Parangolés
Nildo da Mangueira com o Parangolé, 1964. Disponível em: <http://entrelinhablog.com.br/wp-content/uploads/2014/08/Nildo-da-Mangueira-com-o-Parangol%C3%A9-1964.jpg>.Acesso em: 23 mar.2015.
Em um desdobramento de suas experiências corporais, o trabalho de Hélio Oiticica culminou nos Parangolés (1964), em que o corpo incorpora a arte e a arte incorpora o corpo. Os Parangolés são capas de materiais diversos que, para acontecerem de fato como uma obra de arte, segundo Oiticica, devem ser vestidas e manipuladas, preferencialmente através da dança.
Materiais
- Plásticos coloridos diversos
- Papéis coloridos
- Fita crepe
- Tesoura
- Sistema de som
Procedimentos
1.º Apresentar os diversos Parangolés de Helio Oiticica através de imagens e informações textuais. Dsponível em: <http://www.digestivocultural.com/colunistas/coluna.asp?codigo=856&titulo=Parangole:_anti-obra_de_Helio_Oiticica>.Acesso em: 20 abr. 2015. e
<https://www.youtube.com/watch?v=yGYHJaGXHOU>. Acesso em: 20 abr. 2015.
2.º Após observarem as imagens e assistirem ao vídeo sobre a obra de Oiticica, em uma roda de conversa, discutir a parte conceitual do trabalho do artista. Perguntar aos alunos o que gostariam de representar com os Parangolés que vão construir na aula de Arte.
3.º Construir as capas com o material disponível. Auxilie os alunos no corte do material e nos adereços que colocarão nas vestimentas.
4.º Em grupos, eles deverão criar uma coreografia que mostre o que querem dizer com a encenação, ou um acompanhamento para a música escolhida.
5.º Propor que os alunos vistam as capas e, ao som originário dos Parangolés (sugestão), os sambas da Mangueira, os alunos se movimentem juntamente com o material construído.