quadros:
A imagem apresentada nesta questão remete para uma das passagens mais polêmicas do governo do presidente Jânio Quadros. Sobre ela é correto afirmar:
- Física | E. Geradores e Receptores
(PUCRJ) Um circuito tem 3 resistores idênticos, dois deles colocados em paralelo entre si, e ligados em série com o terceiro resistor e com uma fonte de 12 V. A corrente que passa pela fonte é de 5 mA.
Qual é a resistência de cada resistor, em kΩ?
- História
Não há dúvida de que os republicanos de São Paulo e do Rio de Janeiro representavam preocupações totalmente distintas. Enquanto os republicanos da capital, ou melhor, os que assinaram o Manifesto de 1870, refletiam as preocupações de intelectuais e profissionais liberais urbanos, os paulistas refletiam preocupações de setores cafeicultores de sua província. [...] A principal preocupação dos paulistas não era o governo representativo ou os direitos individuais, mas simplesmente a federação, isto é, a autonomia estadual.(José Murilo de Carvalho. A construção da ordem, 1980.)As diferenças entre os republicanos de São Paulo e do Rio de Janeiro, nas décadas de 1870 e 1880, podem ser explicadas, entre outros fatores,
- História | 3.1 Espada e Oligárquica
(ENEM 2016 3ªAPLICAÇÃO) TEXTO I
Embora eles, artistas modernos, se deem como novos precursores duma arte a ir, nada é mais velho que a arte anormal. De há muitos já que a estudam os psiquiatras em seus tratados, documentando.se nos inúmeros desenhos que ornam as paredes internas dos manicômios. Essas considerações são provocadas pela exposição da Sra. Malfatti.Sejam sinceros: futurismo, cubismo, impressionismo e tutti quanti não passam de outros tantos ramos da arte caricatural.LOBATO, M. Paranoia ou mistificação: a propósito da exposição de Anita Malfatti. O Estado de São Paulo, 20 dez.1917 (adaptado).
TEXTO IIAnita Malfatti, possuidora de uma alta consciência do que faz, a vibrante artista não temeu levantar com os seus cinquenta trabalhos as mais irritadas opiniões e as mais contrariantes hostilidades. As suas telas chocam o preconceito fotográfico que geralmente se leva no espírito para as nossas exposições de pintura. Na arte, a realidade na ilusão é o que todos procuram. E os naturalistas mais perfeitos são os que melhor conseguem iludir.ANDRADE, O. A exposição Anita Malfatti. Jornal do Commercio, 11 jan. 1918 (adaptado).
TEXTO IIIMALFATTI, A. O homem amarelo, 1915.1916. Óleo sobre tela, 61 x 51 cm. Disponível em: www.estadao.com.br. Acesso em: 28 fev. 2013
A análise dos documentos apresentados demonstra que o cenário artístico brasileiro no primeiro quartel do século XX era caracterizado pelo(a)
- História - Fundamental | 01. A Primeira República no Brasil
“Os boias-frias, quando tomam umas biritas
Espantando a tristeza
Sonham
Com bife a cavalo, batata frita
E a sobremesa
É goiabada cascão
Com muito queijo
Depois café, cigarro
E o beijo de uma mulata
Chamada Leonor ou Dagmar.”
(Rancho da Goiabada. João Bosco e Aldir Blanc)
Milhares de camponeses no Brasil não têm terra. Muitos deles são chamados boias-frias. São aqueles que trabalham temporariamente no campo na época de plantio e colheita, muitas vezes em condições precárias. É possível associar esse grave problema social brasileiro com a concentração da propriedade rural no Brasil que se iniciou com