Questões relacionadas
- Matemática - Fundamental | 07. Ângulos e Retas
Texto base: A imagem a seguir é o logotipo do Museu Mineiro Militar.
Disponível em: <http://www.tjm.mg.gov.br/noticias-em-destaque/4080-antiga-sede-do-tjmmg-abriga-museu-dos-militares-mineiros>. Acesso em: 25 set. 2014. A partir do logotipo, Isabela construiu o seguinte esquema em uma folha quadriculada.
Enunciado:
De acordo com esse esquema a medida do ângulo é:
- Biologia | 11.5 Sistema Nervoso
(UEG) Analise a tabela e o gráfico a seguir.
A tabela e a figura acima são relativas às concentrações hormonais durante as fases do ciclo menstrual. Sobre a interpretação das informações apresentadas, pode-se afirmar:
- Biologia | 6.1 Tecido Epitelial
(UFJF) Analise as seguintes afirmativas sobre tecido epitelial:
I. O tecido epitelial reveste o corpo e protege o organismo contra atritos, invasão de microrganismos e evaporação.
II. É caracterizado pela pouca quantidade de substância intercelular e abundância de vasos sanguíneos, o que favorece sua função de barreira contra invasão de patógenos.
III. Quanto mais grosso for o epitélio, melhor será sua capacidade de proteção; quanto mais fino, melhor sua capacidade de absorção.
IV. Nos vertebrados terrestres (répteis, aves e mamíferos), as células epiteliais da epiderme fabricam a actina, uma proteína impermeável que evita a desidratação.
V. As pessoas idosas têm cabelos grisalhos porque os melanócitos da base do pelo perderam a capacidade de produzir melanina
Assinale a opção que apresenta somente informações CORRETAS
- História - Fundamental | 01. A Primeira República no Brasil
A GUERRA FRIA
Texto base: Analise a imagem a seguir. Legenda: É este o amanha? A América debaixo do comunismo. Disponível em: <http://goo.gl/B8Xpb8>. Acesso em: 05 mar. 2014.
Enunciado:
Esta peça publicitária produzida nos Estados Unidos durante a Guerra Fria evidencia
- Arte - Fundamental | 03.2. Artesanato indígena
12. História do Vídeoarte
Surgiu na década de sessenta, como meio artístico, num contexto no qual os artistas procuravam uma arte contrária à comercial. O surgimento deste tipo de linguagem na arte está intimamente associado com as inovações tecnológicas, assim, o ano 1974 ficaria marcado com o lançamento da primeira câmera portátil de gravação de vídeo: a Portapack, da Sony.
Entre seus princípios está a crítica à televisão a reconfiguração de sua linguagem através dos trabalhos de integrantes do grupo Fluxus, e pioneiros como Nam June Paik e o alemão Wolf Vostell.
Antes disso, o vídeo era usado apenas para fins comerciais, como para a televisão e treinamento em empresas. Seu início foi marcado pelo alto preço dos equipamentos o que limitou essa linguagem a artistas de países desenvolvidos, onde o acesso à tecnologia era menos custoso.
Os artistas do Fluxus procuraram, através dos novos suportes audiovisuais, criar uma espécie de “contra-televisão” e justamente fazer uma crítica aos ideais desse meio e dos modelos comerciais da época, subvertendo seu uso mais frequente.
Foi com as câmeras usadas no exército americano que Bill Viola começou suas experimentações video-artísticas. Originalmente um escultor, seus trabalhos permeiam o universo do zen e contém temas como água- sonho- vida- morte. Tratou-se de forçar a tecnologia a trabalhar ao subjetivo, criando uma tensão tal que abriga-se o fechar-se numa abstração total.
1968 - Bruce Nauman cria a instalação Bouncing in the corner . O vídeo-artista volta a câmera para si usando seu corpo como a própria obra num movimento de repetição.
1971 – O poeta nova-iorquino Vito Aconcci ao final dos anos sessenta volta-se para o lado performático e recria a ligação do espectador-obra em vídeos como Association area e The red tapes.
1973 – Richard Serra faz uma crítica social à mercantilização da imagem e seus processos políticos.
Em “Television” sentimos uma tensão entre o som e a imagem
1971 – John Baldessari cria o video Im making art, uma irreverente crítica à facilidade do meio.
1975 – Crítica ao discurso de gênero, à violência em prol da beleza. Em “Art must be beautifull” Marina Abramović lança mão também do discurso do belo: paradigma da arte.
1993 – Tall Ships foi a primeira instalação interativa. Gary Hill
Durante os anos oitenta, as imagens utilizadas por esta arte procuram provocar na audiência estados anímicos e evocar sensações.
Na atualidade, os avanços da tecnologia, permitem ampliar o leque de suas possibilidades criativas.
http://videarte.wordpress.com/historia-da-video-arte/
Converse com a turma sobre essa manifestação da arte contemporânea, o vídeoarte, e peça para pesquisarem a respeito em livros, revistas, jornais e sites. Depois das pesquisas realizadas, abra uma roda de conversa para que os alunos possam compartilhar o material coletado. Enfatize nessa conversa a importância da mensagem que o artista quer passar através desse tipo de obra, uma crítica ao meio de comunicação mais popular que é a televisão.
Proponha aos alunos que criem um roteiro para um pequeno vídeo que consiga passar uma mensagem semelhante, uma crítica à televisão, um dos meios de comunicação de massa mais popular. Esse pequeno vídeo pode ser feito utilizando celulares ou câmeras fotográficas digitais compactas que gravam.
Organize com a turma uma mostra de videoartes.