Explicaê

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 Parangolés

 Imagem   

Nildo da Mangueira com o Parangolé, 1964. Disponível em: <http://entrelinhablog.com.br/wp-content/uploads/2014/08/Nildo-da-Mangueira-com-o-Parangol%C3%A9-1964.jpg>.Acesso em: 23 mar.2015. 

Em um desdobramento de suas experiências corporais, o trabalho de Hélio Oiticica culminou nos Parangolés (1964), em que o corpo incorpora a arte e a arte incorpora o corpo. Os Parangolés são capas de materiais diversos que, para acontecerem de fato como uma obra de arte, segundo Oiticica, devem ser vestidas e manipuladas, preferencialmente através da dança.

   

Materiais

 

  • Plásticos coloridos diversos
  • Papéis coloridos
  • Fita crepe
  • Tesoura
  • Sistema de som

       

  Procedimentos  

      

1.º Apresentar os diversos Parangolés de Helio Oiticica através de imagens e informações textuais. Dsponível em: <http://www.digestivocultural.com/colunistas/coluna.asp?codigo=856&titulo=Parangole:_anti-obra_de_Helio_Oiticica>.Acesso em: 20 abr. 2015. e  

<https://www.youtube.com/watch?v=yGYHJaGXHOU>. Acesso em: 20 abr. 2015.  

2.º Após observarem as imagens e assistirem ao vídeo sobre a obra de Oiticica, em uma roda de conversa, discutir a parte conceitual do trabalho do artista. Perguntar aos alunos o que gostariam de representar com os Parangolés que vão construir na aula de Arte.  

3.º Construir as capas com o material disponível. Auxilie os alunos no corte do material e nos adereços que colocarão nas vestimentas.  

4.º Em grupos, eles deverão criar uma coreografia que mostre o que querem dizer com a encenação, ou um acompanhamento para a música escolhida.  

5.º Propor que os alunos vistam as capas e, ao som originário dos Parangolés (sugestão), os sambas da Mangueira, os alunos se movimentem juntamente com o material construído.