O Movimento Tenentista foi um dos principais fatores de desestabilização da República Velha. Sobre esse movimento, é INCORRETO afirmar que:
Questões relacionadas
- Física | 1.1 Ferramentas Básicas
(ACAFE) No Sistema Internacional de Unidades (SI), as grandezas fundamentais da Mecânica e suas respectivas unidades são: massa em quilograma, comprimento em metro e tempo em segundo.
A alternativa correta que indica a unidade da grandeza potência em função dessas unidades é:
- Geografia | 7. Geopolítica
Nigéria: sequestro completa 1 ano com meninas desaparecidas
Em 14 de abril de 2014, as atenções do mundo se voltaram para o remoto povoado de Chibok, no noroeste da Nigéria. Lá, 276 adolescentes tinham sido sequestradas por militantes do grupo extremista muçulmano Boko Haram, enquanto dormiam em uma escola.
BBC BRASIL.com, 14 abr. 2015
A respeito da manchete em destaque, analise as seguintes afirmações:
I. O país citado é considerado o mais populoso do continente africano.
II. A bacia do rio Níger abrange a maior parte do território nigeriano, favorecendo a atividade agrícola, porém a base da economia é a extração de petróleo.
III. O grupo extremista Boko Haram originou-se no Sul do país, nos Estados de Ondo e Delta, onde os grupos islâmicos prevalecem.
IV. Dentre os objetivos do Boko Haram estão: o estabelecimento da Sharia, combater a corrupção, a educação ocidental e o cristianismo em todo o país.
Estão corretas:
- Física | B. Vetorial
Fazendo parte da tecnologia hospitalar, o aparelho representado na figura é capaz de controlar a administração de medicamentos em um paciente.
Regulando-se o aparelho para girar com frequência de 0,25 Hz pequenos roletes das pontas da estrela, distantes 6 cm do centro desta, esmagam a mangueira flexível contra um anteparo curvo e rígido, fazendo com que o líquido seja obrigado a se mover em direção ao gotejador.
Considerando o valor de π como sendo 3, qual a velocidade escalar média imposta ao líquido (sob essas condições) em uma volta completa da estrela?
- História | 6.14 Guerra Fria
(UFSM) Analise os fragmentos a seguir.
A sociologia, a antropologia e outras ciências humanas lançaram mão [dessa] categoria para demonstrar e sistematizar as desigualdades socioculturais existentes entre mulheres e homens, que repercutem na esfera da vida pública e privada de ambos os sexos, impondo a eles papéis sociais diferenciados que foram construídos historicamente e criaram polos de dominação e submissão. Impõe-se o poder masculino em detrimento dos direitos das mulheres, subordinando-as às necessidades pessoais e políticas dos homens, tornando-as dependentes.
Portanto, [esse] termo pode ser entendido como um instrumento, como uma lente de aumento que facilita a percepção das desigualdades sociais e econômicas entre mulheres e homens, que se deve à discriminação histórica contra as mulheres. Esse instrumento oferece possibilidades mais amplas de estudo sobre a mulher, percebendo a em sua dimensão relacional com os homens e o poder. Como uso desse instrumento, pode-se analisar o fenômeno da discriminação sexual e suas imbricações relativas à classe social, às questões étnico-raciais, intergeracionais e de orientação sexual.
TELES, Maria Amélia de Almeida & MELLO, Mônica. O que é violência contra a mulher. São Paulo: Brasiliense, 2003. p. 16-17. (adaptado)
Fundamental para os estudos históricos na atualidade, o texto se refere ao conceito de:
- Matemática | 10. Estatística
O gráfico apresenta o comportamento de emprego formal surgido, segundo o Caged, no período de janeiro de 2010 a outubro de 2010.
Com base no gráfico, o valor da parte inteira da mediana dos empregos formais surgidos no período é: