(UNCISAL) Pra Frente Brasil
(Miguel Gustavo)
Noventa milhões em ação
Pra frente Brasil
Do meu coração
Todos juntos vamos
Pra frente Brasil
Salve a Seleção
De repente é aquela corrente pra frente
Parece que todo o Brasil deu a mão
Todos ligados na mesma emoção
Tudo é um só coração!
Todos juntos vamos
Pra frente Brasil, Brasil
Salve a Seleção.
Essa marcha embalou a Seleção na Copa de 1970. É correto afirmar-se que esse período da História do Brasil tem relação com:
Questões relacionadas
- Física | 4.3 Refração da Luz
Considere uma lâmina de vidro de faces paralelas imersa no ar. Um raio luminoso propaga-se no ar e incide em uma das faces da lâmina, segundo um ângulo q em relação à direção normal ao plano da lâmina. O raio é refratado nesta face e refletido na outra face, que é espelhada. O raio refletido é novamente refratado na face não espelhada, voltando a propagar-se no ar. Sendo nAr e nVidro, respectivamente, os índices de refração da luz no ar e no vidro, o ângulo de refração que o raio refletido forma no vidro, com a direção normal ao plano da lâmina, ao refratar-se pela segunda vez, obedece à equação:
- Arte - Fundamental | 08. O Corpo Comunica
Parangolés
Nildo da Mangueira com o Parangolé, 1964. Disponível em: <http://entrelinhablog.com.br/wp-content/uploads/2014/08/Nildo-da-Mangueira-com-o-Parangol%C3%A9-1964.jpg>.Acesso em: 23 mar.2015.
Em um desdobramento de suas experiências corporais, o trabalho de Hélio Oiticica culminou nos Parangolés (1964), em que o corpo incorpora a arte e a arte incorpora o corpo. Os Parangolés são capas de materiais diversos que, para acontecerem de fato como uma obra de arte, segundo Oiticica, devem ser vestidas e manipuladas, preferencialmente através da dança.
Materiais
- Plásticos coloridos diversos
- Papéis coloridos
- Fita crepe
- Tesoura
- Sistema de som
Procedimentos
1.º Apresentar os diversos Parangolés de Helio Oiticica através de imagens e informações textuais. Dsponível em: <http://www.digestivocultural.com/colunistas/coluna.asp?codigo=856&titulo=Parangole:_anti-obra_de_Helio_Oiticica>.Acesso em: 20 abr. 2015. e
<https://www.youtube.com/watch?v=yGYHJaGXHOU>. Acesso em: 20 abr. 2015.
2.º Após observarem as imagens e assistirem ao vídeo sobre a obra de Oiticica, em uma roda de conversa, discutir a parte conceitual do trabalho do artista. Perguntar aos alunos o que gostariam de representar com os Parangolés que vão construir na aula de Arte.
3.º Construir as capas com o material disponível. Auxilie os alunos no corte do material e nos adereços que colocarão nas vestimentas.
4.º Em grupos, eles deverão criar uma coreografia que mostre o que querem dizer com a encenação, ou um acompanhamento para a música escolhida.
5.º Propor que os alunos vistam as capas e, ao som originário dos Parangolés (sugestão), os sambas da Mangueira, os alunos se movimentem juntamente com o material construído.
- História - Fundamental | 01. A Primeira República no Brasil
Leia o poema abaixo:
Pensem nas crianças
Mudas telepáticas
Pensem nas meninas
Cegas inexatas
Pensem nas mulheres
Rotas alteradas
Pensem nas feridas
Como rosas cálidas
Mas oh não se esqueçam
Da rosa da rosa
[...]
A rosa hereditária
A rosa radioativa
Estúpida e inválida
A rosa com cirrose
Sem cor sem perfume
Sem rosa sem nada.
Vinícius de Morais. A rosa de Hiroshima. Rio de Janeiro , 1954. Disponível em: http://bit.ly/2RPv4S0. Acesso em: 10 fev. 2019.
O poema se refere a um dos acontecimentos mais marcantes da 2ª Guerra Mundial, chamado:
- Matemática - Fundamental | 3.3 Centena
Na terça-feira, Mariano foi ao cinema assistir ao lançamento do filme Power Rangers.
Ele foi nesse dia da semana porque o ingresso era:
- Física
Um bloco escorrega, livre de resistência do ar, sobre um plano inclinado de 30° conforme a figura (sem escala) a seguir.
No trecho AB não existe atrito e no trecho BC o coeficiente de atrito vale
O bloco é abandonado, do repouso em relação ao plano inclinado, no ponto A e chega ao ponto C com velocidade nula. A altura do ponto A em relação ao ponto B é h1 e a altura do ponto B em relação ao ponto C é h2.A razão h1/h2 vale: