A “Revolução de 1930” foi um movimento que reuniu grupos e lideranças de três diferentes estados que compuseram a chamada Aliança Liberal. Segundo FAUSTO (2006), a classe média deu lastro a Aliança Liberal, mas era por demais heterogênea e dependente das forças agrárias [...]. Os vitoriosos de 1930 compunham um quadro heterogêneo, tanto do ponto de vista social quanto político. [...] A partir de 1930 ocorreu uma troca de elite do poder sem grandes rupturas. Caíram os quadros oligárquicos tradicionais; subiram os militares, os técnicos diplomados, os jovens políticos e, um pouco mais tarde, os industriais.FAUSTO, B. História concisa do Brasil. 2. ed. São Paulo: Edusp, 2006, p.182.
A partir da leitura do excerto acima, avalie as seguintes afirmativas.
I. A “Revolução de 1930” inaugurou uma nova fase da República brasileira, na qual o Estado, diferentemente do que ocorreu na “República Velha” (1889-1930), buscou sua legitimidade em classes médias e populares, e não nas antigas oligarquias ligadas ao núcleo cafeeiro.
II. O excerto permite inferir que é preciso relativizar o enquadramento do movimento de 1930 na ideia de “revolução”. As transformações decorrentes da troca de elite do poder só seriam percebidas ao longo da “Era Vargas”.
III. A Aliança Liberal representava classes regionais não associadas ao núcleo político e econômico cafeeiro. Composta por Rio Grande do Sul, São Paulo e Paraíba, a Aliança depôs o presidente Washington Luís e colocou Getúlio Vargas no poder.
Assinale a alternativa correta.